terça-feira, 20 de agosto de 2019

HOJE: Hepome realizará ação para captação de doadores de medula óssea em Santa Cruz

Principal objetivo da ação é ajudar o pequeno Ryan Paul


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estará hoje terça-feira dia 20, em Santa Cruz do Capibaribe para realizar uma ação de captação de doadores de medula óssea.

A ação acontecerá das 9h às 16h, no clube da AABB (Associação Atlética Banco do Brasil), localizado na Avenida 29 de Dezembro, no bairro São Cristóvão. Na oportunidade os interessados serão cadastrados como doadores voluntários de medula óssea, receberão as orientações sobre o procedimento de doação e coletarão uma amostra de sangue.

Quem quiser fazer parte do cadastro de doadores deve ter entre 18 e 55 anos de idade e levar para o local da ação um documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho). O Hemope lembra que as pessoas que já fizeram o cadastro em algum momento não precisam ir até a AABB, pois seus dados já constam no sistema de doadores.

Vale destacar que os doadores cadastrados durante a ação farão parte de um banco nacional e poderão doar não só para Ryan, mas para pessoas de qualquer parte do Brasil, caso seja identificada a compatibilidade.

Bebê de 7 meses morre com suspeita de sarampo em Taquaritinga do Norte

Caso está sendo investigado e amostras laboratoriais da criança foram encaminhadas para análise


Um menino de sete meses, morreu com suspeita de sarampo no ultimo sábado (17). A criança residia na em Taquaritinga do Norte. O caso foi divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, que foi notificada pela prefeitura do município. A situação está sendo investigada e as amostras laboratoriais da criança foram encaminhadas para análise para que seja confirmada ou descartada a hipótese da doença.

A Secretaria Estadual informou também que, até a manhã desta segunda-feira (19), recebeu da Fiocruz Rio de Janeiro cinco resultados laboratoriais positivos para sarampo em Pernambuco. Desses, quatro casos estão relacionados a pacientes que participaram de uma excursão para Porto Seguro, entre o final de junho e início de julho. O quinto caso é de um adolescente de 18 anos de Taquaritinga do Norte, que foi notificado no dia 30 de julho. Até o momento, foram confirmados dois casos no Recife, dois em Caruaru e um em Taquaritinga do Norte.

As pessoas que já tomaram as duas doses da vacina, pelo menos uma vez na vida, estão imunes e não precisam tomá-la novamente. O alvo do reforço da vacina devem ser crianças menores de cinco anos, principalmente as de um ano (1ª dose) e de um ano e três meses (2ª dose). Para adultos com até 29 anos, é necessário apresentar duas doses da vacina tríplice viral. Já em adultos com até 49 anos, é preciso apresentar ao menos uma dose da vacina tríplice viral. A vacina é contraindicada para gestantes e imunodeprimidos.

As vacinas são aplicadas em unidades básicas de saúde. É importante levar um documento de identidade, cartão de vacina , cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.


Fonte: TV Jornal

Shareaholic