sábado, 6 de julho de 2013

Eleição de Brejo

TRE confirma eleição de Brejo




O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco confirmou a realização da eleição suplementar de Brejo da Madre de Deus para este domingo (07).

Ao todo, 29.941 eleitores devem ir às urnas nas 85 seções eleitorais do município. A seção com maior número de moradores aptos a votar – 516 – é a de número 116, sediada na Escola Municipal Santa Maria. O colégio eleitoral fica no distrito de São Domingos.

A expectativa é de que até as 22h o resultado do pleito seja divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A apuração começa por volta das 17h30, quando devem chegar os primeiros boletins de urna.

Brejo da Madre de Deus realiza novas eleições após a cassação de José Edson de Souza (PTB), confirmada pelo TRE-PE no último dia 16 de abril. Ele teve o diploma de ex-prefeito reeleito cassado após ser condenado por utilizar veículos da prefeitura para o transporte de pessoas à festa junina “São Pedro de Seu Pedro”, onde também havia estandes que exibiam a logomarca da governo municipal. O evento foi realizado em período eleitoral, ainda durante a primeira gestão do ex-prefeito.

Para que a eleição fosse confirmada, O TRE-PE alterou a Resolução nº 193, de 7 de maio de 2013, que fixa data e aprova instruções para realização de eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Brejo da Madre de Deus.

O TRE-PE publicou a Resolução nº 196 com base na decisão liminar, concedida no Mandado de Segurança nº 447-28.2013.6.00.0000, interposto pelo Partidos Democrático Trabalhista e Democrático Nacional, pelos seus órgãos municipais de Brejo da Madre de Deus, onde a Ministra Cármem Lúcia determina a imediata adequação do disposto no art. 3° da Resolução n° 193/2013 ao disposto no art. 91 da Lei n° 9.504/97, fixando-se como habilitados a votar nas Eleicões Suplementares marcadas para o dia 7.7.2013, no município de Brejo da Madre de Deus/PE, exclusivamente os eleitores cadastrados até o 151° dia anterior ao pleito.

O artigo 3º da nova resolução passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 3° Estarão aptos a votar, no referido pleito, todos aqueles eleitores que se encontrarem inscritos até o 151° (centésimo quinquagésimo primeiro) dia anterior ao pleito.” Já no artigo 2º:  “Art. 2° Esta Resolução entra em vigor nesta data, sem prejuízo de sua publicação no Diário de Justiça Eletrônico deste Tribunal.”

A juíza Macyrajara Maria Góis de Arruda, comandará as Eleições Suplementares em Brejo da Madre de Deus.

Polo FM vai transmitir apuração ao vivo


A equipe de jornalismo da Rádio Polo FM estará a postos para transmitir ao vivo o resultado da apuração na eleição de Brejo da Madre de Deus.

Durante todo o dia, o Plantão da Rádio Polo poderá ser utilizado para divulgar possíveis acontecimentos em torno da eleição. Repórteres serão enviados ao município de Brejo e ao distrito de São Domingos.

Os primeiros números serão divulgados durante a transmissão da partida entre Tiradentes e Ypiranga, pela série D do Campeonato Brasileiro, partida que também será transmitida ao vivo pela emissora.

Novas vagas para o cursinho pré-vestibular

A Secretaria de Educação de Santa Cruz do Capibaribe está abrindo novas inscrições para o cursinho pré-vestibular, neste segundo semestre.

Os interessados devem procurar esta Secretaria, nos dias 8 e 9 de julho, das 8 às 17 horas, levando cópias da declaração escolar, RG, CPF, 1 foto 3×4 e taxa de R$ 50,00, que dá direito a fardamento, carteira de estudante e material completo para estudo.

As vagas são limitadas.

Informações: 3731-1587

Ronaldo Pacas pede reparos na Braz de Lira O vereador Ronaldo Pacas (PSDC) protocolou na manhã de hoje (5 de julho) o requerimento nº465/2013, onde solicita ao Prefeito do Município Edson Vieira, extensivo ao secretário de infra-estrutura Francisco Rica

O vereador Ronaldo Pacas (PSDC) protocolou na manhã de ONTEM dia (5 de julho) o requerimento nº465/2013, onde solicita ao Prefeito do Município Edson Vieira, extensivo ao secretário de infra-estrutura Francisco Ricardo, que seja realizada em caráter de urgência a OPERAÇÃO TAPA BURACOS na Avenida Braz de Lira.

Preocupado com o estado daquela via, os buracos e crateras, e mais ainda com os prejuízos que ocasionam a motoristas e motociclistas que por lá trafegam Ronaldo Pacas formulou  a solicitação.

Vale destacar que a Avenida Braz de Lira é o principal acesso ao nosso coração econômico, o MODA CENTER SANTA CRUZ.


O requerimento segue agora para a apreciação e votação no Plenário da Casa Doutor José Vieira de Araújo. 

É HOJE?

É HOJE A Festa de São Pedro na Comunidade do Oscarzão. logo após a Festa Religiosa a Banda Garota Dengosa leva o seu repertório de forró das antigas para animar a localidade. Vale lembrar que o show começa às 21h.

Reabertura da Fazenda Matutinha

A Fazenda Matutinha, localizada em Cacimba de Baixo, terá uma grande reabertura no próximo dia 03 de agosto. Os shows de Amazan, Nico Batista e Maurício Ramalho levarão animação aos forrozeiros que irão recordar os festejos do São João e São Pedro e relembrarão as grandes festas da Fazenda Matutinha. É no dia 03 de agosto, à partir das 22h em Cacimba de Baixo, não percam!!!

Protesto em Toritama teve reação da PM

Moradores da cidade de Toritama interromperam a BR-104 durante um protesto contra as ações de fiscalização da Fazenda na região e contra a corrupção política.

O protesto aconteceu na noite desta sexta-feira (05) e foi o segundo, no mesmo local, em menos de uma semana.
A Polícia Militar reagiu aos manifestantes com bombas de gás lacrimogênio. O repórter Aguinaldo Silva, da Rádio Polo FM, chegou a ser atingido por uma das bombas enquanto realizava uma matéria ao vivo para emissora.
A ação da polícia revoltou ainda mais os moradores da cidade, que prometem realizar outro ato na próxima semana.

Centenas de veículos ficaram parados por mais de três horas enquanto a Polícia Rodoviária Federal liberava o fluxo na via.

Reportagem: Aguinaldo Silva
Fotos: Aguinaldo Silva
Manteria do blog do Ney lima

Eleições em Brejo

Cobertura Especial

Hilário foca parceria entre lideranças e dispara ataques contra Roberto Asfora em seu comício de encerramento


Palanque ficou pequeno para tantas lideranças políticas que declararam seu apoio a Hilário. Fotos: Sidney Lima.

No último comício de encerramento da campanha para as eleições suplementares de Hilário Paulo (PSDC) e de sua vice Maria José (PDT), realizado nesta quinta-feira (04) na sede em Brejo da Madre de Deus, várias lideranças estaduais estiveram presentes e discursaram para um público de milhares de pessoas.

Grande público lotou a área destinada ao comício.

Dentre eles estavam o prefeitos de Caruaru José Queiroz (PDT) e de Santa Cruz Edson Vieira, os deputados Waldemar Borges (PSB), Pastor Eurico (PSB), Luciana Santos (PCdoB), Wolney Queiroz (PDT) e João Fernando Coutinho (PSB), além de Diogo Moraes (PSB) que foram declarar seus apoios ao candidato.

No seu discurso, Hilário agradeceu a todas as lideranças que estiveram com ele durante a campanha e também no palanque, onde falou sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral que retirou aproximadamente 1500 títulos eleitorais que não estavam aptos a votar no domingo.

“A decisão de ontem (quarta-feira/03) foi, simplesmente, para modificar e tirar aproximadamente 1500 eleitores que se inscreveram e que iam participar desta eleição onde iam votar em outras pessoas que nem sabem quem são. Ontem o TSE corrigiu isto”, declarou.

Dentre as lideranças estavam o prefeito de Caruaru Zé Queiroz e vários deputados federais e estaduais de várias partes do estado.

Em seguida, o político fez críticas aos seus adversários, destacando sua permanência a frente da prefeitura de Brejo e os pedidos na justiça para impugnar seu registro de candidatura.

“Por várias e várias vezes, tentaram tirar o meu direito de estar na prefeitura, mas a Justiça prevaleceu e eu permaneci à frente. Mas (os adversários) acharam pouco e tentaram indeferir a minha candidatura, mas a Justiça prevaleceu e disse que Hilário vai ser o prefeito do Brejo sim!”.

Hilário também destacou o pouco aporte financeiro de sua campanha e ratificou algumas de suas propostas de governo, caso seja eleito, especialmente a implantação da Bolsa Renda Municipal.
Bolsa Renda Municipal será uma das prioridades a serem implantadas no social, afirma Hilário caso seja eleito.

“Irei criar um bolsa renda municipal, onde iremos aumentar a renda daquelas famílias mais carentes como a minha família é. O que tem crianças matriculadas na escola, em convênio com a Secretaria de Educação e de Assistência Social, iremos aumentar o Bolsa Renda, ao contrário deles (os adversários) que querem acabar”, completando para que as pessoas que votem nele acreditem também nas pessoas que dividiram o palanque, no qual os chamou de parceiros.

“Vejam as pessoas que irão me ajudar junto com vocês, junto com a prefeitura popular que iremos implantar em Brejo da Madre de Deus. Esses aqui serão os meus parceiros, os deputados federais e estaduais, os prefeitos da região… Todos serão os nossos parceiros e, principalmente, o povo”.

Hilário (centro) ao lado de Dr. Edson Sousa, Edson Vieira e Zé Queiroz.

A partir daqui, o tom do discurso mudou e Hilário começou a atacar seus adversários, enfatizando uma possível estratégia de tentar confundir o seu eleitorado com santinhos que, segundo o político, serão jogados na madrugada que antecede a votação.

Resultado de pesquisa do Datavox e críticas ao grupo taboquinha foram os focos de Edson Vieira em último discurso da campanha

Edson Vieira partiu para a o ataque em seu último discurso.

Parceiro de Hilário desde o começo da campanha para as eleições suplementares, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB) começou seu discurso na ofensiva contra os adversários de seu aliado.

“Nossos adversários estiveram aqui e eu ouvi dizer que foi uma esculhambação só. Nos destrararam, falaram mal da minha pessoa, do prefeito Hilário, de Dr. Edson e de Diogo Moraes, mas o povo de Santa Cruz do Capibaribe sabe o que estamos enfrentando”, ressaltou, citando pontos como escolas acabadas, frota sucateada, servidores, médicos e professores sem receber e uma dívida de mais de R$ 9 milhões em INSS.

Sem aliviar, Edson destilou ataques contra o deputado José Augusto Maia (PTB) e o grupo taboquinha.

“Pedimos para fazer uma auditoria e sabe o que foi comprovado? Um desvio do deputado (José Augusto Maia) e de um grupo que foi mais de R$ 50 milhões levados dos cofres públicos. Eu seria omisso em não dizer ao povo de Brejo que tomem cuidado com aqueles que estão do outro lado” e completou que “Nós não podemos entregar o município de Brejo da Madre de Deus para aqueles que acabaram, que tiraram a merenda do povo de Santa Cruz. Hoje, porque não tem mais uma prefeitura, se juntaram para enganar o povo”, pontuou.

Edson também falou sobre a pesquisa divulgada na última quinta-feira (04), no blog do jornalista Magno Martins, duvidando da credibilidade dos resultados que apontaram Asfora com larga vantagem nas urnas.

“Faltando quatro dias para terminar as eleições (de Santa Cruz do Capibaribe em 2012), soltaram uma pesquisa dizendo que meu adversário (José Augusto Maia) estava na frente, dizendo que ele tinha 46% e eu 43%. Mas sabe de quem foi essa pesquisa? Quem fez foi o deputado federal lá de Santa Cruz, que contratou uma pesquisa de um instituto de Campina Grande (Datavox). O mesmo que hoje disse que Hilário estava perdendo”, ressaltou.

Ao final, Edson Vieira pediu para que cada eleitor seja um militante na busca de mais votos para eleger Hilário nas urnas no próximo domingo (07). Depois todos saíram em passeata e carreata pelas ruas.

Pastor Eurico e Hilário.

Deputada Luciana Santos.

Candidata a vice Maria José do Tambor.

Dr. Edson Sousa também fez uso do palanque.

Pavimentação do Canteiro da PE-160 volta à todo vapor

As obras de pavimentação do canteiro central da PE-160 no perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe foram reiniciadas têm previsão de término para o final de Agosto.


De acordo com o Engenheiro Civil André Bezerra, responsável pela obra, o projeto sofreu algumas alterações a pedido do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). André falou que o projeto inicial tinha um espaço entre o canteiro e o asfalto que seria arborizado, porém os técnicos do DNIT informaram que o canteiro deveria ser totalmente preenchido com pedras, evitando assim futuras infiltrações no asfalto.


Nesta obra, que têm aproximadamente quatro quilômetros de extensão, estão sendo utilizados 410 mil briquetes, além dos canteiros centrais, as laterais que comportam as avenidas Prefeito Braz de Lira e Bela Vista que se estendem desde a Ponte Miguel Arraes até o Moda Center Santa Cruz, receberão a colocação de novos postes.

Informações da Assessoria

Eleições em Brejo

Cobertura Especial


Saúde, Educação, Infraestrutura e ataques a adversários foram os focos de Roberto Asfora no comício de encerramento


Roberto Asfora foi aclamando pelas milhares de pessoas que foram ao último comício da campanha eleitoral. Fotos: Eliel Antônio.

No seu último comício, realizado em São Domingos nesta quinta-feira (04), Roberto Asfora aproveitou para agradecer os eleitores, correligionários e lideranças que estiveram presentes e que o apoiaram durante o período de campanha nas eleições suplementares de Brejo da Madre de Deus.

O político também falou sobre o momento vivenciado com o país através dos protestos e enfatizou o papel dos jovens e estudantes no processo de democracia.

Grande multidão esteve presente no evento político.

Saúde e infraestrutura também foram abordados por Asfora, que aproveitou para atacar os seus adversários políticos Dr. Edson (PTB) e Hilário Paulo (PSDC).

“Eu lamento muito porque, quando eu inaugurei esta policlínica com o Dr. Gil Brasileiro, nós deixamos ela com tudo, inclusive com raio-x, sala de cirurgia, médicos, dentistas, com a farmácia básica com 110 qualidades de remédios e hoje o que nós temos em São Domingos, da maneira que está?!”, enfatizou Roberto, completando suas críticas na obra de asfaltamento realizada na avenida principal daquele distrito, com recursos do poder municipal.

“Aqui mesmo, nesta rua (local do comício), tivemos que colocar quatro caçambas de 16m³ de pó de pedra para que os nossos amigos pudessem estar aqui agora, porque estava cheio de lama. Ai vem o nosso adversário jogar piche na rua da frente que já tem calçamento e que, há três, quatro meses atrás, estava cheia de buracos que não se podia trafegar. Que tipo de político e de política é essa?”.

Roberto e seu vice José Dercílio.

No final de seu discurso, Roberto Asfora falou suas propostas para a educação e calçamento de ruas em São Domingos.

“Quero dizer os meus propósitos aqui. Na Rua Nova, quero fazer uma escola nova e confortável para os alunos daqui, juntamente com um posto de saúde. É trabalhar nestes três anos e meio em Brasília para sanearmos e calçarmos o maior número de ruas que eu puder, para que São Domingos possa crescer mais do que já cresceu”, pontuou.

José Augusto Maia ataca prefeitos do Coniape e obra de asfaltamento

“Isso (o asfaltamento) é para enganar os olhos da população. Nós vamos ter, com Roberto Asfora, uma usina asfáltica para asfaltar São Domingos, Santa Cruz e toda a região”, enfatizou o deputado.

Em seu breve discurso, o deputado federal usou de suas palavras para atacar o Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (Coniape), que integra 17 cidades de Pernambuco e Paraíba.

“Esses prefeitos, com ódio e raiva de mim, sujaram o Calc por vontade própria. Eu perdi os sete milhões (de reais) mas eu reembolsei o dinheiro. Esse dinheiro vai chegar até o final do ano”, completou.

Já sobre a obra de asfaltamento da avenida principal, Zé não economizou críticas a Hilário.

“Isso (o asfaltamento) é para enganar os olhos da população. Nós vamos ter, com Roberto Asfora, uma usina asfáltica para asfaltar São Domingos, Santa Cruz e toda a região”.

Zé também aproveitou para falar sobre o tema emancipação. Para o deputado, daqui há quatro anos, o distrito terá sua primeira eleição municipal e convocou os presentes a buscar mais votos para Asfora.

“São Domingos vai ser cidade. Domingo elegemos Roberto Asfora prefeito de Brejo e de São Domingos. Na outra eleição, Roberto se reelege lá (e Brejo) e vamos escolher um cabra macho aqui para ser o prefeito de São Domingos”, destacou.

Ao final, todos saíram em passeata pelas ruas.
Deputado estadual Silvio Costa Filho (PSB) também marcou presença.

Vereadores taboquinhas também compareceram no palanque de Asfora.




Shareaholic