quarta-feira, 13 de março de 2013

Informativo do Sindicato Patronal de Santa Cruz do Capibaribe


O Sindicato das Empresas do Comércio de Bens de Santa Cruz do Capibaribe INFORMA às Empresas do COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOS, estabelecidas no município de SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE, que no dia 15 DE MARÇO DE 2013, NÃO DEVERÃO FUNCIONAR em virtude da comemoração do DIA DO COMERCIÁRIO, conforme disposto em Convenção Coletiva de Trabalho, que regulamenta as relações de trabalho no segmento do Comércio.
         SINDICATO DAS EMPRESAS DO COMÉRCIO DE BENS E SERVIÇOS DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

ISAC TEODORO ARAGÃO

Presidente

Crianças têm assistência à saúde reforçada em Riacho das Almas





A partir desta quarta-feira (13), o ambulatório da Unidade Mista João Soares da Fonseca, em Riacho das Almas, passa a contar também com atendimento pediátrico. O atendimento vai acontecer nas segundas e quartas-feiras.

Nas segundas-feiras, o pediatra Henrique Barros deve atender às crianças a partir das 14h. Já nas quartas, o profissional recebe os pacientes a partir das 8h da manhã. De acordo com a secretária de saúde do município. Scheyla Gonçalves, a contratação do profissional irá desafogar o atendimento feito por clínicos gerais, tanto no hospital quanto nos PSF’s: “Antes, as crianças eram atendidas pelo clínico geral nas unidades de saúde, deixando os profissionais sobrecarregados, porque tinham ainda as demandas normais das unidades de saúde. Agora, as mães e as crianças poderão contar com atendimento especializado na saúde das crianças”, ressaltou.

Semanalmente, 40 atendimentos serão feitos. Com a contratação deste profissional, a Unidade Mista João Soares da Fonseca passará a contar ao todo com 13 médicos, entre clínicos-gerais, ortopedista, nutricionista e ginecologista, entre outras especialidades.

Eduardo Campos discute pacto federativo no gabinete de Armando


Brasília – Por mais de uma hora, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, reuniu-se nesta quarta-feira (13) com o senador Armando Monteiro (PTB/PE) para aprofundar discussão sobre projetos em tramitação no Congresso Nacional e que dizem respeito ao pacto federativo. O encontro ocorreu no gabinete do próprio Armando e contou com a participação do deputado Beto Albuquerque (RS), líder do PSB na Câmara.

Eduardo Campos e Armando Monteiro afinaram suas posições antes de seguirem juntos para o encontro promovido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), com todos os governadores do país. Eles conversaram, por exemplo, sobre o projeto que modifica as regras do ICMS e que pode encerrar a guerra fiscal entre os estados; trataram da proposta de mudança nos indexadores das dívidas estaduais, cujo principal objetivo é reduzir as despesas com pagamento de débitos, permitindo a ampliação dos investimentos em infraestrutura.

Após a reunião, Eduardo Campos e Armando Monteiro foram juntos, na companhia da senadora Ana Amélia (PP/RS), fazer uma visita ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE), de onde seguiram para o Salão Negro do Congresso, onde ocorreu o encontro com os governadores.
“É preciso ‘refundar o federalismo’ brasileiro, tornando mais cooperativa a relação da União com os estados e os municípios”, afirmou Armando Monteiro, após o encontro com Eduardo Campos. O senador, que é ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), integra hoje as comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam os projetos que dizem respeito ao Pacto Federativo.

Fiepe Caruaru realiza 1º Simpósio Empresarial do Agreste


Palestras orientam empresários para desenvolvimento dos negócios

A Federação das Indústrias de Pernambuco realiza, em Caruaru, o 1º Simpósio Empresarial do Agreste, às 18h do
dia 14 de março, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (ACIC). O evento mostrará aos empresários da região novas formas de relacionamento com seus clientes, vendedores e profissionais, através da introdução de conceitos de inteligência coletiva, cooperação e desenvolvimento mútuo. Informações e inscrições no site da Fiepewww.fiepe.org.br.

No evento, serão realizadas palestras para guiar o empresário sobre as novas tendências no âmbito de gestão empresarial, como o seminário “As Ações Inteligentes para o Sucesso”, do consultor empresarial Eugênio Sales. O minicurso traz a importância do desenvolvimento do profissional moderno para o novo mercado através do investimento pessoal em iniciativas, networking e aperfeiçoamento da qualidade de vida no trabalho.

A segunda palestra da programação traz o especialista em marketing Albertino dos Anjos, trazendo “Transformando Vendedores em Compradores”. O curso orienta os empresários a qualificar seus vendedores, de forma a colocá-los na posição de compradores para entender as necessidades que estes têm e assim oferecer o produto mais indicado. Nas palavras do especialista: “quando eu consigo entender o consumidor, eu sei que produto vender e qual o benefício que ele procura”.

Finalizando a programação, o especialista em estratégia empresarial Diego Berro ministra o minicurso “Estratégias da Genialidade em Vendas”. A palestra tem como objetivo ilustrar as estratégias utilizadas pelos maiores gênios da venda no mundo, definindo as etapas da venda e diferenciando os tipos de venda entre indústria e varejo, entendendo seus processos lógicos.

Novo Papa é argentino. Francisco I quebra o protocolo e se curva para os fiéis


papa-curvado
Esta quarta-feira (13) ficará na história da Igreja Católica. O 226º Papa, seguindo a sucessão de Pedro, o primeiro pontícife, foi eleito depois de dois dias de conclave e da renúncia de Bento XVI.
Os 115 cardeais surpreenderam todo mundo e votaram, dentro da Capela Sistina,  no Vaticano, no jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos. O até então arcebispo de Buenos Aires, agora Papa, adotou o nome de Francisco I, provavelmente em homenagem a São Francisco de Assis.
Durante a apresentação, na sacada do prédio, Francisco I quebrou o protocolo, se curvou para os milhares de fiéis na Praça de São Pedro, pediu que todos silenciassem e fizessem orações para ele antes de abençoar a todos. No final, disse que ia rezar para Nossa Senhora, pedindo intercessão.
Conhecido por ser extramamente humilde e defensor dos pobres (andava apenas de ônibus e cozinhava o que comia), o novo pontífice é concervador, contra o casamento gay, eutanásia e aborto. Ele era considerado um inimigo da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que apontou a posição de Bergoglio sobre a união gay como “medieval”.
Saiba como a Confederação dos Bispos do Brasil (CNBB) repercutiu a escolha do novo Papa. Abaixo, com Romoaldo de Souza,  correspondente da Rádio Jornal direto de Brasília
Ouça mais detalhes sobre o final do conclave, depois de dois dias de votação dos 115 cardeais dentro da Capela Sistina, no Vaticano.

Resumão da Câmara


Com trocas de acusações, bancadas promovem mais uma noite quente de discursos


Na noite desta terça-feira (12), 16 dos 17 vereadores abordaram diversos assuntos, mas o destaque ficou por conta de várias denúncias feitas pela bancada de oposição sobre o caso da polêmica demissão dos agentes de endemias.

A ausencia foi da vereadora Narah Leandro (PSB), que está em vbiagem tratando de assuntos relacionados a sua candidatura para presidência da UVP Mulher.

Pelas informações e documentos apresentados, a oposição mostra um possível escandalo de indicações de aparinhados políticos do atual governo e a bancada pede uma CPI sobre o caso.

Já os vereadores de situação, muitos citados nas denúncias, negam e rebatem as afirmações. Confira cada um dos discursos da noite.

Junior Gomes (PSB) fala sobre reunião com Secretário de Defesa Social do estado


O vereador socialista abordou a reunião realizada na tarde de segunda-feira (11) com o Secretário de Defesa Social Wilson Damásio.

Junior Gomes falou sobre as iniciativas que virão para o município tais como o aumento do efetivo policial e a chegada de uma nova viatura de Patrulha de bairros, já para abril.

Outros pontos falados pelo vereador foram a assinatura, no Diário Oficial, para que a 3ª CIPM seja transformada em Batalhão de Polícia e também a implantação de uma delegacia especializada em Homicídios para agilizar solução de crimes e diminuir a violência.

“A gente sente que tomamos a atitude na hora correta”, destacou o vereador.

Helinho Aragão (PTB) cobra a construção de uma praça de alimentação para realocar Barraqueiros


O vereador petebista continuou com o mesmo tema abordado em discurso anterior, sobre a sua preocupação com a retirada dos proprietários de barracas.

Helinho afirmou que tal medida seja tomada desde que seja construída uma Praça de Alimentação, com boxes padronizados e estrutura que favoreça os pequenos comerciantes.

Ao final, o vereador denunciou que a cidade passa por um “Escândalo da Dengue”, citando aumento de casos causados pela falta de experiência dos agentes de endemias, recém-contratados pelo atual governo após demissão da antiga equipe.

Dida de Nan (PSDB) reafirma seu apoio a Diogo Moraes


O vereador fez duras críticas a matéria publicada no blog Sulanca News, que afirmava que o vereador apoiava uma possível candidatura de Dimas para uma vaga na Alepe, anunciada por Eduardo da Fonte (PP).

O líder do governo na Câmara expressou a sua indignação, afirmando que só acompanhou a comitiva de Eduardo da Fonte na busca pelos recursos de suas emendas e também por respeito ao parlamentar e não por apoiá-lo.

“Respeitar é uma coisa e apoiar é outra”.

Dida também reafirmou que o deputado estadual que terá seu apoio é Diogo Moraes (PSB).

“Poderia até votar em Dimas. Eu votei para vice-prefeito e porque não votaria para deputado? Mas nós já temos o nosso deputado”.

Carlinhos da Cohab (PSL) denuncia manipulação dos dados sobre possíveis casos de dengue no município


Com palavras fortes, o vereador fez a denúncia que dados de 27 casos de suspeita de dengue, registrados no município, não foram enviados para análise em Caruaru.

Segundo o vereador, isso seria para tentar esconder esses casos e a iniciativa de esconder esses números teria sido do atual Secretário de Saúde Marlos Ferreira.

“Estão brincando com a saúde, com vidas humanas”, enfatizou.

Carlinhos citou que esses números aparecerem em decorrência da demissão da antiga equipe de Agentes de Endemias e que foram colocadas pessoas por indicação de vereadores da situação.

.

Ronaldo Pacas (PSDC) rebate Carlinhos e reafirma o trabalho positivo desempenhado pela nova equipe de Agentes de Endemias


O vereador abriu suas palavras rebatendo o discurso de seu adversário de bancada.

Ronaldo citou o trabalho desempenhado pela nova equipe de agentes, subindo de cinco mil visitas a domicílios durantes os meses de novembro e dezembro de 2012 para mais de 40 mil visitas já em janeiro e fevereiro.

“Desde abril de 2012 que não havia nenhum controle em relação a dengue. Não consta na secretaria de saúde, a não ser que apagaram os dados”, citando a formatação de computadores pela antiga gestão.

Ronaldo defendeu o Secretário de Saúde Marlos Ferreira, afirmando que acredita naquilo que foi apresentado.

.

Zé Minhoca (PSDB) ataca Carlinhos e fala que avanços na saúde incomodavam a bancada de oposição


Com palavras dirigidas para o vereador Carlinhos da Cohab, o vereador tucano fez a defesa da nova equipe de agentes de endemias.

“De novembro a dezembro do ano passado, os agentes que seguiam vocês atenderam cinco mil domicílios e os nossos, de janeiro até agora, atenderam quase 45 (mil). Para quê manter o pessoal que seguia vocês? Para chegar nas eleições e servir como cabos eleitorais? De jeito nenhum; acabou!”, destacou.

Zé citou também o funcionamento de 18 PSF´s com dois médicos por semana e isso segundo o vereador, incomodava os vereadores de oposição.

“Não foi visto isso com vocês em 12 anos, isso é uma vergonha”, destacou.

Deomedes Brito (PT) denuncia que demissão de agentes de endemias feriu leis existentes no município


O vereador petebista afirmou que a demissão de agentes de endemias foi arbitrária, já que existe uma lei (Nº 11.350/2006) no município que impede tais demissões desde 2006.

“Inclusive, teve dois do tempo de Ernando, que continuou no governo José Augusto Maia (PTB), passou o governo de Toinho, até gente adversária que nunca foram demitidos”.

Deomedes denunciou a existência de uma lista de indicados para as vagas de agentes, por indicação de vereadores, citando que o nome de Luciano Bezerra (PR) era o que mais aparecia na lista de indicações de nomes para os cargos de agentes.

Ernesto Maia (PTB) afirma que vai pedir uma CPI sobre Escândalo da Dengue, que trata da demissão dos agentes de endemias


No discurso mais polêmico da noite, o vereador petebista fez uma série de denúncias graves sobre a contratação de mais de 60 agentes de endemias pelo atual governo.

Segundo Ernesto, essas demissões estariam em desacordo com uma lei do município (Lei 11.350/2006) e que a indicação desses agentes partiu de vereadores da bancada de situação, do prefeito e do vice.

O vereador apresentou cópias de documentos e afirmou também que possuía gravações telefônicas que comprovariam as denúncias e que irá levar o caso ao Ministério Público.

“O mais interessante, para não fazer injustiça, é que não identificamos como vereadores que colocaram pessoas foram Ronaldo Pacas e o vereador Zé Minhoca”.

Os nomes de Dida de Nan (PSDB), Pipoca (PMN), Junior Gomes (PSB), Zezim Buxim (PSDB), Vânio Vieira (PSDB), Afrânio (PDT) e Luciano Bezerra (PR) foram citados  e este último tinha o maior número de indicações.

Galego de Mourinha (PTB) sai em defesa da Lei que garante manutenção de agentes demitidos



Em seu discurso, o vereador saiu em defesa da Lei 11.350/2006, que garante a manutenção dos empregos dos 22 agentes de endemias demitidos.

Galego afirmou discordar da forma como os mais de 60 novos agentes foram contratados, citando as denuncias de indicação de nomes por parte de vereadores.

Outra denuncia apresnetada foi o fato de que a contratação dessas pessoas não atenderam o nível de escolaridade exigido, que é o ensino fundamental.

.

Zé Elias (PTB) fala sobre reunião que será realizada com o diretor da Compesa para combater a seca em Santa Cruz


O vereador petebista falou sobre a reunião que será realizada na manhã desta quarta-feira (13) com o diretor da Compesa no município.

Zé também alertou que a quantidade de poços artesianos que foram implantados ainda é em quantidade insuficiente e cobrou a colocação de mais carros pipa para Poço Fundo.

Zé Elias falou também de sua cobrança para que haja a cobertura do Calçadão do Moda Center, pedindo dos vereadores mais empenho para essa questão, além de mostrar sua posição contrária a retirada das barracas da cidade sem que haja um local certo para realocá-los.

Da polêmica decisão dos agentes de endemias, Zé Elias afirmou.

“Se o prefeito fez certo, tudo bem, mas se fez errado, tem que se penalizar”.

Luciano Bezerra (PR) afirma que demissão de agentes foi por falta de desempenho

 

Com palavras fortes, o vereador Luciano Bezerra desafiou Ernesto Maia a provar as suas acusações sobre indicação de agentes de endemias por parte de membros de seu grupo político.

Luciano falou que tais papeis mostrados pelo vereador seriam de origem suspeita e completou: “Quem sabe um comando vermelho não esteja por trás?”, citando os arrombamentos a prédios públicos.

Sobre a demissão dos agentes de endemias, Luciano afirmou que isso ocorreu por falta de desempenho, citando que a causa apontada para as demissões estão previstas na mesma lei que garante a conservação dos empregos.

“Na verdade ele quer aparecer para disputar as eleições de 2014”, disse para Ernesto.

Klemerson Pipoca (PMN) fala sobre requerimento que pede a criação do Plano Municipal de Juventude


Ao usar a tribuna, o vereador de situação citou um de seus requerimentos para que seja criado o Plano Municipal de Juventude.

Segundo o vereador, esse Plano visa a discussão de politicas publicas voltadas para os jovens tais como a assistência médica em casos de gravidez na adolescência, discussão sobre o primeiro emprego, implantação de educação de qualidade e diminuição da violência.

“Para isso, que estou colocando essa ideia”, destacou.

Ao final, Pipoca falou sobre os trabalhos que serão desempenhados pelo novo Conselho Antidrogas e do Conselho de Paz, citando que os resultados serão sentidos em, no mínimo, dois anos.

Zezim Buxim (PSDB) fala sobre levantamento feito para saber quantos poços estão em funcionamento no município


O vereador falou sobre um levantamento realizado pela atual gestão sobre a quantidade de poços que estariam sem funcionar no município.

Segundo o vereador, existem 115 poços, muitos deles com água própria para consumo, mas que faltariam as bombas para trazer essa água para benefício das pessoas e dos animais.

Segundo o vereador, o levantamento será entregue a prefeitura para que possam ser tomadas as soluções necessárias para a resolução do problema.

Sobre as denuncias feitas pela oposição sobre a polêmica demissão dos agentes de endemias, Zezinho foi enfático:

“Já que as regras tem que ser cumpridas, as regras da lei e do trabalho, uma é cumprir metas, que não foram cumpridas pelos agentes anteriores. Alguém usa o microfone, discrimina profissionais inexperientes, mas que mostraram um trabalho a altura”.

Fernando Aragão (PTB) aconselha agentes demitidos a procurarem a justiça


Em seus sete minutos, o vereador desafiou Zezinho, afirmando que ele defendia os novos agentes porque ele teria ajudado a colocar alguns no atual governo.

“O senhor defende porque o senhor colocou um bocado lá dentro. O senhor tem que defender porque eles são inexperientes e precisam de uma grande chance”, ironizou Fernando.

O vereador também desafiou Luciano Bezerra (PR) para que assumisse os erros da atual gestão, citando também que as demissões foram feitas em descumprimento da Lei 11.350/2006 sem a realização de um concurso público e sem o anúncio prévio de 30 dias para demissões.

Fernando sugeriu que os demitidos procurassem o Ministério Público para buscarem seus direitos.

Afrânio Marques (PDT) afirma que caiu a quantidade de atendimentos no Hospital Municipal graças ao funcionamento dos PSF´s


No uso da tribuna, o vereador de situação falou sobre os avanços da saúde no atual governo.

Segundo o vereador, nos últimos 12 anos, dois médicos ficavam no Hospital e hoje esse número é de três. Já o número de atendimentos passava de 400, mas agora é cerca de 200, graças aos PSF´s.

O vereador citou a que mais recursos, no valor de R$ 2 milhões vindos do governo do estado, além de emendas no valor de R$ 1,3 milhão vindas do deputado Federal Paulo Rubem (PDT) serão destinados ao município para a construção de mais outras policlínicas.

Os valores viabilizariam a instalação de três restantes, prometidas em campanha para até dois anos e meio.

Vânio Vieira (PSDB) fala sobre pedido feito a Eduardo da Fonte sobre verbas para calçamento de ruas na Palestina


No último discurso da noite, o vereador de situação saiu em defesa de Dimas Dantas (PP), quanto ao anuncio de que Eduardo da Fonte o quer como candidato a deputado estadual.

Segundo o vereador, a sua ida foi para conversar como deputado para viabilizar recursos para calçamentos feitos para a Palestina.

Vânio afirmou que Eduardo pediu para que fossem enviadas as metragens das ruas da Palestina, para que os recursos necessários possam ser destinados recursos para as obras.

“A gente deve enviar até amanhã todas essas medidas e esperamos que a gente tenha uma resposta positiva sobre esses calçamentos”, citando também que pretende pedir recursos para viabilizar obras de saneamento no bairro.

FONTE: BLOG DO NEY LIMA
FOTOS: BLOG DO NEY LIMA
TEXTO: BLOG DO NEY LIMA

Carreta vira e Kombi pega fogo na Av. Recife, no Ipsep, sentido Boa Viagem


O trânsito continua lento na Avenida Recife, no bairro do Ipsep, Zona Sul da capital pernambucana no sentido Boa Viagem. Na manhã desta terça-feira (12), uma carreta que transportava mais de 25 toneladas de argamassa tombou na entrada do bairro do Ibura, próximo ao Núcleo de Segurança da Polícia Militar.
Um grande engarrafamento tomou conta da localidade. A carreta já foi colocada para cima, mas ainda permanece na avenida. Na mesma via, há cerca de duzentos metros, uma Kombi pegou fogo. Segundo informações, houve um curto-circuito no mecanismo que altera os tipos de combustível.

Violência: Jovem é assassinado a tiros em Caruaru


Um crime de morte aconteceu nesta noite de terça-feira (12), em Caruaru, Agreste pernambucano. Um jovem foi assassinado com vários tiros no Loteamento Severino Afonso.
 
Jailson Horácio da Silva, 19 anos, conhecido por Jó, foi morto na Rua Severino Otávio. Ele era solteiro e residia na Rua São Lázaro, no mesmo bairro.
 
A polícia ainda não tem informações sobre a autoria do crime, que ocorreu por volta das 20h30. O corpo do jovem foi encaminhado ao IML de Caruaru.
 
Com este homicídio, subiu para 11 o número de assassinatos no mês de março no município e para 42 de janeiro até agora.

Shareaholic