terça-feira, 18 de setembro de 2012

Biometria: Mais de 7,7 milhões de eleitores irão usar modalidade em 2012


A tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora de votar alcançará mais de 7,7 milhões de pessoas de 299 municípios de 24 Estados brasileiros nas eleições municipais de outubro. O número foi divulgado pela coordenação do projeto de identificação biométrica do eleitor após o processamento e a auditoria do cadastro de eleitores, encerrados em julho último. A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas digitais.
O projeto é desenvolvido pela Justiça Eleitoral desde 2007 e, até o momento, apenas os Estados do Amazonas e de Roraima e o Distrito Federal ainda não iniciaram a revisão eleitoral para uso da biometria. Implementada de forma pioneira nas eleições municipais de 2008 nas cidades de Colorado do Oeste-RO, Fátima do Sul-MS e São João Batista-SC, no pleito de 2010 a biometria alcançou mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios em 23 Estados.
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível. Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas.

Colisão entre treminhão e carro deixa seis mortos na BR-408

Duas mulheres e quatro homens que estavam no carro morreram no local. De acordo com a PM, foram encontrados dois revólveres dentro do veículo.



Um acidente envolvendo um treminhão e um carro de passeio, na BR-408, em Aliança, já próximo ao município de Vicência, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, deixou seis pessoas mortas, segundo informações preliminares da Polícia Militar (PM), na noite desta segunda-feira (17). Todas as vítimas vinham dentro do carro.
De acordo com a PM, o carro do tipo Space Fox estava na contramão, provavelmente tentando uma ultrapassagem, e bateu de frente com o treminhão. Duas mulheres e quatro homens, que seguiam viagem no carro, morreram. O motorista do treminhão fugiu após a colisão. Ainda de acordo com a PM, foram encontrados dois revólveres no carro, um deles com uma das mulheres; há a suspeita de que o veículo seja roubado.
O Corpo de Bombeiros, as polícias Civil e Militar e a Polícia Rodoviária Federal enviaram equipes ao local.

Shareaholic