domingo, 8 de março de 2020

Águas da Transposição se juntam as das chuvas e chegam ao açude de Boqueirão

O encontro das águas no Cariri paraibano. Após uma longa espera, as águas advindas da transposição do Rio São Francisco, chegaram ao açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. O manancial, responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema, recebeu uma significativa recarga nos últimos dias devido a cheia dos rios Taperoá e Paraíba.

O açude amanheceu esta quinta-feira (05) com 122,78 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 26,32% da capacidade total, segundo dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Isso significa que Boqueirão está com um aporte maior do que quando esteve no final do período chuvoso do ano passado. A notícia anima, pois a previsão pluviométrica para a região do Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú ainda é de chuvas fortes.

De acordo com o diretor presidente, Porfírio Loureiro, o manancial Epitácio Pessoa recebeu um aporte hídrico significativo e, com as chuvas ainda nestas regiões, a recarga será maior.

Chegamos a 20 milhões de metros cúbicos no açude de Camalaú, o que equivale a 42% da capacidade, e já estamos liberando há 30 dias as águas da transposição para seguirem para o Epitácio Pessoa. Temos liberado em torno de 800 litros por segundo e com toda essa calha abastecida do rio Paraíba, vamos continuar preservando essa área em Camalaú e, quando tiver um volume a mais, vamos diminuir a abertura de Poções, para que também possa acumular volume – contou.

As águas da transposição do Rio São Francisco chegaram na Paraíba o dia 19 de novembro do ano passado. Desde fevereiro que as águas da transposição do Rio São Francisco não eram bombeadas para a Paraíba. O bombeamento havia sido suspenso devido a um problema na barragem de Cacimba Nova, em Pernambuco.

Monteiro foi a primeira cidade paraibana a receber as águas da transposição, no dia 8 de março de 2017. A água passou no último segmento de canal da transposição para entrar no túnel por volta das 18h20, já na zona rural de Monteiro, próximo à divisa com Pernambuco.

Já no dia 14 de março de 2018, o então Ministério da Integração confirmou a necessidade de suspensão temporária da transposição do Eixo Leste do Rio São Francisco para a Paraíba, até que as obras programadas para os açudes de Poções e Camalaú fossem concluídas.


Fonte: De Olho no Cariri / PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shareaholic