quinta-feira, 25 de abril de 2019

Mostra fotográfica sobre animais silvestres está sendo realizada no Parque Florestal de Santa Cruz

Exposição itinerante organizada pela CPRH integra ações do projeto Fauna Livre, de Educação Ambiental.


Foi aberta esta semana e fica em exposição até o dia 2 de maio, no Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva, no município de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste do Estado, a mostra fotográfica itinerante "Animais Silvestres: eles precisam de nós!", com registros - em painéis fotográficos - de animais que receberam tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara). A iniciativa é uma parceria da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) com a Secretaria de Meio Ambiente do município.

A iniciativa integra as ações do projeto Fauna Livre, coordenado pelo setor de Educação Ambiental da Agência. O objetivo principal é, em complemento às atividades rotineiras de fiscalização, monitoramento, conservação e reabilitação de animais silvestres, combater - por meio da conscientização - a antiga cultura de aprisionamento e tráfico de animais silvestres, ainda presente no Estado. Muitos dos animais que passam pelo Cetas Tangara, para reabilitação e posterior retorno à natureza, são vítimas do tráfico.


Lançada inicialmente em setembro de 2017 no Plaza Shopping, em Casa Forte, a mostra "Animais Silvestres: eles precisam de nós!" faz parte deste trabalho de conscientização do grupo de Educação Ambiental da CPRH. Já passou também pelos municípios de Tamandaré, Barreiros e Ipojuca. Em Santa Cruz do Capibaribe, a exposição ocorre duas semanas após a realização, pela Agência, de uma capacitação sobre Gestão de Fauna do Estado de Pernambuco, que teve a participação de gestores e servidores municipais, integrantes da Defesa Civil, do Sindicato de Trabalhadores Rurais e ambientalistas da ONG Bichos da Caatinga, entre outros.


Dentro desta parceria, uma nova atividade já está agendada para o dia 6 de junho, o Mês do Meio Ambiente, no município agrestino: a Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres, que será realizada também no Parque Florestal Fernando Silvestre da Silva. Será mais uma ação de sensibilização do projeto Fauna Livre, voltado para a conscientização de que os animais silvestres devem viver livres, na natureza, e não presos em viveiros e/ou gaiolas. A entrega voluntária evita possíveis apreensões e multas.


Informações e fotos: CPRH

VIVA DOMINGUINHOS 2019 TEM INÍCIO NESTA QUINTA-FEIRA (25)

Mourinha do Forró, Targino Gondim, Cezzinha e Jorge de Altinho se apresentam a partir das 20h, no Palco Mestre Dominguinhos

Garanhuns abre oficialmente os festejos juninos do Nordeste na noite de hoje (25), com a sexta edição do Viva Dominguinhos, que promete esquentar os corações dos apaixonados pela vida e obra do maior sanfoneiro do Brasil, José Domingos de Moraes, conhecido como Dominguinhos. A programação terá início às 20h, na Praça Mestre Dominguinhos, e segue até o sábado (27), com uma grade formada por mais de 30 atrações durante a festa.

O garanhuense Mourinha do Forró vai abrir a série de shows da primeira noite do evento. O cantor tem 28 anos de carreira e traz um repertório formado músicas de forró, xote e baião, com parcerias feitas com grandes nomes da música nordestina como o próprio Dominguinhos, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Santana, Genaro do Trio Nordestina, Alcymar Monteiro, entre outros. Também se apresentam o cantor Targino Gondim, o sanfoneiro Cezzinha e o cantor Jorge de Altinho, que encerra a quinta-feira com um show em homenagem ao amigo pessoal Dominguinhos e uma forte referência aos 30 anos da morte de Luiz Gonzaga.

O Viva Dominguinhos conta com dois polos de animação, o palco Mestre Dominguinhos, localizado na praça de mesmo nome, e o palco Canta Dominguinhos, que recebe shows durante as manhãs e tardes do evento no Espaço Colunata a partir de amanhã (26). Este ano, o Palco Dominguinhos é o maior já montado em Garanhuns e um dos maiores em eventos do Nordeste. A estrutura tem 35 metros de largura por 11 metros de altura. Um fosso também faz parte da estrutura para a realização do trabalho da imprensa. Três painéis de LED de alta definição (dois laterais e um no fundo do palco), medindo oito metros de altura por quatro metros de largura estão instalados na praça. O sistema de som é de alta qualidade e conta com torres de Delay que permitirão ao público que está mais distante assistir e ouvir aos shows com a mesma qualidade de quem está próximo ao palco. A decoração do evento também traz novidades, com luzes cênicas para o palco e decoração diferenciada no espaço das barracas especiais.

Além da estrutura moderna de palco, som e iluminação, a população também vai poder desfrutar de uma tenda de apoio a acessibilidade durante as três noites do Viva Dominguinhos. A estrutura é reservada para pessoas com deficiência e idosos com mobilidade reduzida que querem desfrutar dos shows na Praça Mestre Dominguinhos. O espaço é gratuito, tem capacidade para 30 pessoas, e contará com banheiro químico adaptado, além de dispor de um profissional de apoio. O ambiente abre a partir das 20h e funciona até o encerramento do último show.

Em 2018, o evento recebeu milhares de turistas de diversos estados do Brasil. O prefeito Izaías Régis comentou a respeito do evento.

 “O Viva Dominguinhos nasceu com o objetivo de manter vivo o nome desse grande artista em sua terra natal. É um momento de homenagem e reverência pela sua arte, sua música, que será sempre lembrada através do legítimo forró vivenciado nos três dias de evento. A movimentação econômica durante o Viva Dominguinhos atesta o sucesso do evento, especialmente na rede hoteleira e alimentícia. Este ano esperamos 200 mil pessoas de todos os lugares do Brasil”, finalizou.

Mulher é morta durante assalto a Toyota em Frei Miguelinho

Foto: Reprodução/WahtsApp

Um assalto terminou com a morte de uma mulher no Sítio Juá do Manso, zona rural de Frei Miguelinho, Agreste pernambucano, a 65 km de Caruaru, no final da manhã desta quarta-feira (24). Terezinha Maria dos Anjos, 40 anos, voltava da feira de Surubim no veículo Toyota de transporte alternativo, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e anunciaram o assalto.

Os bandidos atiraram em direção ao veículo e atingiram a passageira que morreu no local. Após os disparos, eles fugiram com a bolsa da vítima e alguns objetos.

Terezinha Maria era casada e deixou dois filhos. O corpo dela foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru. O latrocínio será investigado pela Polícia Civil.

HOMEM FOI ATROPELADO NA BR-104 EM AGRESTINA - PE

Na noite desta quarta-feira (24), foi atingido por um veículo na frente da Compesa da cidade de Agrestina, na BR-104, próximo a entrada de Agrestina, o popular, Claudemi Amaro da Paixão, de 42 anos, que mora nas imediações da Fazenda Amapá em Agrestina. Apurou-se que ele foi atropelado quando tentava atravessar a BR.

No local, um rapaz informou que foi um veículo GOL, que atingiu a vítima. Em seguida, o motorista se evadiu. A vítima, que sofreu ferimentos, foi socorrido pelo SAMU e levado para o Hospital local, onde deu entrada em situação estável.

Edital da Assembleia Geral Ordinária do Moda Center Santa Cruz

Shareaholic