sexta-feira, 14 de setembro de 2018

AGRICULTOR É MORTO A FACADAS NA ZONA RURAL DE TUPANATINGA

Foi assassinado na tarde desta sexta-feira (14), o agricultor Romildo Bezerra da Silva de 33 anos, ele estava no Sítio Serra Vermelha, na zona rural do município de Tupanatinga, no Agreste pernambucano, quando um elemento não identificado chegou e esfaqueou ele.

No momento da agressão, Romildo estava debaixo de um é de cajueiro ingerindo bebida alcoólica, ele não resistiu e morreu antes de receber os primeiros socorros.

Uma testemunha que presenciou o crime não soube da detalhes que possam ajudar a polícia a identificar o assassino, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, a Polícia Civil continua tentando desvendar o crime.

Polícia Civil realiza operação em Arcoverde para combater associação criminosa

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Pernambuco realizou, na manhã desta sexta-feira (14), a Operação “Colossus”, no município de Arcoverde, no Sertão. Foram cumpridos 5 mandados de prisão e 2 de busca e apreensão de adolescente infrator, além de 4 mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pela Comarca da cidade.

A investigação teve início no mês de julho deste ano, sob o comando do delegado Marcos Virgínio, com o objetivo de prender integrantes de uma associação criminosa, voltada para a prática dos crimes de homicídio, roubo, furto e aliciamento de menores.

Cerca de 80 policiais civis participaram da operação. Os detalhes preliminares estão sendo apresentados na sede da 19ª DESEC, em Arcoverde.

Caso Aldeia: reconstituição comprova autoria do crime da viúva

Polícia afirmou que com a simulação foram elucidadas várias alternativas para a morte do médico, Sérgio Bernardo/JC Imagem

A reprodução simulada da morte do médico Denirson Paes da Silva, 54, realizada nesta sexta-feira (14), comprova a autoria da farmacêutica Jussara Paes, 55, no assassinato do marido. A reconstituição, porém, não descarta a participação do filho mais velho do casal, Danilo Rodrigues, 23, também apontado como autor do crime. Ao todo, foram mais de 10h de trabalho até que todas as alternativas possíveis do crime fossem verificadas. Durante mais de quatro horas de simulação, nove peritos criminais da Polícia Científica estiveram no local refazendo os passos dos suspeitos no dia 31 de maio, data da morte do cardiologista. O resultado pericial da reprodução será divulgado em até 30 dias pela Polícia Civil.

Mesmo já tendo divulgado a conclusão do inquérito no dia 30 do mês passado, pela primeira vez a Polícia realizou a simulação do assassinato do médico. A verificação começou por volta das 8h da manhã quando, trajado com o uniforme do Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), Danilo chegou na delegacia de Camaragibe, na Região Metropolitana. O jovem está preso desde o dia 4 de julho, quando através de um mandado de busca e apreensão no condomínio Torquato Castro, onde a família morava em Aldeia, Camaragibe, foram encontrados os restos mortais do cardiologista. Separadamente, chegou na delegacia a sua mãe, que está presa desde a mesma data.

Apesar da Polícia Civil ter apontado no inquérito os dois como os autores do crime, Jussara confessou, no último dia 3 deste mês, ter assassinado e esquartejado o marido sozinha. A motivação teria sido a descoberta de um caso que o médico tinha. Segundo o inquérito policial, apresentado no último dia 30, o médico foi esganado ainda na cama e carregado do quarto do até um corredor próximo ao quiosque, onde foram dadas pancadas que afundaram os e u crânio. A partir daí, começou o esquartejamento. Com um serrote, a coluna de Denirson foi cortada em duas partes, e o corpo foi dividido em pedaços. Segundo o exame tanatoscópico, houve ainda a tentativa de carbonizar os restos mortais do médico num local próximo a cacimba. A carbonização não foi concluída.

Jussara chegou por volta das 8h30 na delegacia e estava com ar tranquilo. Trajando o uniforme da Colônia Penal Feminina, a farmacêutica foi interrogada por cerca de 1h40 após o interrogatório do filho. Quando já eram 14h, seis viaturas da polícia saíram da delegacia de Camaragibe e se dirigiram para o local onde ocorreu o crime. Na saída, Jussara já aparentava estar bastante abatida e fragilizada. Às 14h10, o comboio policial chegou ao condomínio Torquato Castro e começou a reprodução simulada. Participaram da reconstituição: Danilo, o filho mais velho; Daniel, o filho mais novo do casal; Zenha, a doméstica da casa e Uiraqtan, pessoa que ajudou Jussara com a ocultação do cadáver.

O perito Diego Costa contou que com a simulação foram elucidadas várias alternativas para a morte do médico. “Recriamos várias possibilidades e vários cenários. Basicamente isso servirá para confrontarmos se o que já temos materialidade, coaduna com o que tem no depoimento dela ”, explicou após finalizar a simulação. Já o perito Fernando Benevides adiantou que foram esclarecidas muitas dúvidas do inquérito. “Fizemos a parte interna e externa, e conseguimos elaborar alguns resultados que serão divulgados posteriormente ”, contou. A parte externa que Benevides se refere, é o roteiro que Jussara fez após o crime.

Segundo os peritos, Jussara teria ido em dois locais para comprar material de construção e para pegar uma pessoa que a auxiliou na quebra da casinha. Mesmo sem saber do assassinato, esta pessoa teria ajudado Jussarana ocultação do cadáver - colocando os entulhos da casinha na cacimba onde os restos mortais do médico foram encontrados. “ É precoce eu falar se daria

Segundo os peritos, Jussara teria ido em dois locais para comprar material de construção e para pegar uma pessoa que a auxiliou na quebra da casinha. Mesmo sem saber do assassinato, esta pessoa teria ajudado Jussarana ocultação do cadáver - colocando os entulhos da casinha na cacimba onde os restos mortais do médico foram encontrados. “ É precoce eu falar se daria para ela fazer sozinha o ato. Mas utilizamos um indivíduo que se aproxima em altura e peso com o Denirson para tentarmos fazer o fato o mais equiparado possível com o que aconteceu e conseguimos tirar algumas dúvidas, e somar com coisas já confirmadas ”, destacou Benevides.

Advogado de defesa

Representando a defesa de Jussara e Danilo, o advogado Alexandre Oliveira contou não acreditar que tenha sido o filho mais velho que ajudou a farmacêutica. Mas armou acreditar na presença de uma terceira pessoa no crime. ”Eu vou conversar novamente com Jussara na segunda, porque particularmente eu senti em algumas partes da reprodução simulada a necessidade de haver uma terceira pessoa ali.”



Com do Informações JC online

Cartório Eleitoral de Santa Cruz do Capibaribe convoca eleitores com urgência

Imagem meramente ilustrativa.

A 109ª Zona Eleitoral, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, informa que alguns eleitores devem comparecer com urgência ao Cartório Eleitoral para tratar de assuntos relacionados à convocação para mesário 2018.

As informações foram repassadas para nossa redação, Ariadnny Vasconcelos, chefe o Cartório local, situado na Rua Maria Francisca da Silva, 39, Santo Antônio.

Confira a lista dos solicitados:

Em Caruaru, católicos comemoram festa da padroeira Nossa senhora das Dores; Conheça a história da primeira paróquia da cidade

Com o tema “Maria em meio as dores, sinal de esperança e perseverança”, Caruaru no Agreste de Pernambuco, celebra os 169 anos de festa em homenagem a Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Com programação para uma semana inteira de festejos, o pároco responsável pela paroquia da Nossa Senhora da Conceição, o padre Zenilson Tibúrcio, lembra da importância das comemorações em homenagem a santa e salienta a importância da fé na vida cotidiana. “Lembramos as nossas dificuldades, os problemas de cada dia, mas que não podemos perder as esperanças e perseverarmos naquilo que acreditamos”, diz.

Pouca gente sabe, mas Caruaru, assim como outras cidades do interior de Pernambuco, já foi parte da cidade de Bezerros. Na época, por volta de 1840, a cidade que ainda se chamava Currais dos Bezerros, abrigava a pequena Vila do Caruru em sua extensão territorial. Segundo o pesquisador e historiador Nelson Barbalho, em seu livro “Caruaru, de vila a cidade”, Caruaru foi crescendo e com o tempo foi ganhando fama não só por sua feira, mas também por ser uma terra abençoada, onde tudo que se planta dá, e um lugar de fervorosa religiosidade.

Com quase dois séculos de tradição, a peregrinação de Nossa Senhora das Dores, saí anualmente de Bezerros em direção a Capital do Agreste. O percurso que inicialmente durava todo um dia e era percorrido no lombo de animais, ou mesmo a pé, hoje é feito em carro em poucas horas, mas que até hoje não foi esquecida pelo povo caruaruense. Essa tradição com mais de 150 anos lembra o povo da sua fé e devoção com a padroeira da cidade. Segundo o Padre Zenilson Tibúrcio essa tradição é importante para manter viva a religiosidade, “a evangelização de Caruaru começou vinda de Bezerros, porque aqui ainda era o povoado do Caruru, então a bandeira de nossas senhora da conceição vinha lá de bezerros”, explicou.

A grande carreata finaliza na igreja da matriz da Capital do Agreste, onde a imagem da padroeira é recebida pelo bispo diocesano, que atualmente é Dom Bernardino Marchió. Nesta sexta-feira (14), noite que antecede o dia da padroeira, também é realizada a procissão com motociclistas que percorrem as principais paroquias preparando os fiéis para o grande dia.


Curiosidades sobre a Paroquia Nossa Senhora das Dores

Imagem: Divulgação internet

Em 1853 Caruaru foi palco para um fato curioso, graças aos frequentes tremores de terra, que há quase 200 anos ninguém sabia do que se tratava, a igreja da Conceição ficou lotada quase todos os dias. As pessoas acreditavam que Caruaru estava sendo amaldiçoada e pediam à Nossa Senhora da Conceição que intercedessem e salvassem às terras e colheitas da cidade.

Você sabia que a Capital do Agreste quase foi exorcizada? Em 1854, o padre Antônio Jorge Guerra pediu para que o vaticano mandasse um emissário para “exorcizar” Caruaru. Isso porque a cidade vinha passando por mal bocados. Depois de forte tremores de terra, enchestes, a morte de lavouras e de várias cabeças de gato. Surgiu também uma cólera que matou várias pessoas. No entanto, o vaticano nunca mandou o exorcista para a cidade.

Um episódio triste aconteceu em 1855 quando a cólera Morbo chegou a região, essa cólera foi responsável por inúmeras mortes na cidade. Graças a essa doença as igrejas de Nossa Senhoras das Dores e Nossa Senhora da Conceição foram obrigadas a não realizar mais missas ou receber visitantes. O objetivo era evitar que a doença se espalhasse. No entanto, o padre Antônio Jorge guerra, da Igreja Nossa Senhora da Conceição, decidiu arregaçar as mangas e foi às ruas cuidar dos doentes. Infelizmente o padre foi a primeira vítima fatal da cólera em 1855, sendo enterrado no cemitério, Círculo Católico de Caruaru, ao lado da igreja matriz.

O primeiro pé de Aveloz só chegou a cidade graças ao vigário da paroquia de Nossa Senhora da Conceição? Pois é, vindo lá do Rio Grande do Norte, foi o vigário “Padre Antônio de Ferreira de Carvalho” e seus escravos quem trouxeram as primeiras mudas de aveloz para Caruaru, que anos depois ficou conhecida como “terra dos avelozes Esmeralda”.

Ao contrário do que muitos acreditam, a Igreja da Conceição evoluiu de uma capela da fazenda, que deu origem a Caruaru, mas nunca foi constituída como paróquia. Com isso, em 1948 a Catedral de Nossa Senhora das Dores foi criada, sendo assim, a primeira paróquia do município. Por isso, Nossa Senhora das Dores foi escolhida como padroeira da cidade.

Uma programação extensa acontece neste sábado (15). Confira na íntegra!

Sábado – 15 de Setembro | Dia da Padroeira

6h Ofício de Nossa Senhora

7h Ofício Solene de Laudes Cantado pelos Seminaristas

9h Apresentação do Musical “Cantemos Maria na dor e na alegria” com o Apostolado Guardiões da Virgem

10h Missa Solene presidida por Dom Fernando Panico MSC (Bispo Emérito do Crato-CE)

Coral: GDAC

12h Homenagem da cultura caruaruense à Padroeira

16h Solene Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores

18h Concelebração Eucarística de encerramento das festividades presidida por Dom Bernardino Marchió (Bispo Diocesano)

Coral: GAF e Seminaristas


Fonte; www.Liberdade.com.br

Mulher é presa tentando entrar com droga na vagina na cadeia de Serra Branca

Na tarde de ontem quinta-feira (13), agentes da cadeia de Serra Branca junto à Polícia Militar prenderam uma mulher de nome Josicleide do Nascimento Silva, vulgo Pepê, de 31 anos, residente no bairro dos Pereiros.

Ela foi flagrada durante revista na cadeia local tentando entrar na unidade prisional com papelotes de maconha escondidos na vagina. A acusada não esboçou reação ao ser interpelada pelos agentes penitenciários e entregou à droga.

Josicleide é esposa do apenado Francimário, preso no início deste ano por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Ela foi presa por tráfico e ficará à disposição do Poder Judiciário.

Com novos desafios, Bartol Neves e Hamilton França se despedem, com irreverência, da Polo FM

Na tarde desta sexta-feira (14) foi realizada a última edição do programa “Patrulha do Agreste”, comandado pelos radialistas Bartol Neves e Hamilton França.

Os dois integraram a grade de profissionais da Polo FM durante mais de três anos e meio, trazendo de forma crítica, porém com irreverência, as notícias policiais e do cotidiano de Santa Cruz e região.

A saída dos comunicadores da emissora marca também um novo desafio profissional para ambos: comandar uma emissora de rádio do município. A IGM FM, que agora vai se chamar “Interativa FM” (88.9 Mhz), será a nova casa dos comunicadores.

“Gostaria de agradecer a todos da Polo FM por todo esse tempo que estivemos aqui, por nós dois que fazemos parte do Patrulha e também aos nossos repórteres. Com certeza, vamos estar também por aqui, perturbando vocês, mas também recebendo vocês em nossa nova emissora. Fiquem todos com Deus” – disse Bartol.

“Vamos também ter o gostinho de construir uma emissora em Santa Cruz, com a marca desses dois malucos. Aprendemos muito aqui com essa equipe que Ney conseguiu, em manter o sincronismo de todos. Ernesto Maia passou aqui e chorou porque estamos saindo (risos). Brincadeira… E como dizemos: Não perca a fé e a esperança naquilo que você acredita, paz e bem a todos!” – concluiu Hamilton.



Fonte: Blog do Ney Lima

Dia C ação social no Colégio e Curso Alternativo

Esta acontecedo o “Dia C” movimento cooperativista de ação social que beneficiará moradores dos bairros Santa Tereza, Cruz Alta e adjacências, na ocasião vários serviços estarão sendo oferecidos gratuitamente no Colégio e Curso Alternativo localizado na Rua José Bezerra da Costa, 358 Cruz Alta.

O evento será realizado pela COOEDUSC e tem o apoio do SESCOOP-PE, SENAC Caruaru, Óticas Falcão, Amil Bike, Blog do Bruno Muniz, Vereador Ronaldo Pacas, F Bike, Vando Motos, Patota D’água, Farmaclin, Carla Doces, Galdino e Manuela Transportes, RG Trabalhos Gráficos e Bebel Lelé.

PADEIRO FOI ASSASSINADO COM TIROS DE PISTOLA EM SURUBIM

O padeiro Marcelo Pedrosa da Silva, de 47 anos, foi assassinado na tarde desta quinta-feira (13), no município de Surubim, no Agreste de Pernambuco.

Ele estava na Avenida Dom Helder Câmara, no bairro São José, quando apareceram dois elementos em uma moto e efetuaram vários disparos de arma de fogo, no local do crime foram encontradas 15 cápsulas de pistola 9mm.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Dia C; Cooperativa de Educadores de Santa Cruz realiza ação social nesta sexta-feira 14


Nesta sexta-feira 14 de setembro a Cooperativa de Educadores de Santa Cruz do Capibaribe (COOEDUSC) realiza o “Dia C” movimento cooperativista de ação social que beneficiará moradores dos bairros Santa Tereza, Cruz Alta e adjacências, na ocasião vários serviços estarão sendo oferecidos gratuitamente como:

Corte de cabelo masculino e feminino;
Design de sobrancelha;
Aferição de pressão;
Teste de glicose;
Exames de vista;
Teste de IMC (índice de massa corporal);
Roda de conversa sobre educação financeira;
Dentre outros.

A ação será realizada no Colégio e Curso Alternativo localizado na Rua José Bezerra da Costa, 358 Cruz Alta, das 9 da manhã às 2 da tarde, durante o evento estaremos com uma tenda para recolher alimentos que serão destinados a instituições carentes.

O evento será realizado pela COOEDUSC e tem o apoio do SESCOOP-PE, SENAC Caruaru, Óticas Falcão, Amil Bike, Blog do Bruno Muniz, Vereador Ronaldo Pacas, F Bike, Vando Motos, Patota D’água, Farmaclin, Carla Doces, Galdino e Manuela Transportes, RG Trabalhos Gráficos e Bebel Lelé.


Informações da Assessoria

Compartilhar