quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

TRATORISTA É ASSASSINADO EM CALÇADO

Um homem foi assassinado na tarde desta quarta-feira (24), em uma estrada vicinal do Sítio Marrecas, em Calçado, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi o tratorista José Joelmo Santos Silva, de 27 anos, ele foi alvejado por disparos de arma de fogo na região da cabeça.

A moto que José estava era uma Honda CG-150, placa HEN-0015, de Belo Horizonte/MG, ele residia no Sítio Mandacaru, na zona rural do município de Canhotinho, o corpo foi recolhido ao IML de Caruaru e a autoria do crime é desconhecida.

TRF4 mantém condenação de Lula e aumenta pena para 12 anos e 1 mês

Dos três desembargadores federais do TRF4, dois mantiveram a condenação do ex-presidente Lula e ampliaram a sentença de prisão dele para mais de 12 anos

Foto: Agência Brasil

Em julgamento nesta quarta-feira (24) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) foi unânime o voto da 8ª Turma. Os três desembargadores mantiveram a condenação do ex-presidente Lula (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato no caso do Tríplex do Guarujá.

Os desembargadores José Pedro Gedran Neto, Leandro Paulsen e Victor dos Santos Laus votaram ainda pela ampliação da sentença de prisão para 12 anos e 1 mês do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Condenado por unanimidade, Lula só poderá entrar com embargos de declaração, quando pede esclarecimentos ao tribunal. 

Condenação certa

O ex-presidente Lula não será preso nesta quarta-feira (24), mesmo condenado, porque o pedido de prisão só pode ocorrer quando se esgotarem todas as possibilidades de recursos na Corte.

A defesa de Lula ainda pode entrar com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e com recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente ainda pode ingressar com pedido de habeas corpus e efeito suspensivo nas duas cortes.

Julgamento

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, julgou recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (24). Lula foi condenado, em julho do ano passado, a nove anos e seis meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na sentença em primeira instância, o juiz federal Sérgio Moro afirmou que ficou provado nos autos que o ex-presidente e a ex-primeira dama Marisa Letícia eram de fato os proprietários do tríplex no Guarujá (SP) e que as reformas feitas no imóvel pela empresa OAS provam que o apartamento era destinado a Lula.

No recurso, a defesa alega que a análise de Moro foi “parcial e facciosa” e “descoberta de qualquer elemento probatório idôneo”. Os advogados afirmam que um conjunto de equívocos justifica a nulidade da condenação. Para a defesa, o juiz teria falhado ao definir a pena com base apenas na “narrativa isolada” do ex-presidente da OAS sobre o que os advogados consideram “um fantasioso caixa geral de propinas” e a suposta compra e reforma do imóvel.


Fonte: Rádio Jornal com informações do JC Online

Menino que teve coração atravessado por espeto foi salvo por milagre, dizem médicas.

Cirurgiãs Claudia Albuquerque [esq.] e Andrea Rolim atenderam menino que sobreviveu ao ter o coração perfurado por espeto em Pernambuco (Foto: Thays Estarque/G1)

“Milagre”. Foi assim que a equipe médica classificou o caso do menino, de 10 anos, que sobreviveu mesmo depois de ter o coração atravessado por um espeto. De acordo com a cirurgiã vascular Andrea Rolim, apesar da gravidade da lesão, a criança chegou ao Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, conversando, respondendo a perguntas e tranquila.

O acidente ocorreu quando o garoto caiu de uma escada em cima de um tonel onde estavam equipamentos para fazer churrasco, em Toritama, no Agreste, distante 170 quilômetros da capital.

“O espeto acertou em cheio o coração. Geralmente, em casos parecidos, os pacientes chegam aqui em situação gravíssima ou, realmente, nem chegam. Isso é uma situação muito rara. Poucas vezes, vimos algo assim. Eu nunca tinha visto. Foi um verdadeiro milagre”, pontuou a médica.

Segundo a explicação da equipe médica do HR, o próprio espeto serviu para evitar o sangramento. De acordo com a cirurgiã vascular, o objeto vibrava junto com as batidas do coração. O menino está internado na unidade de saúde desde o acidente, ocorrido no ultimo dia 18 de Janeiro.

Essa vibração ajudou a equipe a fazer o diagnóstico. “A gente desconfiou que tinha uma lesão cardíaca ou o espeto estava muito próximo do coração. O objeto funcionou como uma compressão. Ele fez o buraco e também tampou essa abertura. Então, não teve sangramento”, explicou Andrea Rolim.

Foto: Reprodução..

 “Os primeiros socorros, feitos pela equipe do Hospital Nossa Senhora de Fátima [em Toritama], foram muito importantes também”

Para a equipe médica, o fato de ninguém ter mexido no objeto foi primordial para salvar a vida da criança. Qualquer movimento de retirada poderia ter causado um grave sangramento, levando o menino a óbito.

“Ele é um garoto com muita garra, com muito ânimo. Ele e a família estavam muito tranquilos. Isso ajudou muito o nosso trabalho. Os primeiros socorros, feitos pela equipe do Hospital Nossa Senhora de Fátima [em Toritama], foram muito importantes também”, comentou a cirurgiã vascular do HR Claudia Albuquerque.

No Recife, a criança foi recebida por uma equipe multidisciplinar. Com extremo cuidado, o procedimento cirúrgico demorou cerca de uma hora e meia. “Fomos cauterizando o ferimento à medida que retirávamos o espeto. Tudo com muito cuidado”, concluiu Andrea Rolim.

O menino já teve alta da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), mas segue internado no hospital. Ele apresenta boa recuperação, segundo Claudia Albuquerque. “Ele fez exames para avaliar o coração. Está bem e respira sem a ajuda de aparelhos. A previsão é de uma alta precoce”, comemora.


Fonte: G1 Pernambuco e Blog do Ney Lima

Acompanhe o julgamento do recurso de Lula na 2ª instância

POLÍCIA REGISTRA CRIME DE MORTE NA ZONA RURAL DE SURUBIM

Foi assassinado na manhã desta quarta-feira (24), próximo ao Sítio Tambor, na zona rural de Surubim, José Fábio de Santana. Ele foi morto a tiros e neste momento a Polícia Militar está fazendo o isolamento do local e a Polícia Civil irá realizar a perícia no corpo e no local, em seguida o cadáver será encaminhado para o IML de Caruaru.

Estou extremamente tranquilo, diz Lula no dia do julgamento

Foto: Agência Brasil

Através de seu perfil no Twitter, o ex-presidente Lula (PT) alegou que está "extremamente tranquilo" ao acompanhar a sessão de julgamento da 8ª Turma do TRF-4, que acontece nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Diante de simpatizantes, Lula disse que o que está sendo julgado "é muito pouco diante do que está acontecendo com milhões de brasileiros desempregados nesse país".

Sentença

Ainda segundo o presidente, "a única coisa certa que eles podem dizer é que o Moro errou". Lula está acompanhando o julgamento de São Bernardo do Campo, em São Paulo, onde mora com familiares.

Shareaholic