domingo, 27 de agosto de 2017



DE NOVO = Adolescente foi apreendido pela segunda vez por ameaçar parentes de morte

Um adolescente foi apreendido pela segunda vez, em menos de 24 horas, por estar ameaçando familiares.

De acordo com as informações, o fato aconteceu na tarde deste domingo no distrito de São Domingos, mais precisamente na Rua José Cipriano.

A polícia foi acionada para se dirigir até o local, onde havia recebido a denuncia de que o mesmo estaria ameaçando de morte alguns parentes, inclusive a mãe é o padrasto, fazendo uso de uma faca.

Com a apreensão, ele foi levado a delegacia, de onde deve ser apresentado para posteriormente ser ouvido pelo Ministério Público local.

FOI REALIZADA EM SÃO DOMINGOS A 3ª CORRIDA DE JERICO


Na tarde de ontem, sábado (26/08), foi realizado em São Domingos distrito de Brejo da Madre de Deus a 3ª Corrida de Jerico evento este realizado por Isaías da água. A corrida aconteceu no loteamento Zé Monteiro, mas precisamente por trás da quadra poliesportiva da rua São Marcos.


O evento contou com mais de 20 jericos, que vieram também das cidades vizinhas e os competidores concorreram a R$ 800,00 reais em premiação do 1º ao 5º lugar. A Guarda Civil Municipal de Brejo da Madre de Deus, esteve dando apoio como também uma ambulância.



O organizador do evento Isaías agradeceu aos competidores que participaram da terceira edição da corrida de jerico, como também ao público presente e aos patrocinadores.



Quem levou a melhor na disputa foi o Zeca Urubu, que ficou em primeiro lugar.

A seguir confira as demais colocações:

2º Pinga Fogo
3º Pé Quente
4º Mandona
5º Cabrita.




Prefeito Hilário Paulo e Fábio Araújo.



Prefeito Hilário e Vereador Silvano.












No encerramento foi servido xerém com galinha.
Fonte: Blog São Domingos Informa

Descaso na Segurança Pública de Pernambuco foi destaque no Jornal Nacional deste sabado 26 de agosto de 2017

Fonte: TV Globo

MOTOTAXISTA É ASSASSINADO EM TABIRA, NO SERTÃO

Um mototaxista foi assassinado na noite deste sábado (26), na calçada da rodoviária do município de Tabira, Sertão de Pernambuco.

José Delisnaldo Pereira de Sousa, de 26 anos, estava em uma motocicleta quando um homem se aproximou a pé e efetuou disparos de arma de fogo, a vítima foi atingida duas vezes, não resistiu e morreu no local. Testemunhas disseram que o criminoso fugiu a pé sem ser reconhecido, a Polícia Civil esteve no local, realizou o levantamento do local do crime e encaminhou o corpo para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Prefeitura de Prata reabre concurso público com 78 vagas


O prefeito do município de Prata, Júnior Nóbrega, reabriu o concurso público para preenchimento de vagas na Prefeitura daquela cidade. Ao todo, são oferecidas 78 vagas.

Confira abaixo o edital com os detalhes e os cargos oferecidos:

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2017
REABERTURA DO CONCURSO


O Prefeito Municipal de PRATA, no uso de suas atribuições legais faz saber que, REVOGA os atos do Edital de Concurso Público nº 001/2016, e DECLARA reaberto o concurso através do Edital de Concurso Público nº 001/2017 para preenchimento de vagas do quadro de funcionários da prefeitura.

As normatizações do concurso passam a ser determinadas por este Edital de Concurso Público nº 001/2017, e seus anexos, conforme abaixo:

CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS para todos os cargos e DE PROVAS E TÍTULOS para os cargos do GRUPO

II, constantes do Anexo I, e de acordo com o Conteúdo Programático constante do Anexo V, deste Edital.

CLÁUSULA I – DO CARGO PÚBLICO

1.1 – Os candidatos aprovados, dentro do número de vagas ofertados neste Edital, serão chamados a assumir os seus cargos na Prefeitura, dentro do prazo de validade do concurso, de acordo com a classificação obtida e com as necessidades da Prefeitura, o qual reger-se-á pelos preceitos contidos no Regime Jurídico Único do Município; na Lei Complementar nº 001/2007, de 27/08/2007; na Lei Complementar nº 002/2007, de 27/08/2007; na Lei Complementar nº 003/2012, de 09/04/2012; e na Lei Complementar nº 015/2016, de 22/03/2016.

CLÁUSULA II – DAS INSCRIÇÕES E DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAR:

2.1 – O candidato que realizou inscrição para o concurso anterior para uma das vagas abertas no Edital de Concurso Público nº 001/2016, revogado neste ato, está AUTOMATICAMENTE INSCRITO neste Concurso Público.

2.1.1. – O candidato inscrito no concurso anterior e que já realizou o pagamento de sua inscrição, poderá verificar no site (www.conpass.com.br), na Área do Candidato, no link Comprovantes, a comprovação da validação de sua inscrição neste Concurso.

2.1.1.1 – As inscrições para os cargos de ASSISTENTE SOCIAL-GAF e ASSISTENTE SOCIAL-GAP, foram concentrados no cargo de ASSISTENTE SOCIAL-GAS;

2.1.1.2 – As inscrições para os cargos de PSICÓLOGO-GAF e PSICÓLOGO-GAP, foram concentrados no cargo de PSICÓLOGO-GAS;

2.1.1.3 – As inscrições para os cargos de NUTRICIONISTA-GAF e NUTRICIONISTA-GAP, foram concentrados no cargo de NUTRICIONISTA-GSP;

2.1.1.4 – As inscrições para o cargo de EDUCADOR FÍSICO-GAF foram concentrados no cargo de EDUCADOR FÍSICO-GAP;

2.1.1.5 – As inscrições para o cargo de AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO-GEO foram concentrados no cargo de AUXILIAR DE CONSULTÓRIO DENTÁRIO-GSF.

2.1.2. – O candidato inscrito no concurso anterior, mas que ainda não havia realizado o pagamento do boleto de sua inscrição, deverá imprimir a 2ª via do boleto e realizar o pagamento até a data de vencimento, para participar desse concurso público, se assim o desejar.

2.1.3. – Não será permitida a troca de cargo para os candidatos inscritos e com inscrições já validadas no concurso anterior. O candidato inscrito e com inscrição já validada no concurso anterior que se interessar em concorrer a um cargo diferente do realizado anteriormente, deverá proceder com uma nova inscrição no período aberto para as novas inscrições do concurso e inclusive pagar a taxa de inscrição correspondente, até a data de vencimento.

2.1.3.1 – Os candidatos inscritos no concurso anterior para os cargos de ODONTÓLOGO ENDODONTISTA; ODONTÓLOGO PROTESISTA; ODONTÓLOGO BUCOMAXILOFACIAL; e TÉCNICO PROTÉTICO, e que já haviam realizado o pagamento da taxa de inscrição, devem fazer solicitação de devolução da taxa, formalmente, na sede da Prefeitura Municipal, sito a Av. Ananiano Ramos Galvão, s/n – Centro – PRATA/PB, no horário das 07:00 às 13:00 horas, o qual receberá do funcionário o canhoto de protocolo, entre os dias 04/09/2017 e 06/10/2017.

2.2. – Será aberto NOVO período de inscrições, exclusivamente, de forma on-line, para este Concurso Público, através do site www.conpass.com.br, observados os seguintes requisitos:

2.2.1. PARA INSCRIÇÕES ON LINE:

a) Fazer a solicitação de inscrição on-line no site www.conpass.com.br;

b) O NOVO período de inscrições deverá acontecer entre os dias 04/09/2017 e 05/10/2017 até as 23:59 (Horário de Brasília).

Filho ameaça a mãe e mata o pai com tiro de espingarda no Cariri

A Polícia Militar prendeu em flagrante, nesse sábado (26), um homem suspeito de assassinar o pai com tiro de espingarda na zona rural do município de Barra de Santana.

Micael Gomes da Silva, de 22 anos, foi preso ainda com a arma do crime, após a PM montar um cerco para capturá-lo.

A esposa da vítima e mãe do acusado, revelou a PM que o crime ocorreu durante uma discussão. Pai e filho estavam bebendo quando Micael Gomes ameaçou a mãe.

De acordo com a polícia, ele foi imediatamente repreendido pelo pai, o que deu início a uma discussão. O suspeito então, armado com uma espingarda, atirou no peito do seu pai, José Gomes da Silva, de 56 anos, que faleceu no local.

O suspeito permanece detido na delegacia de Queimadas.

HOMEM É EXECUTADO A TIROS EM TORITAMA

Na noite deste sábado (26) mais um crime de morte foi registrado no município de Toritama. O fato ocorreu as margens da rodovia, PE-90 em frente a um espaço de eventos.

De acordo com informações de testemunhas, o homem identificado por Carlos Augusto da Silva (29 anos), estava com alguns amigos para entrar na festa que acontecia na casa de shows. Ainda segundo informações, um veículo de cor prata e modelo não especificado teria se aproximado do grupo e efetuado vários disparos contra Carlos Augusto que morreu no local. Os disparos, atingiram a cabeça e o tórax da vítima.

Uma segunda pessoa também acabou sendo atingida com os tiros. Luiz Antônio Arruda Bezerra foi baleado na mão e socorrido até o Hospital, Nossa Senhora de Fátima em Toritama, onde recebeu atendimento médico e em seguida liberado.

Policiais Civis e Militares estiveram no local realizando as primeiras investigações. Após o trabalho de perícia, o corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Caruaru. Tanto a autoria do crime, quanto a motivação, seguem desconhecidas pela polícia. 

Este foi o segundo homicídio do mês de agosto e o 30º do ano no município. Os números apresentam um aumento no índice, se comparado ao mesmo período de 2016, que fechou o mês de agosto com 27 assassinatos e o ano com 46.


De mãos dadas com Ricardo, Lula é recebido na Paraíba e ganha cidadania



O ex-presidente Lula chegou de mãos dadas com o governador Ricardo Coutinho ao Parque Bodocongó, em Campina Grande, onde participa de ato público neste domingo (27).

O petista cumprimentou algumas pessoas que o esperavam e recebeu uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Durante o evento, o ex-presidente recebeu Título de Cidadão de Monteiro. A honraria foi proposta pela vereadora Jacira de Oliveira e entregue pelo deputado federal Luiz Couto.

Ontem, Lula participou de ato público em João Pessoa, onde recebeu título de cidadania.

Após sofrer com praga e seca, produção de palma ressurge com mais qualidade



A produção de palma na Paraíba foi abundante e desordenada por muitos anos. Até que as plantações foram afetadas por uma praga e pela seca. Mas a adversidade ensinou os produtores a plantarem com mais critério para, aos poucos, cultivarem palmas com mais qualidade.

Para o assessor da Presidência da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Domingos Lélis, a cultura, que é considerada o melhor produto a ser cultivado em terras paraibanas, foi dizimada no estado no início da década. “Parece que soltaram uma bomba atômica”, compara.

O produtor de leite Januário Marinho, que mora na zona rural de Soledade, planta palma para alimentar suas 20 reses de gado e herdou a atividade do pai. Segundo ele, o ciclo de plantio foi interrompido pela cochonilha do carmim, que destruiu toda a palma gigante da região, em 2010.

Inseto exótico veio do México

A cochonilha é um pulgão que produz corante natural e foi trazido do México para o Brasil por pesquisadores de Pernambuco, que procuravam uma fonte de renda extra para os produtores de palma, conforme explicou Lélis. Porém, o inseto trazido só produzia 10% do que era esperado e não serviu para o objetivo dos pesquisadores.

Com a pesquisa abandonada e sem um inimigo natural, o pulgão exótico começou a se espalhar e a destruir as plantações de palma que existiam por perto, sempre avançando por onde conseguia. A cochonilha do carmim chegou à Paraíba por Monteiro, no Cariri.


“Os produtores não estavam preparados para isso. O cara tinha a palma dele e plantava em áreas grandes, 30, 50 hectares. Plantava e deixava lá, para se tivesse necessidade um dia. Com essas florestas de palmas, a cochonilha chegou e se deparou com aquele habitat maravilhoso”, explicou Lélis.

Com palmas altas e sem espaçamento satisfatório entre elas, os produtores não conseguiam entrar na plantação para combater a praga. Mesmo com algumas tentativas de conter a cochonilha, ela sempre voltava.

Produção reduzida a 10%

Segundo dados da Faepa, até 2010, a Paraíba tinha cerca de 160 mil hectares de plantações de palma. Com a atuação da cochonilha do carmim, a partir de 2010, e a estiagem, que teve início em 2011, a estimativa é que hoje esse número não chegue nem a 16 mil hectares.

“Tínhamos 160 mil hectares da palma gigante na Paraíba, que é a melhor palma que tem, mas ela é altamente suscetível ao inseto. A cochonilha vai sempre ser um problema. Quando um inseto entra no país, não dá para eliminar, tem que conviver com ele”, comentou o técnico da Federação.

Além da praga, os palmais da Paraíba também sofreram com a estiagem prolongada, de cerca de seis anos, mesmo sendo uma cultura essencialmente resistente à seca. “Quando a gente começou a introduzir outra variedade, veio o ciclo da estiagem, que foi cruel. Não deu pra que a gente pudesse aumentar a palma, ver a adaptação dela com melhor qualidade na região, devido ao grande ciclo de seca. Foi avassaladora, desgastante”, relatou Januário.

Espécie precisa de chuva, mesmo que pouca

Para Januário, a situação ainda não é a ideal, mas, plantando espécies resistentes, como a orelha de elefante e a mão de moça, ainda há fé de que o cenário melhore. “No momento, a gente ainda está na fase que ainda não demos tudo que tínhamos pra dar porque realmente houve a seca e a palma não desenvolveu a contento. A gente tá tendo que aumentar a área, mas dá, se tiver regulares índices pluviométricos [de chuva]. Teve chuva pouca. Mas no caminho que a gente vinha, a produção já estava no limite de suportar”, contou o produtor.

Lélis explica que a palma é uma alternativa para as regiões onde há pouca precipitação, mas que ela necessita de água, ainda que pouca. “O cariri é a região que menos chove e a palma ainda resiste por conta da amplitude térmica, que é grande, e gera muito orvalho. Mas eu não vou dizer que a palma aguenta a vida inteira sem água”, reconhece.

Para Lélis, a Paraíba teria que lutar muito para voltar a ter os 160 mil hectares de palma que tinha em 2010. Porém, com técnicas de plantio correto, o estado nem precisa disso tudo para conseguir dar conta de alimentar seu gado. “Se você tiver metade disso, mas bem feito, plantado de forma tecnicamente correta, vai ter um volume maior de produção”, assegurou.

Novas espécies são mais resistentes

Com a dizimação da palma gigante, os produtores tiveram que introduzir variedades resistentes à cochonilha. No Agreste e na Mata Paraibana, regiões onde chove mais, é mais usada a palma doce. No Cariri, que fica no semiárido, os produtores passaram a cultivar a orelha de elefante e a mão de moça, todas resistentes à praga.

Em 2006, o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar) na Paraíba começou um programa para ensinar os produtores a plantar a palma da forma correta. Antes, a palma era plantada de forma indiscriminada. Agora, os produtores aprenderam a plantar a cultura com 1,8 metro de distância entre as fileiras, para facilitar o combate a pragas, caso elas apare.

Com esse cultivo mais organizado, Lélis explica que os agricultores conseguem produzir mais em menos espaço e tempo. “Antes, eram produzidas 70 toneladas por hectare, a cada 3 ou 4 anos. Agora, com 2 anos ou até 18 meses, eles já começam a produzir 400 ou 500 toneladas por hectare”, informou.

Krystine Carneiro, G1 PB

COLISÃO MATA MULHER NA BR-232, EM ARCOVERDE

Uma mulher morreu na noite deste sábado vítima de acidente no KM-240 da rodovia BR-232, em Arcoverde, Sertão de Pernambuco.

A vítima fatal foi identificada como, Rosete Cristina Machado, de 54 anos, ela viajava como passageira em um Fiat Uno que seguia de Recife para Petrolina, no carro Além de Rosete estava seu esposo condutor do veículo e o neto. O carro que eles estavam caiu em uma barragem após colidir em um Voyage que realizou uma ultrapassagem em local proibido, o condutor foi identificado como Jânio Fidelis, que viajava com esposa e outros membros da família, no carro foi encontrada uma lata de Pitu.

Jânio realizou o teste do bafômetro que acusou que ele havia bebido, o mesmo preso, levado para a delegacia, autuado em flagrante e será levado para audiência de custódia, o corpo da vítima fatal foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Shareaholic