sábado, 27 de maio de 2017

Assembleia Legislativa homenageia Nova Jerusalém na próxima segunda-feira (29)


Na próxima segunda-feira (29), às 18h, será realizada a sessão solene da Assembleia Legislativa em homenagem aos 50 anos de construção da cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no distrito Fazenda Nova em Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco, onde, no último mês de abril, foi realizada a encenação da Paixão de Cristo que marcou a passagem do Jubileu de Ouro do espetáculo.

A homenagem, que seria realizada inicialmente no dia 6 de abril último, foi proposta pela deputada Laura Gomes e subscrita pelos deputados Diogo Moraes e Tony Gel. O texto da proposta, aprovada por unanimidade, ressalta a importância do espetáculo para a cultura e a economia da região, além da projeção artística do evento teatral que conta a história do personagem de maior destaque na história da humanidade e que é considerado atualmente uma das principais atrações turísticas do calendário cultural brasileiro.

Realizado no maior teatro ao ar livre do mundo, a peça conta a história dos últimos dias de Jesus com a participação de 50 atores e 400 figurantes em nove palcos-plateia, que são réplicas de prédios e lugarejos da Jerusalém de 2 mil anos atrás.

A solenidade homenageará também o pioneirismo de Plínio Pacheco, idealizador e construtor da Nova Jerusalém. O empreendedorismo do patriarca da família Pacheco deu dimensão internacional a peça de teatro amador que era apresentada pelas ruas de Fazenda Nova por iniciativa do político e empresário Epaminondas Mendonça, que, em 1951, reuniu a família e amigos para realizar a encenação na vila como forma de movimentar o comércio e o turismo no local.

Em 1968, o espetáculo passou a ser encenado na cidade-teatro de Nova Jerusalém e hoje está profissionalizado. A proposta da deputada estadual Laura Gomes também faz jus ao trabalho de Robinson Pacheco, filho de Plínio e atual presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, responsável pela continuação de uma obra artístico-cultural com meio século de presença exitosa no cenário artístico do Ocidente.


Do Estação Notícias / Assessoria

VIGILANTE DE RUA É ASSASSINADO EM GARANHUNS

O crime aconteceu na Rua Tobias Barreto, a vítima foi o vigilante de rua Robson Silva Santos, de 32 anos, ele foi alvejado por dois disparos de arma de fogo na cabeça e tórax, ao lado do corpo estava uma motocicleta Honda CG-125, vermelha, placa KIX-5630, usada por ele no patrulhamento das ruas.

Até o momento a autoria do crime é desconhecida, populares disseram apenas que um carro preto teria sido utilizado na ação, policiais civis da Divisão Especial de Apuração de Homicídios (DEAH), realizaram o levantamento do local do crime e o corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal de Caruaru.




Fonte: Agreste Violento

Sanfônica Mirim do Cariri se apresenta em Campina Grande


A Orquestra Sanfônica do Cariri, formada por jovens sanfoneiros das cidades de Monteiro, Camalaú, Congo e Coxixola, estiveram na ultima quinta-feira (25), em Campina Grande participando de uma ação promovida pelo Sebrae.

Os alunos se apresentaram sob a regência do professor e músico, Ezequiel Sóstenes. Ele também é um dos coordenadores do projeto e vice-prefeito do município de Camalaú.

Chuvas elevam o nível de barragens em Pernambuco, diz Compesa


As chuvas dos últimos dias colaboraram para melhorar o nível de algumas barragens em Pernambuco. Um dos mananciais que está em pré-colapso, a Barragem do Prata, no município de Bonito, elevou de 9,83% para11,72%, entre a quarta (24) e sexta (26). A barragem é responsável pelo abastecimento de água de Caruaru e das cidades de Agrestina, Santa Cruz do Capibaribe, Ibirajuba, Altinho e Cachoeirinha.

Em Garanhuns, as três barragens que fornecem água para a cidade elevaram o volume de reservação com as chuvas dos últimos dez dias. A Barragem do Cajueiro aumentou o nível de acumulação de 43% para 48%, Mundaú subiu de 23% para 35%, enquanto Inhumas, que estava em colapso, com 5% da sua capacidade total, agora subiu para 27%.

Ainda no Agreste, a Barragem do Rio Correntes, que fornece água para a cidade de Correntes, está vertendo. A Compesa inclusive, concluiu um serviço para limpeza dessa barragem, neste mês, o que contribuiu para melhorar a acumulação de água no manancial e retirar a cidade do rodízio.

Lagoa do Ouro também teve o calendário reduzido pelas chuvas, passou para um dia com água e um dia sem, depois que regularizou a vazão do Riacho da Palha. A população de Bom Conselho já sente as melhorias no abastecimento, após as barragens de Bulandim, Mata Verde e Caboge voltarem a acumular água.

Na região Metropolitana do Recife, o maior aumento de volume aconteceu na Barragem de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que subiu de 46,06% para 54,12%.


(Fotos: Compesa/Divulgação)

Chacina: quatro jovens são assassinados a tiros em Caruaru


A noite desta sexta-feira (26) começou sangrenta com quatro jovens sendo executados a tiros em Caruaru. A chacina ocorreu na esquina da Rua Goiás com a Rua Alexandrino de Alencar, próximo a Arnaldo do Ferro Velho, no bairro Salgado e teve como vítimas os jovens, José Inaldo de Arruda da Silva, de 17 anos e o irmão, Reginaldo José de Arruda da Silva, de 19 anos, que moravam na Rua Goiás; Thiago Soares da Silva, de 16 anos, que residia na Rua Goiás e Valderilson Antonio da Silva, vulgo “Biliu” de 23 anos. E segundo familiares todos eram usuários de drogas, mas nunca tiveram passagem pela polícia.

A mãe do Valderilson, estava com problemas de saúde e ao saber da morte do filho sofreu um infarto e morreu.


O delegado da 3ª Divisão de Homicídios, Dr. Bruno Vital, está na Força Tarefa de Homicídios, foi ao local e disse que ouviu vários relatos de populares que presenciaram o crime, mas vai trabalhar inicialmente sem descartar nenhuma hipótese e falou ainda que essas pessoas que cometeram a chacina tem que pagar pelo que fizeram e a prioridade agora é conseguir identificar e prender esses delinqüentes.


O perito criminal Dr. Eudo Souza, informou que as vítimas foram mortas com a média de três tiros cada, a maioria deles na cabeça e que pelas evidências encontradas no local os algozes tem experiência do manuseio de armas de fogo. O perito falou também que uma das vítimas estava com seis pedras de crack na boca.

Os corpos foram encaminhados para o IML local.


Fonte: Blog do Adielson Galvão

Fotos: Adielson Galvão






Suspeito de matar homem com golpes de faca no Cariri é preso


Policiais civis cumpriram, na tarde desta sexta-feira (26), mandado de prisão preventiva contra um suspeito de assassinar um homem com golpes de faca.

De acordo com as investigações, o suspeito foi denunciado por testemunhas como sendo o responsável pelo assassinato. O crime aconteceu por volta das 5h da manhã do dia 8 de maio, no Sítio Riachão, que fica na Zona Rural do município de Barra de Santana, no Cariri paraibano, a 133 km de João Pessoa. A vítima foi atingida por golpes de faca e morreu no local da ocorrência.

A polícia vinha realizando buscas desde o dia do assassinato e durante esses levantamentos descobriu onde o suspeito estava escondido. Foi montada uma campana e nesta sexta-feira ele foi surpreendido pelos policiais e preso. O detido foi ouvido e depois encaminhado para a Central de Polícia de Campina Grande, no bairro do Catolé, na Zona Sul da cidade. Ele vai ficar recolhido na carceragem até ser apresentado ao juiz em audiência de custódia.

Shareaholic