quarta-feira, 10 de maio de 2017

Quem passar trote para o SAMU vai ter que pagar multa de R$ 1.000

Foto: Juliana Oliveira/Rádio Jornal

Já está em vigor a nova lei que determina multa para quem fizer denúncias falsas ou ligações desnecessárias para a Central de Atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A medida foi tomada devido à grande quantidade de trotes que o serviço recebe diariamente. Quem for identificado utilizando o SAMU indevidamente, vai pagar uma multa no valor de R$ 1.000.

Na central de atendimento do SAMU, 16 pessoas atendem cerca de 700 ligações todos os dias. Destas, aproximadamente 200 são trotes. Boa parte dessas ligações indevidas é feita por crianças.

O coordenador geral do SAMU Metropolitano, Leonardo Gomes, afirma que os trotes atrapalham o funcionamento do serviço e podem até mesmo impedir o SAMU de salvar uma vida. "Trote é crime, está previsto no Código Penal Brasileiro e pode dar até detenção. Quem pensa em passar trote, lembre que isso não é uma brincadeira", afirma.

Multa

Leonardo explica como será o processo para a cobrança das multas. "Vai existir um grupo de trabalho para que essa multa possa ser executada. Esse número de telefone é remetido à Polícia para que se possa configurar o flagrante", diz. Além da multa, quem passar trote também pode ser condenado a prestar serviços comunitários.

O atendimento do SAMU é feito 24 horas por dia pelo número 192. A ligação só deve ser feita em caso de urgência.

LBV promove fórum sobre protagonismo e empoderamento dos idosos

Visando o empoderamento dos idosos assistidos pelo programa Vida Plena, a LBV promoveu no último dia 3 de maio, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, o I Fórum da Pessoa Idosa, que contou com a presença da Defensoria Pública de Pernambuco, Comissão do Idoso da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB) e uma especialista em saúde do idoso.

Para abrilhantar a abertura deste evento, o público foi presenteado com a apresentação musical do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, saudando a todos os presentes com músicas alegres e que levam ensinamentos sobre temas da atualidade.

A Defensora Pública dra.Cristina Sakaki iniciou o bate-papo com os idosos da LBV explicando a todos eles o trabalho realizado pela Defensoria Pública na promoção e defesa da pessoa idosa, com ênfase na saúde, endividamento e combate à violência. “Todo idoso que necessitar do apoio jurídico pode recorrer à Defensoria Pública que estamos prontos para ajudá-los”.

Ela comentou ainda sobre o trabalho da Legião da Boa Vontade no resgate e respeito da pessoa idosa. “A LBV está de parabéns por proporcionar espaços como este para o debate e o empoderamento dos idosos, levando cidadania a quem precisa. Contem sempre com o meu apoio”, declarou.

A representante da Comissão do Idoso da OAB/PE, dra. Ana Catarina, orientou os idosos sobre como buscar apoio jurídico caso eles sejam negligenciados ou sofrer com violência verbal, física ou moral. A fisioterapeuta Aparecida Brito falou sobre a saúde do corpo e da mente, com ênfé

O I Fórum da Pessoa Idosa da LBV foi a conclusão do projeto “Idosos ativos e pensantes - Uma nova realidade! ”, desenvolvido pelo Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, em Recife, que nos meses de fevereiro, março e abril promoveu atividades artesanais, rodas de diálogos, atividades físicas e ações de promoção à saúde.

A educadora social Andréa Santos comentou a importância do projeto no estímulo ao protagonismo da pessoa idosa. “O fórum é uma sementinha da LBV em cada idoso beneficiado no programa, para que eles busquem cada vez mais a qualidade de vida e sejam protagonistas de suas próprias vidas”, enfatizou.

A senhora Marluce Ribeiro, de 68 anos, beneficiada pelo programa Vida Plena, declarou com grande alegria que as ações promovidas pela LBV contribuem na formação intelectual de cada um. “Quando a LBV realiza palestras como essas, nos encoraja e anima para enfrentar os desafios da vida. Sentimos como pessoas ouvidas e com voz para opinar nossas ideias”, declarou.


Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Recife, PE, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8601.

Alunos são detidos com drogas dentro de ônibus escolar de Santa Cruz

Na noite desta terça-feira (09), policiais do 24º BPM receberam denúncias anônimas de que em um ônibus que faz o transporte de estudantes do bairro Santo Agostinho até o Centro de Santa Cruz do Capibaribe, estaria ocorrendo um consumo de drogas.

De imediato, o efetivo abordou o veículo na Avenida Biu de Deda, bairro São Jorge, onde foi constatado o fato. Na busca, dois cigarros de maconha que estavam prontos para o consumo e uma pequena quantidade da droga, foram localizados.

Os suspeitos pelos entorpecentes foram conduzidos para a delegacia de polícia local.

Fonte: Blog do Ney Lima

Melhor sanfoneiro do mundo visita Brejo


O tricampeão mundial de acordeon, o pernambucano Mahatma Costa, fez uma visita a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus na terça-feira (9). O músico foi eleito o melhor sanfoneiro do mundo em 2014, 2015 e 2016, além de colecionar prêmios em outros países europeus, asiáticos e americanos. Com o sucesso na Europa, o pernambucano ganhou uma sanfona personalizada da empresa italiana Scandalli, uma das referências da indústria musical.

Natural de Olinda, mas com criação no município de Timbaúba, Mahatma contou a sua trajetória musical, participações na TV, concursos, curiosidades e cordialmente tocou acordeon diante de secretários, diretores, membros da imprensa e bateu um papo descontraído com o Prefeito Hilário Paulo e o vice Josevaldo.


O instrumentista é um dos músicos que está participando da gravação oficial do Hino de Brejo, e falou do seu encaminhamento pelo município.

"Vim visitar meu amigo Marcelo Santa Cruz, nos conhecemos há 18 anos, já fizemos muitos trabalhos musicais juntos e aceitei seu convite para participar da gravação deste belo projeto. Gostei muito da cidade, achei o prefeito uma simpatia em pessoa, o vice Cooboy também é gente boa. Fui muito bem recebido pela sua equipe" disse o melhor sanfoneiro do mundo.

Conquistas:

CAMPEÃO MUNDIAL DE ACORDEOM
68º Copa Mundial de Acordeom – Finlândia (2015)

CAMPEÃO MUNDIAL DE ACORDEOM
66º Troféu Mundial de Acordeom – Suíça (2015)

1º LUGAR
Strumenti & Musica Festival in Spoleto – Itália (2014)

2° LUGAR NO MUNDIAL DE ACORDEOM
65º Troféu Mundial de Kaunas – Lithuania (2014)

2° LUGAR NO MUNDIAL DE ACORDEOM
39º PIF Castelfidardo – Itália (2014)


Fonte: Estação Notícias / Marcelo Santa Cruz

Shareaholic