sexta-feira, 24 de março de 2017

Morre jovem monteirense vítima de acidente de moto

Morreu nesta sexta-feira (24), no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande o jovem Marcos Vinicius da Silva Pinheiro, de 19 anos. Ele foi vítima de um acidente de moto, no último sábado, no município de Monteiro, no Cariri paraibano.

Conforme informações, o jovem seguia em uma moto quando perdeu o controle da direção e caiu. O acidente aconteceu durante a noite, no Sítio Serra do Mocó. O jovem foi socorrido para o Hospital Regional de Monteiro, e transferido em estado grave para o Hospital de Trauma, aonde veio a falecer nesta sexta.

ADOLESCENTES PARAIBANA SÃO APREENDIDAS EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE

Foi no final da manhã de hoje sexta-feira dia 24 de março que duas adolescentes uma de 15 e outra de 16 anos foram apreendidas tentando furtar uma loja de cosméticos e perfumes na Rua Raimundo Francelino Aragão, no Centro da cidade de santa cruz do Capibaribe no agreste de Pernambuco de acordo com as informações, as mesmas estavam fazendo uso de uma chave de fenda para arrombar o estabelecimento e também dois baldes grandes, onde colocariam os produtos furtados.

A proprietária percebeu a ação e acionou a polícia, que apreendeu as duas. Na delegacia, elas afirmaram que seriam da capital paraibana João Pessoa e teriam chegado a Santa Cruz com outro homem, que estava em um carro Fiat Uno, de cor branca. O mesmo ainda não foi localizado.

Reportagem: Randeson silva

HOMICIDÍO NA CIDADE DE JATAÚBA - PE

Na tarde desta sexta-feira dia de março um homicídio foi registrado na cidade de Jataúba. De acordo com as novas informações a vitima foi o jovem Ilquias César da Silva de 25 anos (conhecido por “quiquia”), Ele residia no bairro da Cohab da cidade de Jataúba segundo informações ele foi alvejado por vários disparos de arma de fogo.

Ele seguia de moto com a cunhada e uma criança, vindo do sítio Jacarará, quando um criminoso se aproximou, também de moto, e efetuou os disparos. Pelo menos sete tiros atingiram a vítima, sendo quatro no rosto.

Ilquias morreu no local, as margens da PE-145. Já a cunhada e a criança também ficaram feridas devido à queda da moto, sendo socorridos e encaminhados ao hospital de Jataúba, onde permanecem em observação.

O corpo foi encaminhado para o IML, na cidade de Caruaru. Não foi informado se o mesmo tinha passagens pela polícia. A motivação para o crime segue desconhecida.



Com Fotos e informações do Portal do Agreste  / Blog do Ney Lima

Pernambuco tem mais de 4 mil novos casos de tuberculose por ano

Foto: Reprodução

24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença que registrou 10 milhões de novos casos no mundo em 2016, matando 10% do universo total de pacientes. A situação em Pernambuco não é nada boa: são mais de 4 mil novos casos por ano no Estado, que apresenta quase o dobro da média de mortalidade da doença em todo o Brasil.

O Governo do Estado preparou uma programação para conscientizar profissionais da saúde a toda a população. Durante a manhã desta sexta-feira (24), foi realizada uma série de seminários no auditório de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco, em Santo Amaro, sobre os aspectos clínicos da doença.

De acordo com a gerente de Micobactérias da Secretaria Estadual de Saúde, Daniele Travassos, Pernambuco tem 4.600 novos casos de tuberculose por ano, com uma média de 400 óbitos. O Estado é o terceiro do País em incidência da doença, e o segundo em mortalidade. Ela ressalta que a doença tem cura e o tratamento é gratuito, feito pelo Serviço Único de Saúde (SUS).

Cuidados com a doença

Pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Rádio Jornal entrevistou o pneumologista Blancard Torres. Ele alerta para a emergência da gravidade da tuberculose no estado: "A tuberculose está muito presente no nosso estado e o Recife está entre os lugares onde mais se morre por tuberculose", afirmou.

O médico alerta ainda que a doença precisa ser diagnosticada o mais rápido possível: "as comunidades mais pobres são as que mais sofrem. As pessoas não procuram os postos porque não são bem atendidas e o tratamento que tem que ser feito até o final, por seis meses". alertou.

O profissional de saúde ainda elenca os principais sintomas, como a tosse por mais de duas semanas ou mais. Já no caso das crianças, a vacina é a única prevenção possível.

Monteiro sedia mais uma edição do Festival de Cultura Zabé da Loca

O município de Monteiro sediará a partir desta sexta-feira (24), o Festival de Cultura Popular do Cariri Zabé da Loca, que chega este ano a sua 8ª edição. Violeiros, declamadores e bandas da Paraíba se apresentaram no festival, que se estende até o próximo domingo (26).

Nesta edição, o cantor e compositor Carlos Antônio Bezerra da Silva, o Totonho, natural da cidade, está sendo o homenageado e se apresentará nesta sexta-feira, na Praça João Pessoa.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretária de Cultura e Turismo, em parceria com o SEBRAE – Agência Cariri e do Campus VI da UEPB.

Parceira no evento, a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, destacou que o momento é das instituições que promovem a cultura e os empreendedores que trabalham para o setor se unirem para mostrar o que a cidade tem de melhor em produtos e serviços e que o Festival Zabé da Loca está se consagrando como uma vitrine de projetos artísticos autorais e de reconhecimento aos poetas e músicos populares.

“Nós acreditamos que o evento só agrega benefícios à cidade, com essa mostra artística tão rica para o município, valorizando artistas locais. O Sebrae sempre apoiou e continuará apoiando a arte e a cultura como forma de promover a história do lugar, do Cariri paraibano, terra de muitos poetas e cantadores, e de estimular mais um setor produtivo. Vamos promover Zabé da Loca, Espedito de Mocinha e João de Amélia, além de outros que recebem o visitante com paixão”, falou Madalena.

A programação do Festival tem atrações locais como a banda de Monteiro, Pife Perfumado, que dá continuidade ao trabalho da mestra Zabé da Loca, mostrando instrumentos de sopros do Cariri. Em 2016, o evento homenageou o poeta popular Espedito de Mocinha, que também participará do evento este ano.

O homenageado deste ano será o Compositor, produtor e cantor, Totonho, que nasceu em 1964 na cidade de Monteiro. Foi vendedor de buchada de bode e assistiu a muitas cantorias de repentistas da região. Com nove anos de idade, Totonho montou a banda Os Renegados, que tocava com guitarra, bateria e outros instrumentos de lata. Em 1982 foi para João Pessoa e fundou o Musiclube da Paraíba, cooperativa de compositores por onde passaram Chico César e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, entre outros.

Seu primeiro registro fonográfico saiu em 2001, fruto de parceria com a Trama, importante gravadora da época. Em 2005, lançou o segundo CD, Sabotador de Satélite, pela gravadora de mesmo nome. Participou de duas coletâneas internacionais da Nova Música Brasileira, selo Toten França, e o coletivo Hip Hop do Mundo, selo África Mundi/U.S., produzida pelo americano Malvin Gibson. Já fez shows pela Ucrânia, Londres, Bélgica, França, Guatemala, Portugal e Rússia, além de estar nos palcos de vários estados do Brasil.

Confira a programação:

Sexta-feira (24)

Local: Praça João Pessoa

21h – Maracagrande (Maracatu Campina Grande);

22h – Totonho e os Cabras – Participação de Dejinha de Monteiro e Os Fulanos;

23h – Cabruêra;

Sábado (25)

Local: Feira Central (Beco da Oi)

8h – João de Amélia – música;

9h – Beato Vicente – teatro;

10h – Mazurca (coco de roda);

11h – Afonso Pequeno e Lázaro Pessoa – violeiros;

Local: Praça João Pessoa

21h – Escurinho (JP);

22h – Sandra Belê (Zabelê);

23h – Pife Perfumado (Monteiro);

Domingo (26)

7h – Visita à Rota do Cariri Cultural – “Entre Pedras e Veredas”

(saída da Praça João Pessoa e chegada por volta das 14h).

Polícia não tem pistas dos suspeitos de assaltar Correios em Poção

Foto: Reprodução

A polícia ainda não tem informações sobre o grupo suspeito de atacar a agência dos Correios do município de Poção, no Agreste do Estado. A ação aconteceu na manhã de quinta-feira (23).

De acordo com a polícia, quatro elementos armados de espingardas e revólveres praticaram o crime. Eles fugiram em um veículo Corsa, da cor preta e de placa não anotada, em direção à cidade de Pesqueira.

Perseguição e itens roubados

No momento da fuga, várias viaturas foram acionadas e perseguiram os suspeitos, mas não conseguiram capturá-los. Segundo a agência dos Correios, eles fugiram com um malote contendo vários documentos e levaram uma quantia em dinheiro, de valor não informado.

BRAÇO HUMANO É LOCALIZADO NA ZONA RURAL DE IBIRAJUBA

Um braço humano em estado de decomposição foi localizado na tarde de ontem quinta-feira (23), no Sítio Pachola, na zona rural do município de Ibirajuba, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com informações da Polícia Militar, um cachorro teria chegado em casa carregando o braço, o agricultor Leidinaldo Nunes Torres, dono do animal acionou a PM. Foram realizadas diligências na redondeza na tentativa de localizar o corpo sem êxito, o Instituto de Criminalística compareceu ao local e identificou o membro como sendo de uma pessoa do sexo masculino, o achado foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.

Triplo homicídio de família em Caruaru: namorado da filha é ouvido

Homicídio aconteceu na Zona Rural de Caruaru. Foto: Reprodução

Desde a última terça-feira (21), a polícia de Caruaru, no Agreste do Estado, segue investigando os autores do triplo homicídio no Sítio Lagoa do Paulista, na Zona Rural do município, que vitimou uma mulher e seus pais.

Nas investigações, várias pessoas estão sendo convocadas para prestar esclarecimentos na delegacia. As imagens das câmeras de segurança localizadas na BR-232 também foram solicitadas pela polícia. O namorado de Maria Madalena Pereira, 24, já foi ouvido. Genilson da Silva Bezerra afirmou não possuir qualquer ligação com o crime.

O segundo filho do casal assassinado, Geraldo José da Silva Filho, 23, segue internado em estado grave no Hospital da Restauração, no Recife.

Entenda o caso

Josefa Pereira da Silva, 62, Geraldo José da Silva, 61, e a filha deles, Maria Madalena, estavam em casa no início da noite de terça quando foram surpreendidos por um grupo de quatro homens que anunciou um assalto. O objetivo dos criminosos era levar duas motos da família, que resistiu à tentativa de assalto e entrou em luta corporal com os bandidos.

Os três foram assassinados com disparos de arma de fogo, enquanto Geraldo José da Silva Filho ficou ferido. Os autores do crime conseguiram fugir com as motos.

DELEGACIA DE LAGOA DO OURO PRENDE HOMEM QUE ASSASSINOU O IRMÃO EM 2009

Agentes da Delegacia de Polícia Civil do município de Lagoa do Ouro, no Agreste pernambucano, prenderam na tarde de ontem quinta-feira (23), um homem que no ano de 2009 assassinou o próprio irmão, Wilson Cândido de Barros, matou a tiros Giovane Cândido de Barros.

A Polícia Civil informou que ele não reagiu a prisão e foi recolhido a cadeia pública do município de Bom Conselho.

Prefeitura de Ipojuca: candidatos participam de debate na Rádio Jornal

Foto: Reprodução

Os candidatos à Prefeitura de Ipojuca Carlos Santana (PSDB), da coligação Compromisso com o Trabalho, e Olavo 33 (PMN), coligação Ipojuca com Novo Rumo, vão participar de um debate nesta sexta-feira (24) fazendo considerações sobre o município e respondendo aos questionamentos sobre os planos de cada um para a cidade.

O debate acontece das 16h30 às 18h no programa Audiência Marcada, sob o comando de Ednaldo Santos, e vai ser transmitido pela Rádio Jornal. A terceira candidata na eleição, Célia Sales (PTB), da coligação A Mudança Começa Agora, recusou o convite da Rádio Jornal para participar do debate.

Regras

O debate será dividido em quatro blocos, nos quais os candidatos farão perguntas entre si e responderão aos questionamentos do apresentador e da audiência. Cada pergunta terá um tempo determinado para resposta, que não pode ser ultrapassado.

No momento de questionamentos entre os candidatos, haverá direito a réplica e tréplica e a ordem das perguntas acontece via sorteio ao vivo.

Eleições

As novas eleições para a Prefeitura de Ipojuca vão acontecer no dia 2 de abril. A nova votação será realizada após a impugnação do candidato eleito no mês de outubro, Romero Sales (PTB), que disputou o cargo com o registro indeferido por já ter uma condenação por improbidade administrativa. Sua esposa, Célia Sales, é agora candidata.

Por enquanto, quem está no cargo é o presidente da Câmara dos Vereadores do município, Ricardo José de Souza (PTC).

Brejo da Madre de Deus estreia com goleada na Copa Cupira

Fotos: Assessoria/Brejo.

A Seleção do Brejo da Madre de Deus estreou pela Copa Cupira na noite desta na quinta-feira (23) no Estádio Moacir Soares em Cupira. Na ocasião, a equipe brejense goleou o Usina Serra Grande de Alagoas por 5 a 2.

O elenco brejense é formado por jogadores de São Domingos, do Brejo, além de reforços de atletas da capital pernambucana.

Na outra partida, a equipe do Centro Lajedo venceu o time Amizade de Tamandaré por 3 a 2.

A sequência do torneio será neste sábado (25), às 19h, quando ocorrerá a estreia do América de Santa Cruz do Capibaribe que será contra o Vitória de Maragogi (AL), em seguida, será a vez de Milan de Lagoa dos Gatos e Juventude da Jaqueira.

CONDUTOR TENTA FAZER ULTRAPASSAGEM EM LOCAL PROIBIDO, PROVOCA ACIDENTE E DEIXA OITO FERIDOS, EM LAJEDO


Uma colisão entre três veículos deixou oito pessoas feridas na manhã de ontem quinta-feira (23), na rodovia BR-423, em Lajedo, no Agreste de Pernambuco.


O acidente aconteceu no Km 66,7, o condutor de um Fiat Uno de placa PFI- 2023, tentou fazer uma ultrapassagem em local proibido e acabou colidindo de frente com um veículo Gol de placa KKU-5982, o Gol era ocupado pela vendedora de cosméticos Verônica Maria Azevedo de Souza, de 40 anos e seu companheiro Geraldo Francisco de Souza Filho, eles sofreram ferimentos graves e foram socorridos para a emergência do Hospital Regional Dom Moura, em Garanhuns, as demais vítimas sofreram ferimentos leves.



Também se envolveu no acidente um veículo Celta de placa PFO-6766, que bateu na traseira do Gol, devido ao forte impacto da batida o Gol chegou capotar ficando as vítimas presas nas ferragens. A PRF esteve no local registrando o acidente e controlando o trânsito, o Corpo de Bombeiros e SAMU socorreram as vítimas.

Coletiva de imprensa marca junção entre diretoria e torcida em prol do Ypiranga


Fotos: Daniel Bruno/Assessoria.

A sede do clube Ypiranga foi palco de um momento histórico na noite da ultima quarta-feira (22), sendo sacramentada a junção dos atuais diretores do clube e a torcida. Com isso, o grupo de torcedores, organizado por uma comissão de oito pessoas e intitulado “Unidos pelo Ypiranga” se junta a diretoria para buscar melhorias e com o objetivo do ressurgimento da equipe.

A coletiva foi apresentada pelo locutor Maurício Sobrinho, participaram da mesa de entrevista e que utilizaram a fala, o presidente Nerivaldo (Birna); diretor de futebol, Rubens Monteiro; o diretor jurídico, Antônio Gomes; além do representante do grupo “Unidos pelo Ypiranga”, Eduardo Pereira.

O diretor responsável pela parte do futebol, Rubens Monteiro iniciou as falas e comentou sobre a participação do grupo ‘Unidos pelo Ypiranga’ e a sociedade santa-cruzense junto a atual diretoria, para o ressurgimento do Ypiranga no cenário do futebol estadual.

“Contamos com o apoio de todos os torcedores e sociedade e esse grupo (Unidos pelo Ypiranga) que veio para somar, pois a coisa não é fácil, mas estamos juntos e vamos em busca de uma alternativa para que possamos colocar o Ypiranga no local onde ele merece. E esse encontro é um grande passo que já foi dado, que é essa união dos torcedores com o Ypiranga, pois só assim sentimos mais fortalecidos” – destacou.

Rubens falou em relação ao projeto da criação de escolinhas do clube e ressaltou que as mesmas servirão para o surgimento de novos atletas para o clube.

“Estamos começando a acertar já essa questão da escolinha para o clube, mas acredito que isso é um trabalho fundamental que toda equipe tem que ter e que com isso, irá criar a identidade do garoto com o Ypiranga. Vamos fazer um trabalho que tem que ser a longo prazo, pois quando for defender as cores do clube, a pressão aumenta e isso também tem que ser bem trabalhado” – frisou.

O diretor jurídico, Antônio Gomes, comentou sobre e atual situação que se encontra o clube na questão burocrática.

“O Ypiranga se encontra com um problema sério que são as dívidas, entre elas, a sede do clube se encontra penhorada devido a um processo trabalhista. Com isso, imediatamente, tentamos criar soluções, reformamos a área das piscinas para que pudéssemos obter receitas, atualmente, estamos com as reformas das quadras, e então iremos para campo” – citou.

Na oportunidade, foi repassado aos órgãos de imprensa, um material impresso sobre o detalhamento financeiro do clube, envolvendo entradas e saídas nos últimos meses. Ele frisou que atualmente, o Ypiranga se encontra com apenas 13 sócios contribuintes e ressaltou que o objetivo será buscar parcerias no intuito de arrecadar fundos para o clube e que o mesmo possa disputar a Série A2.

“Temos que destravar a nossa conta que se encontra bloqueada, para fazermos um parcelamento mensal, e ao destravar as questões de INSS, iremos obter a nossa certidão negativa que é a principal chave de acesso para recebermos o nosso investidor tanto público quanto privado e então, almejar a tão sonhada Série A2.” – analisou.

O presidente da torcida organizada, Igor Henrique falou da parceira entre o grupo de torcedores e a diretoria.

“O intuito desse grupo é ajudar o clube, nosso intuito será ajudar e fiscalizar, pois a partir de hoje queremos transparência e essa é hora de olhar para frente. Estamos empenhados e felizes em ver que tem gente capacitada dentro da atual diretoria” – falou.

O representante do grupo, “Unidos pelo Ypiranga”, também se disponibilizou em ajudar o clube e aproveitou o momento para fazer um desabafo em relação a atual situação que se encontra o clube.

“Com essa junção, estamos buscando reerguer o nosso Ypiranga e coloca-lo no lugar que ele nunca deveria ter saído, mas infelizmente acontecem muitas coisas que a gente não gostaria que ocorressem. Nós sabemos que futebol é caro, porém estamos juntos. O clube está precisando de todos nós e a sociedade. Com isso, estamos acreditando nesta diretoria e que ela não nos desaponte” – analisou.

Durante o seu discurso Eduardo Pereira afirmou que um dos projetos para arrecadar fundos seria a realização de uma partida amistosa envolvendo ex-atletas do Ypiranga e que segundo o mesmo, a partida seria no Estádio Otávio Limeira Alves, para mostrar a sociedade a atual situação do estádio. Outra opção divulgada para obter recursos, foi sobre vendas de novas camisas comemorativas do clube, que serão confeccionadas em breve .

Para encerrar o seu discurso, ele revelou uma dívida do clube em torno de R$ 220 mil, ao ex-atleta do clube, Otacílio, que defendeu o Ypiranga em 2012. Ele ressaltou que essa situação é uma das causas para que a sede esteja penhorada.

Após o encontro, foi definido que outras reuniões internas entre os diretores e representantes da torcida serão realizadas, para debater projetos e ir em busca de recursos para o clube.

Mais de 200 vereadores do Cariri se reunirão nesta sexta em levante contra a Reforma da Previdência

Delegações de pelo menos 43 Câmaras de Vereadores do Cariri e até de outros estados estão confirmadas para um grande evento contra a Reforma da Previdência na tarde de hoje em São João do Cariri, cidade mais antiga da região. O encontro foi idealizado por vereadores de São João do Cariri e logo outros parlamentares da região se uniram à iniciativa e o evento ganhou proporções estaduais.

Os vereadores vão discutir a atual proposta que tramita no Congresso Nacional de Reforma da Previdência e mostrarão sua insatisfação com alguns pontos, entre os quais estão os pontos ligados a aposentadoria especial, isto é, dos agricultores.

Para o evento, estão confirmadas ainda as presenças de vários deputados estaduais e federais a exemplo de Luís Couto e Rômulo Gouveia, o presidente da Assembleia, Gervásio Maia, e os deputados estaduais Tovar Correia Lima, Estela Bezerra, Trócolli e Jeová Campos.

Segundo Francisco Júnior, um dos idealizadores do levante, apesar da confirmação de alguns deputados, a organização enviou convite para todos e espera que mais representantes do povo estejam no evento. Ainda segundo ele, não apenas lideranças políticas são convidadas a participar do evento, mas toda a população da região e vários líderes sindicalistas estão confirmados.

A intenção é ao final elaborar uma Carta do Cariri, assinada por todos os presentes, em especial as representações dos diversos municípios, para ser entregue aos deputados e senadores paraibanos que votarão a proposta de Reforma.

O Levante do Cariri contra a Reforma da Previdência ocorrerá a partir das 14hrs na praça ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Milagres. O encontro inicialmente seria realizado no clube, mas tendo em vista a quantidade de pessoas interessadas em participar o local foi modificado.

HOMICÍDIO EM SÃO DOMINGOS DISTRITO DO BREJO DA MADRE DEUS - PE

Na noite desta quinta-feira (23) a Polícia Militar do 24° BPM (Batalhão de Polícia Militar) registrou um homicídio na Rua São Marcos, em são domingos Distrito de Brejo da Madre de Deus, Agreste de Pernambuco.


A vítima foi Tiago Mestre dá Silva (23 anos) foi atingido com um disparo de arma de fogo na cabeça e outro nas costas.

A polícia militar fez o isolamento da area, até achegada da polícia civil.

segundo informações a vitima já chegou a ser detido em uma operação policial, sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas, prestou depoimento e, na época, liberado.




Adolescente presta depoimento como testemunha de tortura a jovem em Santo Amaro

Foto: Carol Santos/Rádio Jornal

Um jovem de 17 anos foi detido para prestar esclarecimentos sobre uma possível participação nas agressões a uma adolescente também de 17 anos, no bairro de Santo Amaro. O caso tomou repercussão após um vídeo com a tortura ter viralizado nas redes sociais. Nas imagens, a garota aparece sendo espancada por um barrote de madeira geralmente usado na construção de telhados.

Em depoimento ao delegado Diego Aciole, responsável pelo caso, ele afirmou não ter participação. De acordo com o policial, ele não aparece nas imagens e as informações dadas coincidem com o relato da adolescente.

No Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) no Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, houve algumas divergências de informações entre o policial militar que fizez a abordagem e o delegado. De acordo com o soldado Franklin Alves do 16º Batalhão da Polícia Militar, o adolescente teria sido apontado por moradores da comunidade como um dos participantes da tortura contra a jovem.

MULHER ENVOLVIDA COM O TRÁFICO DE DROGAS É ASSASSINADA NA PORTA DE CASA EM BEZERROS


Foi assassinada no final da manhã desta quarta-feira (22), na Travessa Nossa Senhora das Graças, no bairro Irmã Júlia em Bezerros, Elizabeth de Lima Amorim, de 52 anos, que morava na casa onde foi morta na varanda. Ao lado do corpo dela foram encontradas algumas pedras de crack e dentro do seu quarto foram localizadas mais de 50 pedras do entorpecente.

O delegado Dr. Humberto Pimentel, informou que ela era acusada de ter encomendado a morte do Everaldo do Vale, vulgo “Paulista” que foi morto ontem a tarde no bairro Salgado que era foragido da justiça de São Paulo e que também era acusado de ser o executor do filho da Elizabeth que foi morto a tiros há duas semanas e há um pouco mais de um ano o esposo da Elizabeth também foi assassinado na cidade.

Este foi o 14º assassinato do ano em Bezerros e o corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

Tribunal de Justiça da Paraíba declara ilegal greve de professores de Sumé


O Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB), através da desembargadora Maria das Graças Moraes Guedes, julgou procedente, Mandado de Segurança impetrado pela Prefeitura de Sumé contra a greve dos professores do município. A Ação Declaratória de Ilegalidade de Greve n° 000389-98.2017.815.0000 foi divulgado nesta quarta-feira (23/03).

A relatora da ação determina a imediata suspensão da greve deflagrada pela Comissão Municipal dos Professores de Sumé e aponta uma série de ilegalidades cometidas por parte do movimento grevista, a começar pelo descumprimento dos requisitos necessários para convocar a greve, uma vez que somente a entidade sindical correspondente poderia fazer a convocação, ou na inexistência desta, uma assembleia geral dos trabalhadores devidamente eleita.

A antecipação de tutela também aponta outras ilegalidades do movimento que não cumpriu os termos da Lei Federal n° 7.783/89, declarando que a cessação do trabalho somente é possível após o esgotamento das negociações com notificação prévia de 48 horas, fato que inexistiu por parte do movimento grevista de professores, mas sim, somente um comunicado através de ofício datado de 14/03 com o aviso de paralisação para o dia seguinte, descumprindo o prazo de 48 horas antecipada.

A relatora da decisão também considerou abusiva e incontroversa a greve, ao anunciar o movimento paredista, deixaram de garantir a continuidade da prestação dos serviços, alegando como razão Reforma da Previdência e Campanha Salarial, sem qualquer respaldo jurídico ou fundamento concreto para tal alegação.

“Caracterizada a natureza “essencial” do serviço da educação, não poderia a greve ter abrangido a totalidade dos profissionais da categoria, sem a garantia da continuidade dos serviços inadiáveis, ainda mais para um povo carente como o nosso, que, sedento de aprendizado, já sofre com as consequências dos altos índices de analfabetismo e de evasão escolar”, disse a desembargadora.

Ela também destacou na ação declaratória: “Tais circunstancias me levam a considerar, nesse momento, a educação como serviço essencial, valendo em tal aspecto registrar o que dispõe o caput do art. 227 da Constituição Federal: “é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

A ação declaratória determina a imediata suspensão da greve deflagrada pela Comissão Municipal dos Professores de Sumé. O descumprimento acarretará multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), até o limite de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).

A Prefeitura de Sumé reafirmou o seu compromisso com a Educação do município e de continuar trabalhando e investindo no setor. Também informou que o mandado de segurança impetrado contra a greve deflagrada, foi ajuizado em razão de todas as ilegalidades cometidas por parte da Comissão de Professores de Sumé, e ajuizou a ação pensando também no prejuízo acarretado para 2.500 alunos da rede municipal de ensino que estão sem comparecer à escola devido à paralisação, que conforme mostrou o Tribunal de Justiça, é totalmente ilegal.

Brasil goleia o Uruguai e se mantém na liderança das eliminatórias

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Seleção Brasileira venceu o Uruguai, em Montevidéu, nesta quinta-feira (23), pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Desde a chegada de Tite, esse é o sétimo jogo da equipe sob o comando do treinador que tem aproveitamento de 100%.

O Brasil tem 13 jogos e 30 pontos marcados nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo Rússia 2018. A equipe segue líder na competição, enquanto o Uruguai se mantém na vice-liderança, com 23 pontos.

O Brasil iniciou a partida atrás do placar. Após o goleiro Alisson derrubar Cavani na pequena área, aos 7 minutos de jogo, o camisa 21 do Uruguai foi para a cobrança e abriu o contador. 

O destaque da partida foi o camisa 8 do Brasil, Paulinho. O volante foi responsável por três gols da Seleção Brasileira, um no primeiro tempo e dois marcados no segundo tempo. Neymar ainda marcou um gol na segunda etapa da partida.

ESTUDANTES SÃO VÍTIMAS DE ASSALTO NA ZONA RURAL DE SALOÁ

Um grupo de estudantes foram vítimas de assalto na noite desta quinta-feira (23), no Sítio Jacinto, zona rural de Saloá, no Agreste de Pernambuco.

Eles estavam em um veículo do transporte escolar do município, quando foram abordados por dois homens armados, a dupla agiu rápido conseguindo roubar vários celulares, a Policia Militar foi acionada e orientou as vítimas a prestarem queixa na delegacia.

PROCON de Santa Cruz do Capibaribe faz balanço da 2ª Semana do Consumidor


O Programa de Proteção ao Consumidor (PROCON), realizou na última semana, a segunda edição da Semana do Consumidor. A iniciativa teve como tema: “Educação para o consumo consciente”, em comemoração ao dia mundial do consumidor, comemorado no último dia 15 de março.


O programa conseguiu atender aproximadamente 400 pessoas. Entra as ações estão o Balcão de Informações no Calçadão Miguel Arraes de Alencar que atendeu 40 pessoas, implantação do NAS (Núcleo de Apoio ao Super Endividados) e palestra sobre educação financeira, blitz do consumidor com atuação no comércio local onde dezenas de estabelecimentos foram visitados. Foi realizado também um mutirão de renegociação, oficinas de direitos básicos do consumidor, que ocorreu no loteamento Jaçanã e atendeu 40 pessoas.


“Avaliamos positivamente o resultado da 2ª Semana do Consumidor, as ações foram bens aceitas pela população, tivemos uma boa participação dos consumidores da cidade. Conseguimos alcançar nosso objetivo que foi discutir os direitos dos consumidores e apresentamos a importância do PROCON”, frisou Thalys Henrique, coordenador do órgão em Santa Cruz do Capibaribe.



“Durante o programa implantamos o (NAS) Núcleo de Apoio ao Super Endividados que já está em funcionamento, estabelecemos uma equipe multidisciplinar que está sendo formada por um psicólogo, assessor jurídico e educador financeiro. Essa equipe dará total apoio as negociações. Iniciamos o projeto PROCON nas Escolas que vai atuar mensalmente nas escolas públicas que vai trabalhar direitos básicos do consumidor e educação financeira”, finalizou.


Informações da assessoria.

Shareaholic