terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Hospital Regional do Agreste está sem reforço médico durante carnaval


Foto: Divulgação/HRA

O Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, não recebeu reforço médico e de enfermagem para os dias de carnaval. O motivo teria sido porque as escalas de plantão estavam preenchidas para atender os foliões que curtem a festa nos municípios de Bezerros e Pesqueira, ambas também no agreste do Estado, já que não há festividades em Caruaru durante o carnaval.
                                                                                                                                                       
A equipe regular da unidade hospitalar é de 190 profissionais. Segundo o diretor do HRA, Giovane Thiago, geralmente, neste período, há um aumento de pacientes no hospital. “É um período que preocupa, porque embora transcorra dentro do que é esperado, é um período onde a gente tem muita festividade, então aumenta o risco de acidentes", afirmou.

Recomendação


De acordo com a direção do Hospital Regional do Agreste, em casos mais simples como diarreias, resfriados e alcoolismo e mal-estar, a população deve procurar às Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da capital do Agreste.

BANDIDOS TENTAM ENTRAR EM RESIDÉNCÍA EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE - PE


Criminosos tentam entrar em uma residência durante a madrugada desta terça-feira (28), no Loteamento Maria Vieira, em Santa Cruz do Capibaribe. O crime aconteceu enquanto os moradores viajavam.

Os bandidos chegaram a arrombaram o portão da garagem, mas não conseguiram passar pela porta que dá acesso ao interior da residência.

A Guarda Municipal foi acionada por vizinho para verificar o ocorrido, porém os criminosos já não estavam no local. Ninguém foi preso.

Fonte: Blog do Ney Lima

Placas e quadros de motos roubadas são localizados pela Guarda Municipal de Brejo da Madre de Deus

Na tarde da terça-feira (28) a GCM (Guarda Civil Municipal) de Brejo da Madre de Deus conseguiu localizar quadros e placas de motos roubadas, em um matagal localizado no Sítio Queimadas, na zona rural de Brejo da Madre de Deus.

Segundo informações da GCM, o efetivo recebeu a informação que havia algumas placas e quadros de motocicletas no referido matagal; diante da informação os guardas seguiram até o local, onde constataram a veracidade da denúncia.


No matagal foram localizados os quadros e as placas de motocicletas, todos com restrição de roubo. O material foi recolhido e levado até a 17° DESEC em Santa Cruz do Capibaribe, para serem tomadas as medidas cabíveis.

Goleiro Bruno é solto após seis anos e meio na prisão



O goleiro Bruno Fernandes, condenado por matar em 2010 a ex-namorada Eliza Samudio, deixou a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), em Santa Luzia (MG), na noite desta sexta-feira (24). Ele estava acompanhado da mulher, Ingrid Calheiros. A liberação foi determinada pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão liminar (provisória) da última terça-feira (21). Ele aguarda julgamento de recursos após condenação.

Bruno saiu pela entrada principal, chegou a ser abordado por jornalistas, mas não respondeu às perguntas. Ele entrou em um carro que já o aguardava. O advogado dele, Lúcio Adolfo, disse que o goleiro está muito feliz. Bruno seguiu para a casa do defensor, no bairro Concórdia, Região Nordeste da capital mineira.

Em 2013, Bruno foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza e também pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho. Segundo decisão do ministro Marco Aurélio, o goleiro poderá ficar em liberdade enquanto o recurso contra a condenação não é julgado.

Vida fora da prisão

O advogado não disse para onde Bruno irá. A decisão do STF determina que ele fique na residência informada à Justiça, atenda às convocações que forem feitas, comunique eventual transferência e adote “a postura que se aguarda do cidadão integrado à sociedade”.

Sobre o futuro de Bruno, o defensor preferiu não comentar. “Os planos do Bruno na sua vida particular, apesar de conhecê-los, eu não tenho liberdade, não me sinto com calma para descrevê-los. Trata-se de um problema da vida privada dos dois. Eu posso antecipar que um período eles terão que ficar aqui, certamente, para se justificar diante do juiz, de onde vão morar, qual é a atividade profissional”.

Decisão de Marco Aurélio

O goleiro está preso preventivamente, enquanto aguarda o julgamento de sua apelação ao TJMG. Marco Aurélio entendeu que há excesso de prazo nessa prisão e que o goleiro tem direito a aguardar em liberdade. Depois de julgados o recurso, caso a condenação seja mantida, ele deve voltar para a prisão.

“A esta altura, sem culpa formada, o paciente está preso há 6 anos e 7 meses. Nada, absolutamente nada, justifica tal fato. A complexidade do processo pode conduzir ao atraso na apreciação da apelação, mas jamais à projeção, no tempo, de custódia que se tem com a natureza de provisória”, diz trecho da decisão.

Ao conceder liberdade para o goleiro Bruno, o ministro Marco Aurélio afirmou que o alvará deve ser expedido caso não haja ordem de prisão além da provisória decretada no processo no qual ele foi condenado a 22 anos e três meses. Segundo o advogado de Bruno, ele está preso exclusivamente por conta do caso Elza Samudio.

Bruno também foi condenado pela Justiça do Rio de Janeiro por cárcere privado, lesão corporal e constrangimento ilegal contra Eliza Samudio. Mas, segundo o advogado, ele já cumpriu essa pena.

Clamor social

Segundo o ministro, Bruno é réu primário, tem bons antecedentes e poderia ter obtido direito de recorrer em liberdade contra a condenação. Marco Aurélio Mello diz que o clamor social não deve ser colocado à frente de garantias individuais. Segundo ele, o condenado está preso há mais de seis anos sem culpa definitiva “formada”.

No despacho, o ministro do STF afirma que Bruno deverá ficar na casa que informar à Justiça, atender aos chamamentos judiciais, informar eventual transferência e “adotar a postura que se aguarda do cidadão integrado à sociedade.”

Condenação

Em 8 de março de 2013, Bruno foi condenado a 22 anos e 3 meses pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado do filho.

Bruno foi condenado a 17 anos e 6 meses em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), a outros 3 anos e 3 meses em regime aberto por sequestro e cárcere privado e ainda a mais 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver.

Eliza desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.

Novo Som Mix e Forró do Garotinho encerram hoje o Carnaval Molhado de São João do Tigre


O município de São João do Tigre, no Cariri, encerra nesta terça-feira (28) as suas festividades carnavalescas. As bandas Novo Som Mix e Forró do Garotinho serão as responsáveis por animar os foliões em uma das mais tradicionais festas de carnaval do Cariri paraibano. Os shows acontecem durante o dia, começando sempre às 14hrs.

Para realizar mais uma edição do “Carnaval Molhado”, a Prefeitura Municipal, instalou diques de água ao lado da praça central e uma grande estrutura de palco, som, tendas e bateria de banheiros. O banho é realizado através de água de poços que são perfurados pelo município apenas com esta finalidade, sem comprometer a segurança hídrica de sua população.

As bandas Juninho Stigação, Forró do Paredão, Galera do Arrocha e Forró Topado já passaram pelo palco e animaram os foliões no domingo (26) e na segunda-feira (27). Também foi realizado blocos que contou com a participação de crianças, jovens e idosos que colocaram a fantasia e brincaram nas ruas centrais de São João do Tigre.

Polícia prende jovens com atitudes suspeitas na cidade de Camalaú


Uma guarnição da Polícia Militar prendeu na madrugada do ultimo domingo, 26, dois jovens de 21 anos que estavam circulando em uma motocicleta Honda Titan 150 cc, ano 2004, placa KHT-3405, com atitudes suspeitas.

Ao perceberem a viatura o condutor da moto empreendeu fuga colocando em risco a vida das pessoas que ainda circulavam pelas ruas da cidade de Camalaú.

Os dois jovens que residem no conjunto Mutirão, na cidade de Monteiro, foram conduzidos juntamente com a motocicleta para a Delegacia local e entregues as autoridades plantonistas.

Delator da Odebrecht e manicure que furtou fralda têm penas semelhantes


Folha de São Paulo

A única coisa que Alexandrino de Alencar, ex-diretor da Odebrecht Infraestrutura, e Keli Gomes da Silva, analfabeta e manicure, têm em comum é o tempo de sentença: sete anos e meio.

Ela, por furtar quatro pacotes de fralda de um supermercado na Brasilândia, periferia de São Paulo. Prejuízo de algo como R$ 150.

Ele, um dos 77 executivos da empreiteira que fechou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava Jato, por participar de esquema de corrupção na Petrobras. Pagamento de propina, apenas no Brasil, de R$ 1,9 bilhão, segundo confessou a própria empresa –valor 12,6 milhões de vezes maior que as fraldas levadas por Keli.

Romeia Pereira da Silva foi condenada a 34 anos de prisão por receptação –crime de adquirir ou ocultar produto de origem ilícita– por causa de nove toca-discos, encontrados em sua loja, chamada “Sucauto”.

Está presa há cerca de oito anos, cinco e meio a mais do que cumprirá em regime fechado Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira homônima que também fechou acordo de colaboração premiada na Lava Jato.

A similaridade na condenação, apesar da disparidade dos crimes, pode ser explicada por diversos fatores, afirma a juíza e pesquisadora Fernanda Afonso de Almeida, que tratou das diferenças de condenação entre os chamados “crimes de colarinho branco” e os delitos patrimoniais –como roubo e furto– em sua dissertação de mestrado na Faculdade de Direito da USP, em 2012.

“Existe, por exemplo, uma distinção de tratamento das próprias leis, com elementos como a ‘extinguibilidade’ da pena no caso de sonegação fiscal para aqueles que devolvem o recurso”, afirma ela. “No caso do furto, mesmo que a pessoa devolva o objeto, a pena permanece.”

A juíza afirma ainda que há uma razão social na diferença de condenações de crimes tipicamente associados às classes altas, como a corrupção, e às classes baixas, como o roubo.

O professor de direito da USP Mauricio Dieter endossa a afirmação. “Da perspectiva social, é claro que um pessoa como a Romeia vai receber uma pena mais alta, por uma série de questões”, diz ele.

“No caso dela, não tem acesso à melhor defesa, enquanto aquele que comete o crime de colarinho branco normalmente tem acesso às melhores defesas, vai às audiências de terno e gravata, os filhos estudam na mesma escola que o juiz.”

Para Dieter, no entanto, essa diferença não é necessariamente ruim. “Às vezes, se o rico tem um tratamento justo, eu consigo articular isso a favor dos pobres”, afirma ele. “O que não se pode fazer é querer socializar a injustiça.”

DELAÇÃO

No caso dos executivos da Odebrecht, há ainda o fator da colaboração premiada, que reduz a pena.

Apesar disso, os delatores da empreiteira serão os que cumprirão maior tempo atrás das grades –a sentença total de Marcelo Odebrecht é de dez anos, divididos igualmente entre regime fechado, domiciliar fechado, semiaberto e aberto.

Já Alexandrino e Benedicto Junior, ex-presidente da Construtora Norberto Odebrecht, ambos condenados a sete anos e meio, já devem começar em regime domiciliar fechado. Keli, a manicure, passou um ano em regime fechado e hoje cumpre pena no semiaberto –no início de 2017, teve a pena reduzida em um ano após apelação.

Os antecedentes criminais e o tipo de crime também podem influir na pena de casos como o dela, que era reincidente em furto. A pena base no caso de roubo impróprio é de quatro anos.

Almeida defende uma reforma no Código Penal para que se acertem as diferenças, como por exemplo a extensão da extinção da pena para casos de furto em que o objeto é devolvido. “Além disso, os crimes contra o patrimônio são supervalorizados, e os de colarinho branco não fazem parte dele, estão em leis esparsas”, afirma.

MORRE NO DOM MOURA JOVEM BALEADO PELO VIZINHO, EM GARANHUNS

E o número de homicídios em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco subiu para 12.

O jovem Mike Gonçalo da Silva, de 24 anos, que levou um tiro na tarde do domingo (26/02), não resistiu e morreu nesta terça-feira (28), no Hospital Regional Dom Moura, onde estava internado.

A vítima estava na frente de uma casa no Vale do Mundaú quando um elemento conhecido por Jacó, que é seu vizinho de fundos, chegou por trás e efetuou um disparo de arma de fogo em sua cabeça, testemunhas disseram que não houve nenhum desentendimento entre eles, Mike e Jacó já haviam se desentendido tempos atrás o que pode ter motivado a discussão.

Ainda de acordo com a polícia a vítima já havia cumprido pena por tráfico de drogas.

O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso será investigado pela 22ª Delegacia de Homicídios de Garanhuns.

FERNANDO RODOLFO ESTÁ DE VOLTA E JÁ TIRA SONO DE POLÍTICO CORRUPTO NO ESTADO

Depois de cinco anos atuando como repórter investigativo na equipe de Roberto Cabrini, no SBT nacional, o jornalista Fernando Rodolfo está de volta.

A partir dos próximos dias ele estará assumindo o comando do TV Jornal Notícias, um dos principais telejornais de afiliada do SBT no Nordeste. “Vamos manter a linha crítica e opinativa, além de inovar com o jornalismo investigativo nos mesmos moldes do Conexão Repórter. Minha vida é feita de desafios e esse é mais um que eu assumo com a confiança sempre em Deus”, disse o jornalista.

Fernando Rodolfo além de ser âncora do SBT local, será repórter especial do SBT nacional. “Vamos estar sempre entrando nos telejornais da rede com os assuntos do nosso Estado”, acrescentou.

Questionado sobre que reportagem estaria preparando para sua estreia, o jornalista fez mistério: “a única coisa que posso dizer, é que está dando trabalho e o resultado será satisfatório”, finalizou.

Foliões mirins aproveitam Terça-feira Gorda no Pinto da Madrugada

Enquanto em Olinda as atrações principais chegam a ultrapassar os quatro metros, no Recife as ruas foram tomadas pelos foliões que têm, em média, 1 metro de altura. Nesta Terça-feira Gorda, os pequenos brincantes tomaram as ruas do Centro do Recife para pular ao som do frevo no Pinto da Madrugada.

Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal

A versão mirim do Galo da Madrugada foi criada em 2011 para animar os foliõezinhos e resgatar o carnaval de rua diurno do Recife.


Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal

A folião Elizabeth trouxe a sobrinha Lorrana, de cinco anos, para aproveitar o Pinto da Madrugada. Esse é o segundo ano que a pequena aproveita o embalo pelas ruas do Recife.

Atrações

Esse ano, o bloco reúne 4 trios elétricos animados pela Orquestra Mirim do Galo, além das bandas Matheus e Katilinda, A Barca Maluca e o Palhaço Chocolate. Minitrios e trenzinhos desfilam com super-heróis, palhaços, passistas e personagens de filmes e desenhos.

Trajeto

Esse ano, o bloco sai da Praça Sérgio Loreto, Rua Imperial, Avenida Sul, Dantas Barreto e voltar para a Praça Sérgio Loreto. A redução do trajeto, que também passava pela Avenida Guararapes, acontece a pedido dos pais, que achavam o trajeto muito longo para os seus filhotes.

Homens vestidos de motorista são presos em assalto a empresa de ônibus

Foto: Clarissa Siqueira/Rádio Jornal

Cinco homens foram detidos após invadir a garagem da empresa de ônibus Vera Cruz, localizada no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, por volta das 3h desta terça-feira (28). De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha era formada por oito homens armados.

Segundo testemunhas, durante a investida à empresa de ônibus, dois suspeitos estavam encapuzados e outros três vestiam a farda da empresa. O grupo chegou ao local em dois veículos que foram apreendidos pela polícia. 

De acordo com o Major Marcelo Santos, os suspeitos estavam vestidos de motoristas e cobradores e passaram despercebidos pela recepção da empresa. O objetivo do grupo era chegar até o cofre da empresa, mas a ação foi frustrada pela chegada da PM.

Dois veículos, um colete, fardas de motorista, três pistolas, um maçarico e um botijão de gás foram apreendidos pela Polícia Militar. O caso foi encaminhado para a Delegacia de Prazeres.
Prisões

Os suspeitos presos foram Dionísio Batista Mendes, de 38 anos, Gilson Lourenço da Silva Rocha, de 30 anos, Paulo Baudoíno da Silva, de 31 anos, Márcio pereira da Silva, de 24 anos, e Patric Erivaldo Peixoto Costa, de 20 anos. Esse último ficou ferido duranta a prisão e foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, onde foi medicado. O suspeito passa bem e já foi encaminhado para a delegacia.

JOVEM É ASSASSINADO EM BONITO



Na noite desta segunda-feira (27), foi assassinado na PE-103 em Bonito, no trevo que dá acesso à cidade de Barra de Guabiraba, Alex Antônio dos Santos, conhecido por “Bregueço” de 20 anos, que morava na Rua 4, no Bairro da Creche em São Joaquim do Monte- PE.

O efetivo da Polícia Militar recebeu informações de populares sobre disparos de arma de fogo nas proximidades da rodovia. Ao chegar ao local foi encontrada a vitima já em óbito e no local havia também uma motocicleta Honda CG150 Titan de cor vermelha, provavelmente que era usada pela vitima. o IC foi acionado e ao chegar ao local foi encontrado no bolso da vitima três munições de revólver calibre 38. O perito constatou duas perfurações de arma de fogo de grosso calibre sendo uma na perna esquerda e outro na cabeça.

O corpo da vítima foi encaminhado para o IML de Caruaru.

BOM CARNAVAL


Morre ex-presidente da Federação Pernambucana de Futebol Dilson Prado

O ex-presidente da Federação de Futebol de Pernambuco, Dilson Prado Cavalcanti, faleceu na noite dessa segunda-feira (27) no Hospital Hapvida do Espinheiro, Zona Norte do Recife. Ele tinha 80 anos e morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Dilson Prado Cavalcanti presidiu o Federação Pernambucana de Futebol de 1982 a 1985. 

Despedida

O velório está sendo realizado na Capela de Santo Amaro. O sepultamento está previsto para às 14h no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife.

EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO A TIROS E AMIGO FICA FERIDO DENTRO DE BAR, EM CAETÉS

Um homem foi assassinado na noite desta segunda-feira (27) e o amigo ficou gravemente ferido, em Caetés, no Agreste de Pernambuco.

As vítimas estavam no Bar de Paulo Bruxo, quando dois elementos em uma moto chegaram e efetuaram vários disparos de arma de fogo, os tiros atingiram Luiz Carlos da Silva, de 33 anos e José Cláudio Barbosa da Silva, de 36. Luiz que é ex-presidiário, foi atingido por dois disparos, ele foi socorrido para o hospital local e morreu ao receber os primeiros socorros, José levou um tiro na cabeça e foi socorrido em estado grave para o Hospital da Restauração em Recife.

A PM informou que realizou diligências e não conseguiu localizar e prender os criminosos, o corpo da vítima fatal foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, o caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caetés.

HOMEM MORRE AFOGADO NA BARRAGEM DE SÃO JOAQUIM DO MONTE

Um homem morreu afogado na Barragem de São Joaquim do Monte, no Sitio Caiana, que fica na zona rural da cidade. Antônio Marcos dos Santos, de 39 anos, morava mo Sitio Caiana e estava na represa para tomar banho. Ele estava desaparecido desde o domingo e ontem foi encontrado boiando na barragem.

O efetivo da PM foi informado por familiares da vitima sobre o corpo localizado na barragem da cidade chegando ao local foi constatado a veracidade dos fatos. O corpo foi retirado da barragem pelo efetivo do Corpo de Bombeiros e recolhido pela funerária.

ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO DOMINGOS REALIZAM BLOCO CARNAVALESCO COM MUITO FREVO E DIVERSÃO

Muito frevo, diversão e alegria marcaram a manhã da ultima sexta-feira (24) o bloco carnavalesco realizado pelas escolas municipais do Distrito São Domingos município de Brejo da Madre de Deus.

A festa que contou com total apoio da Prefeitura Municipal reuniu centenas de estudantes que saíram pelas principais ruas da comunidade ao som do frevo tocado em um reboque de som.

Moradores da comunidade também foram contagiados pela alegria dos alunos e entraram na folia por onde o bloco passou.

Eu nunca me divertir tanto, acho que essa foi à primeira vez que tivemos uma festa carnavalesca aqui em São Domingos voltada aos alunos da rede pública de ensino municipal”, disse Isadora aluna da Escola São Domingos.

O evento contou com a organização de diretores, professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: Assessoria

Em duplo homicídio, assassinos introduzem cabo de vassoura em ânus de uma das vítimas


Na noite do último domingo (26) dois homens foram assassinados na Rua Santa Cruz, no Bairro da Cohab, no município de Toritama, Agreste do estado de Pernambuco.

As vítimas foram identificadas como sendo, Edjailson Nunes de Oliveira, vulgo (Nego), de 36 anos de idade e (Fabinho de Zé Caboclo) de idade não informada, ambas residiam na cidade de Vertentes, também no Agreste do estado.

Segundo informações da Polícia Militar, os dois homens estavam em uma motocicleta Honda Fan 125cc de placa KMB-8770 da cidade de Surubim, quando foram interceptados pelos assassinos e atingidos por vários tiros. Após os tiros, os assassinos jogaram uma grande pedra nas cabeças das vítimas e introduziram um cabo de vassoura no ânus de (Edjailson) que, já foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

As policias militar e civil estiveram no local do duplo assassinato, realizaram o levantamento cadavérico e encaminharam os corpos para o IML (Instituto de Medicina Legal) da cidade de Caruaru.

Shareaholic