quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

ESTA NO BLOG DO JOTA LIMA = Após morte de jovem; família denuncia suposto caso de negligência no Hospital Municipal de Toritama

Na manhã desta terça-feira (26), chegou até a redação do Blog Jota Lima AGORA uma denúncia de um suposto caso de negligência envolvendo alguns funcionários do Hospital Nossa Senhora de Fátima, no município de Toritama, Agreste do estado de Pernambuco. 

Segundo informações colhidas pelo repórter policial Jota Lima, Ítalo Ivanildo da Silva, de 21 anos de idade, teria passado a parte do domingo (24) em uma piscina e nesse meio tempo sofreu uma queda e ficou com algumas escoriações pelo corpo; após o ocorrido o jovem foi pra casa dormir e por volta de meia noite da segunda-feira (25), começou a sentir fortes dores no abdômen. 

De acordo com familiares, uma prima de “Ítalo” foi em busca de socorro no Hospital Municipal da capital do jeans e foi orientada a entrar em contato com a equipe do SAMU da cidade; porém não obteve êxito; já que segundo ela, alguém falou que a unidade móvel só sairia para a ocorrência se a central desse a ordem. Parentes e outras pessoas ligaram para a central (192), mas as ligações não foram atendidas.

De volta ao hospital a jovem implorou que alguém mandasse uma ambulância para prestar socorro e mesmo ao meio de revolta, aflição e desespero, a jovem não conseguiu atendimento para o primo. 

O DESABAFO:

Quando questionada sobre toda a situação a jovem falou: 
“Primeiramente quando ele começou a passar mal, eu fui no hospital de Toritama pra pedir pra eles liberar uma ambulância, que eu sei que tem nove ambulâncias na cidade... Chegando lá, eles disseram que não tinha como liberar uma ambulância, que tinha que ser o SAMU; aí eu fui no SAMU, eu chamei e não saiu ninguém... Voltei no hospital e disseram que só por ligações, tinha que ligar para a central... Eu comecei ligar para a central, o bombeiro do hospital ligou, o segurança, um monte de gente ligou, só que não tava dando nada o número do SAMU... 

...A gente voltou para casa e ele continuou passando mal... Eu voltei no hospital de novo, pedi ajuda pelo amor de Deus; fiz um escândalo lá, fiz o que eu podia pra tentar com que eles mandassem uma ambulância e eles não mandaram”.

Ainda de acordo com parentes, por falta de atendimento o jovem “Ítalo” morreu por volta de quatro horas da manhã em um colchão sobre o piso da casa da mãe do jovem, localizada na Rua José Roberto Soares, número 10-A, no Bairro Novo Alvorecer.


A CAUSA DA MORTE: 

O blog Jota Lima AGORA teve acesso à certidão de óbito do jovem, autentificada no cartório de Toritama. Na certidão consta que a causa morte foi: “choque hemorrágico secundário a trauma abdominal fechado, por instrumento de ação contundente”.



UMA POSIÇÃO DO PODER PÚBLICO: 

Os familiares falaram que até então o jovem era saudável e se tivesse acontecido o atendimento com tempo, ele não teria morrido e, mesmo que a morte não pudera ter sido evitada, mas pelo menos o jovem teria morrido dignamente; já que como ser humano, ele tinha direito ao atendimento médico. 

Mesmo sabendo que o jovem não volta à vida, a família espera que alguma providência seja tomada por parte do poder público. 

SEPULTAMENTO: 

O corpo de Ítalo Ivanildo da Silva foi sepultado nesta terça-feira (26) no Cemitério São Jorge, também na cidade de Toritama.

Assista os vídeos da prima do jovem na frente do Hospital Nossa Senhora de Fátima.


Fonte: Blog do Jota Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shareaholic