domingo, 22 de outubro de 2017

Detran-PB vai adotar aplicativo que dá desconto de até 40% em multas de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), começará a operar com um sistema operacional que vai possibilitar descontos de até 40% em multas para quem usar o aplicativo de celular. O software deve começar a funcionar em cerca de 15 dias. O superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, disse que nesse período vai assinar o convênio com o Serpro, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A rede do Detran ainda não está apta a fazer a ligação. A previsão para isso é cerca de 10 dias úteis. “A gente está adequando o sistema para começar a operar. Aproximadamente dentro de 15 dias nós estamos querendo lincar o sistema de dados do Detran com o do Denatran e começar as operações”, disse o superintendente.

Detrans de alguns estados brasileiros já estão trabalhando com esse aplicativo do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para celular. Os Detrans do Distrito Federal, de Mato Grosso do Sul e de Goiás já implantaram o sistema. Alagoas, Ceará, Paraíba e Santa Catarina estão em fase de implantação.

De acordo com Agamenon Vieira, são muitos os recursos administrativos e na Justiça e protelações de pagamento de multas. Com o desconto, há um estímulo ao pagamento.

Para se ter uma ideia, o valor de uma multa por deixar de ligar os faróis na rodovia é R$ 130, mas fica em R$ 78, com o desconto do aplicativo do SNE no aparelho.

São dois tipos de desconto: 20% para quem foi notificado, mas ainda pretende recorrer da multa, ou então 40% para aqueles motoristas que reconhecem a infração e não vão entrar com recurso.

O SNE pode ser baixado de graça. O motorista cadastra os dados pessoais, a placa do veículo e o Renavam.

No sistema tradicional, a notificação chega pelos Correios e demora uns 30 dias. Já quem já tiver baixado o aplicativo e for pego dirigindo com o documento do carro vencido ou com a CNH vencida ou ainda for flagrado dirigindo bêbado, por exemplo, vai receber a multa pelo celular em até 24 horas. O motorista vai ter um benefício financeiro, mas a pontuação vai chegar mais cedo.


Fonte: ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Shareaholic