sexta-feira, 8 de maio de 2015

ESTUPRADOR É PRESO

Na manhã desta sexta-feira (08) um homem acusado de cometer vários estupros foi preso no distrito de São Domingos, de Brejo da Madre de Deus.

De acordo com as informações, o homem, identificado como Vanduarte Ferreira da Silva (35 anos), teria cometido vários estupros na região, incluindo Santa Cruz do Capibaribe.

Uma das vítimas, que não terá seu nome revelado, chegou a revelar que foi abordada pelo estuprador na Avenida Cezário Aragão, em Santa Cruz do Capibaribe, sendo agarrada pelo pescoço e levada até um canal que fica entre o bairro do Rio Verde e o distrito de São Domingos.

Em seguida, o estuprador arrastou a vítima mais uma vez, dessa vez para uma residência no distrito de São Domingos, onde o estupro foi consumado. A vítima revelou que o estuprador foi ajudado por alguns de seus familiares.

O caso parou na delegacia e os procedimentos ainda estão sendo realizados. Já foi constatado que o mesmo é foragido do presídio de Canhotinho.

Policiais de PE e da PB são presos suspeitos de homicídios em Serra Talhada

Dois policiais militares de Pernambuco e um da Paraíba foram presos por suspeita de envolvimento em homicídios registrados em Serra Talhada e outros municípios do Sertão de Pernambuco. Os mandados de prisão foram cumpridos na ultima quinta-feira (7) durante a Operação Paz no Sertão, deflagrada pela Polícia Civil deste estado, com o apoio operacional da Polícia Militar.

Durante a ação, também devem ser cumpridos 25 mandados de busca e apreensão, todos em Pernambuco, de acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Civil. A operação visa ao combate de assassinatos na região.

Estão atuando na operação 249 policiais, sendo 193 civis e 56 militares. Detalhes da ação serão repassadas em coletiva de imprensa a ser definida pela Secretaria de Defesa Social. 

G1

Efetivo do Malhas da Lei apreende adolescente com drogas em Toritama

O efetivo do Malhas da Lei do 24º BPM recebeu informações através de denúncia anônima de que, no Bairro Deus é Fiel no município de Toritama, existiriam algumas pessoas comercializando drogas.

Ao chegar no local, os policiais abordaram um adolescente de 16 anos e com ele foram encontrados 23 papelotes de maconha e, ao ser indagado pelo produto, o mesmo afirmou que teria comprado a droga a um colega, que em seguida foi localizado pela polícia.

Os dois foram encaminhados para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde o prestaram esclarecimentos e em seguida liberados.

Moto roubada é encontrada abandonada

A Polícia militar do 24º BPM localizou uma moto abandonada no centro de Toritama, nas proximidades da BR-104. O efetivo recebeu informações de que duas pessoas estariam empurrando uma moto na localidade citada.

Ao realizar rondas, o efetivo se deparou com uma moto Biz de cor preta e, ao ser consultado no sistema, foi verificado que a mesma se tratava de um veículo roubado.

A moto foi conduzida para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficou a disposição do verdadeiro proprietário.

Motoqueiro é detido após tentar fugir da polícia em Jataúba

A Polícia Militar realizava abordagens na PE-160, próximo a um posto de gasolina na entrada do município de Jataúba, quando percebeu um homem, que ao receber ordem de parada, o mesmo não obedeceu ao policiamento e tentou fugir.

Segundo o efetivo, a guarnição realizou a perseguição e conseguiu capturar, Josenildo Antônio da Silva, conhecido por “Nildo do Gesso” (36 anos) residente na Rua Bahia na Capital da Moda.

Josenildo foi conduzido para a delegacia de polícia, onde ficou a disposição do delegado de plantão e posteriormente liberado.

Paulo Câmara anuncia criação de novos concursos para policiais civis e militares de Pernambuco

Paulo assinou o documento para criação do Selo de Comprometimento Social do Pacto pela Vida, um reconhecimento para as entidades e pessoas que contribuírem para a paz 
Foto: Franco Benites / Especial para o JC Online 

O governador Paulo Câmara anunciou na manhã desta quinta-feira (7) ações que serão tomadas para o fortalecimento do programa Pacto pela Vida. Entre as medidas, um destaque é a realização de novos concursos públicos para contratação de agentes e policiais civis e militares. A coletiva foi realizada no Palácio do Campo das Princesas com a presença dos secretários do governo. 

A previsão do governo é que o novo concurso seja realizado ainda este ano. Serão criadas 316 vagas para a polícia científica, 50 cargos de escrivão, 1.500 vagas para soldado da Polícia Militar e 500 vagas para agentes da Polícia Civil. 

O foco no pacote anunciado nesta quinta-feira (7) está nas ações preventivas junto aos jovens. O Programa Jovem Aprendiz será ampliado e receberá 400 vagas para internos do egressos do sistema socioeducativo da Funase. Outra medida anunciada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude é a ampliação de 2% para para 5% do número de vagas destinadas a jovens que cumpriram medida socioeducativa em órgãos do governo.

O governo do Estado vai encaminhar também um projeto de lei para a Assembleia Legislativa criando uma bolsa de R$ 200 para jovens em situação de risco atendidos pelo Centro da Juventude de Santo Amaro. No total, a previsão é atender 300 jovens. 

Paulo assinou o documento para criação do Selo de Comprometimento Social do Pacto pela Vida, um reconhecimento para as entidades e pessoas que contribuírem para a paz, com o objetivo de reforçar parcercias com entidades públicas e privadas no combate à violência. Com a premiação, que será divulgada daqui a um ano, a sociedade poderá conhecer as organizações que contribuem para o combate à violência.

Para aumentar a vigilância e o combate à ação de criminosos, o sistema de monitoramento do Recife passará por uma reformulação e 100 câmeras das atuais existentes serão deslocadas para pontos mais altos do Recife. Com isso, o alcance da imagem, que hoje é de 400 metros, poderá passar a até 3 km, segundo informou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho. 

O secretário de Desenvolvimento Humano, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, ressaltou que o programa é vitorioso e falou sobre as ações de cidadania desenvolvidos pelo Pacto pela Vida. De acordo com o secretário, a prevenção social contra a violência será intensificada. "O Governo reforçará ações de enfrentamento às drogas", afirma Isaltino. 

Na última quarta-feira (6), o Comitê Gestor do Pacto pela Vida divulgou uma redução no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), em relação ao registrado no mês de março. Foram 323 homicídios no mês passado, contra 334 do mês de março. Na comparação com os números do ano passado, no entanto, a curva continua subindo. Nos quatro primeiros meses deste ano foram registrados 1.304 assassinatos, o que representa 180 mortes a mais do que no mesmo período de 2014. 

O programa completa 8 anos na próxima sexta-feira e acumula momentos de sucesso e falhas durante sua existência. Paulo Câmara afirma que o Pacto pela Vida já salvou mais de 9 mil vidas, mas reconhece as falhas durante o último ano. "Os resultados do Pacto pela Vida estão aquém do que esperamos, mas vamos melhorar", explica. 

JC Online

ACIDENTE

Na tarde de quinta-feira (07), mais um acidente de trânsito foi registrado na região, dessa vez no distrito de São Domingos, de Brejo da Madre de Deus.

De acordo com as informações divulgadas pela polícia, o acidente entre uma Kombi e uma moto Honda CG aconteceu na Rua São Braz, que fica Loteamento Zé Monteiro, por trás da subestação da Celpe.
José Antônio Gomes (54 anos, conhecido por “Naldinho”, residente em Santa Cruz do Capibaribe) e Osvaldo da Silva Nascimento (33 anos, conhecido por “Chico da Água”, residente em São Domingos) foram conduzidos a delegacia de Santa Cruz do Capibaribe, já que estavam com sintomas de embriaguez.

Ambos foram liberados após pagamento de fiança.

Shareaholic