segunda-feira, 16 de março de 2015

HOMEM É ASSASSINADO A TIROS NA VILA NEVES DISTRITO DE JUCATI


Um agricultor foi assassinado na noite desta segunda-feira (16) na Rua Padre Miguel na Vila Neves distrito de Jucati no Agreste pernambucano.

A vítima estava em frente a uma residência quando recebeu os disparos, sendo alvejada na região da cabeça e tombou sem vida, populares que estivam no local contaram que a vítima tinha passagem pela polícia e morava no Sítio Catonho na zona rural de Jupi..

CANTOR MATA SUPOSTO ASSALTANTE NA FESTA DE SÃO JOSÉ EM CAPOEIRAS


Um homem foi morto e outro ficou ferido na madrugada desta segunda (16) durante a Festa de São José na cidade de Capoeiras. De acordo com informações, o fato aconteceu atrás do palco onde ocorria o evento.

Wedson Cintra de Melo, residente em São Bento do Una, contou à polícia que dois indivíduos, sendo um armado, anunciaram um assalto e ele, se aproveitando do descuido de um dos desconhecidos, conseguiu pegar a arma (pistola) do suposto ladrão e disparar contra ambos.

Vandeílson Sebastião da Silva, natural de Caetés, foi atingido pelos tiros e morreu no local. No bolso dele foi encontrado o celular do autor dos disparos que ainda feriu o outro suposto assaltante de nome Kelvis Klepton da Silva, 21 anos. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Regional em Caruaru. Wedson foi preso e levado para a Delegacia Regional de Garanhuns. O corpo de Vandeilson foi encaminhado ao IML.

BANDIDOS FORTEMENTE ARMADOS TENTAM ASSALTAR ÔNIBUS DE SULANQUEIROS NA BR-423 ENTRE LAJEDO E CACHOEIRINHA


Cerca de quatro elementos fortemente armados utilizando um veículo Gol de dados não anotados, tentaram assaltar na madrugada desta segunda-feira (16), um ônibus que transportava sulanqueiros vindos do estado da Bahia para a feira da sulanca.

A tentativa aconteceu entre lajedo e Cachoeirinha nas imediações do Sítio Ouricurí, segundo informações da polícia, os elementos efetuaram disparos de arma de fogo na tentativa de obrigar o motorista a parar, dentro do ônibus entre os passageiros estavam dois policiais que reagiram evitando que o coletivo que ficou cheio de buracos de balas fosse assaltado.

Por sorte ninguém ficou ferido, policiais do 15º Batalhão foram acionados, realizaram diligencias em toda região sem êxito na localização dos elementos.

Ainda segundo informações um celular que estava no bolso de um dos policiais evitou que o mesmo fosse atingido.

MULHER É AGREDIDA DENTRO DE BAR NA ZONA RURAL DE SÃO JOÃO

Uma mulher foi agredida neste domingo (15) no povoado Volta do Rio na área rural de São João, a vítima Maria Valdenice da Silva Nascimento, 41 anos, contou a polícia que foi até um bar efetuar um pagamento e se desentendeu com um homem identificado como José Alves Maciel Filho, 52 anos, a vítima relatou que durante a discussão o acusado proferiu palavras de baixo calão e jogou uma garrafa de bebida e na cabeça dela.

Ferida a mulher precisou ser socorrida para o Hospital Regional Dom Moura em Garanhuns onde recebeu atendimento médico, o acusado foi localizado pela PM e encaminhado a 18ª DESAEC onde foi autuado em flagrante.

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL PRENDE MOTOCICLISTA APÓS TENTATIVA DE FUGA E ACIDENTE EM GARANHUNS


Após receber ordem de parada às 12h35 de hoje, dia 15/03/2015, em frente ao Posto PRF em Garanhuns, o condutor Ivanio Pereira Barbosa, 20 anos, residente em Calçado/PE, reduziu a velocidade da motocicleta Shineray XY 150 5 de placa PFT2840/PE, e, em seguida, acelerou empreendendo fuga em alta velocidade, acessando a PE177 (rodovia que liga Garanhuns a Canhotinho) pela contramão, e em seguida entrando em Garanhuns, momento que, em um cruzamento, colidiu na lateral dianteira de um caminhão F4000.

Ambos, condutor e passageiro, foram de imediato socorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU, encaminhados para o Hospital Regional Dom Moura com ferimentos leves e, em seguida, conduzidos pela PRF para a polícia judiciária em Garanhuns, devendo o condutor responder por direção perigosa.

O condutor era inabilitado, conduzia de sandálias uma motocicleta com licenciamento atrasado, sem documentos e sem os espelhos retrovisores, desobedeceu ordem de parada, transitou pela contramão colocando em risco outros veículos, motivos que o levaram a ser autuado em R$ 1.542,95, além das multas aplicadas pela Polícia Militar, durante atendimento do acidente ocorrido em jurisdição estadual.

ELEMENTO ARMADO É PRESO PELA GT RURAL EM GARANHUNS


Policiais da Patrulha Rural do 9º BPM foram informados na madrugada deste domingo (15), que um elemento estaria armado em um bar na Rua das Emboabas no bairro Jardim Petrópolis, durante revista a populares, o efetivo localizou em poder de Gilmar Alves de Lima Junior, um revólver calibre 32, preso o individuo foi apresentado no plantão da 18ª Delegacia Seccional de Garanhuns para as medidas cabíveis.

HOMEM QUE MATOU AMANTE É PRESO EM ÁGUAS BELAS

Policiais da 4ª Companhia do 9º BPM prenderam neste domingo (15) no distrito de Curral Novo na zona Rural de águas Belas no Agreste de Pernambuco, o homicida Marcos Maciel Pereira Magalhães, 33 anos, o mesmo por motivos de ciúme assassinou no último dia 28/02/2015, Danilma Camilo Silva, 18 anos, ela era amante dele e foi morta na BR-316 na localidade Sítio Riacho Verde no Povoado Mata Grande, a prisão do individuo que foi levado para a delegacia de Delmiro Gouveia/AL contou ainda com a participação de policiais civis do estado Das Alagoas.

Motorista perde o controle do veículo e colide com a calçada da Praça de Alimentação em Santa Cruz do Capibaribe

Um condutor que guiava um veículo Fusion de cor preta perdeu o controle e bateu em um das laterais da Praça de Alimentação localizada na Avenida Prefeito Braz de Lira em Santa Cruz do Capibaribe.

Segundo a Polícia Militar, o condutor perdeu o controle na PE-160 e subiu o canteiro chocando-se com a calçada da praça, onde os pneus do lado direito estouraram. Ao notar a presença do policiamento o condutor tentou fugir, mas foi detido pela equipe.

No momento da abordagem os policiais informaram que o condutor identificado por José Jackson da Silva (29 anos) residente na Rua Belo Horizonte na Capital da Moda, foi percebido um forte sinal de embriaguez, além de uma garrafa de bebida alcoólica no interior do veículo.

O condutor foi conduzido para a delegacia de polícia local para prestar esclarecimentos ao delegado de plantão.

Adolescente é apreendido após tentativa de assalto em Santa Cruz do Capibaribe

Na Avenida Biu de Deda em Santa Cruz do Capibaribe, um menor de 17 anos idade simulou estar armado e tentou assaltar uma vítima, que reagiu ao assalto não permitindo que o infrator subtraísse seu aparelho celular.

Na ocasião os policiais passavam pelo local e percebeu quando o infrator tentou fugir por dentro de um córrego, sendo localizado posteriormente pelo policiamento, onde estava todo sujo de lama.

O adolescente foi conduzido para a delegacia de polícia de Santa Cruz do Capibaribe, onde ficou a disposição do delegado de plantão.

Sertão Central tem o menor índice de homicídios do Estado


O governador Paulo Câmara visitou, neste domingo (15), o 8° Batalhão de Polícia Militar de Salgueiro. A unidade, que é responsável pela segurança do Sertão Central, reduziu em 43,8% os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), no comparativo entre 2013 e 2014. Se levarmos em conta apenas a cidade de Salgueiro, neste mesmo período, a redução foi ainda maior: 48%. Com o resultado positivo, o chefe do Executivo estadual fez questão de parabenizar pessoalmente os servidores envolvidos na redução da criminalidade. 

Para o governador, o Pacto pela Vida, programa criado em 2007, já provou que é uma política exitosa em todo o Estado. “Vamos continuar trabalhando pela segurança pública de Pernambuco. O ano de 2014 não foi fácil, mas o Batalhão de Salgueiro conseguiu cumprir o seu papel, reduzindo o número de homicídios no Sertão Central. Estamos aqui para cumprimentar, agradecer e pedir mais empenho. Queremos um Estado cada vez mais seguro, onde a população tenha uma melhor qualidade de vida”, argumentou Paulo Câmara.

No local, o chefe do executivo fez o descerramento da placa que homenageou o cabo PM David Gomes Barros pelo seu destaque operacional na corporação. O militar, que na ocasião também recebeu um certificado de parabenizando pelos serviços prestados, estava feliz pelo reconhecimento. "São homenagens desse tipo que fazem o nosso trabalho valer. Vamos continuar contribuindo para um Pernambuco cada dia menos violento", disse Barros. 

Depois da solenidade, Câmara conheceu o local e visitou a galeria de fotos dos ex-comandantes. Em seguida, participou de outra homenagem, essa ao tenente PM Wêsley Sávio de Sá Alves, que morreu no último dia 14 de fevereiro, vítima de um acidente de carro. 

No mesmo local, Paulo foi surpreendido pelas crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que fizeram uma apresentação para o governador. A iniciativa é desenvolvida nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar aos jovens a importância de manter-se longe das drogas e da violência. 

Do 8° Batalhão da Polícia Militar, a comitiva seguiu para o Pronto Socorro São Francisco, onde visitou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que era um desejo do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Ao sair de lá caminhando, Câmara foi conhecer o Núcleo de Prevenção Social a Violência (Nuprev), onde o Proerd é desenvolvido em Salgueiro. 

O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, cuja pasta é a responsável pela coordenação do Pacto pela Vida, acompanhou a comitiva e ressaltou a importância do trabalho de prevenção na polícia. “O trabalho do Proerd merece nosso respeito e reconhecimento. O que esse núcleo de Salgueiro vem fazendo pela comunidade, sobretudo pelos jovens, é um exemplo a ser seguido”, comentou o secretário, relatando a importância de aproximar a polícia das famílias, mantendo as crianças e jovens longe das drogas e da violência.

Fotos: Wagner Ramos.

Programa Direto ao Ponto...


Nesta segunda-feira (16) o programa Direto ao Ponto também será transmitido pela Rádio Comunidade FM. Nova plástica novos quadros, tudo para levar com qualidade as notícias políticas para os ouvintes.

Segunda 18h nas Rádios Vale AM e Comunidade FM você acompanha o programa Direto ao Ponto!

Idosa é espancada e assaltada dentro de sua própria casa

Durante a madrugada deste domingo (15), a aposentada M.A.B.S. teve sua casa roubada na cidade de Monteiro. A vítima que mora no bairro do Mutirão e tem cerca de 70 anos ainda sofreu escoriações no lado esquerdo do rosto e foi encaminhada para o hospital municipal.

De acordo com informações da polícia, R.T.V. de apenas 19 anos, invadiu a residência da aposentada subtraindo uma quantia em dinheiro. O acusado ainda quebrou móveis e agrediu a aposentada. Momentos depois do crime, ele foi preso em flagrante num bar da cidade e encaminhado para a delegacia local.

Dois homens que tem passagem pela Polícia do Pernambuco são presos por roubo de animais no Cariri

DSC_7698
A polícia militar prendeu neste domingo (15) dois pernambucanos que estavam sendo procurados por praticarem diversos crimes. Os pernambucanos Genildo da Silva Torres, conhecido como Nenen, e Erivaldo Albuquerque de Moura foram encontrados em atitude suspeita no Sítio Cacimbinha, zona rural de São João do Tigre.

DSC_7704
De acordo com informações do Dr Gilson Duarte, delegado que está a frente do caso, a dupla estava rondando a cidade há dias num veículo modelo Fiorino baú. Durante a abordagem da polícia, foram encontrados nesse veículo várias cabras roubadas de propriedades da região.

Os acusados confessaram que já tinham furtado animais pelo menos três vezes e a dupla tem passagem pela polícia por ter se envolvido em um homicídio em Caruaru-PE. Os animais estão em poder da prefeitura de São João do Tigre e um deles já foi devolvido ao dono após o reconhecimento. Genildo e Erivaldo estão recolhidos na cadeia pública de Monteiro.

DE OLHO NO CARIRI

Com Informações Paulo Viana e Jacquelline Oliveira

Mulher é agredida por companheiro em Santa Cruz do Capibaribe

A Polícia Militar recebeu informações de que na Rua Cecília Arruda Farias no Bairro São Miguel em Santa Cruz do Capibaribe, Ailton Heleno da Silva (34 anos) teria agredido a sua companheira com puxões de cabelo e apertos no pescoço, além de ter ameaçado matá-la caso ela chamasse a polícia.

O policiamento compareceu no local e deteve o agressor e encaminhou os envolvidos para a delegacia da Capital da Moda, onde o mesmo foi autuado em flagrante pela Lei Maria da Penha.

Convite


O Instituto Dom Pedro I convida todos os pais para se fazerem presente no Teatro Municipal Emídio Eduardo, nesta quarta-feira ( 18 ) de março às 19h, para participar de um encontro de acolhida onde acontecerá uma palestra com o tema: “Família e escola, parceria que dá certo”. A palestrante será a pedagoga Josevalda Pereira de Castro que também é terapeuta e psicanalista.

O evento terá a entrada franca e é exclusivo para todos os pais do IDP-I.Os interessados devem adquirir sua senha na sala de aula do seu filho ou na secretaria da escola.

Mais informações: 3731-1667

Informações da Assessoria.

Apesar das chuvas, o Açude Arrodeio em São José do Belmonte não acumula água

Açude Arrodeio em São José do Belmonte não acumula água Foto: Elson Jackson

"O gigante adormeceu", frase essa que combina com o açude mais antigo de São José do Belmonte, o Açude Arrodeio. Restaram apenas pasto e lembranças. O local que por muito tempo foi a principal fonte de renda para dezenas de famílias belmontenses que vivem da piscicultura, hoje está abandonado e cheio, de vento.

Mas afinal, nenhum pingo d'água? O que estaria interrompendo a água chegar no leito do Açude Arrodeio? "Pouca chuva ou talvez a construção mal planejada de obras hídricas estaria interrompendo o curso da água", respondeu um pescador, sentado na parede do açude, lembrando do tempo de fartura.

Em 2012, o deputado Rodrigo Novaes, chegou a pedir o desassoreamento de açude, quando encaminhou na Assembleia Legislativa de Pernambuco, a indicação Nº 5485/12, solicitando o procedimento. O parlamentar argumentou que a cidade também sofre com a seca que castiga todo o sertão e, dentre as dificuldades enfrentadas, está o assoreamento do Açude Arrodeio que serve para a produção de tilápia. Era preciso aproveitar a estiagem para desassorear o açude, assim a produção de peixe poderia ser retomada, onde hoje beneficiaria mais de 250 famílias, e a capacidade de armazenamento de água seria maior, suportando de forma mais eficaz as próximas estiagens.

Porem, agora os problemas aumentaram: chuvas irregulares, o assoreamento e talvez o curso d'água interrompido. Este terceiro é o cenário do imediatismo, caracterizado pela ânsia de fazer chegar água, a todo custo, em outras regiões (pensamento muito comum na classe política), sem haver, no entanto, a preocupação com as conseqüências impostas ao meio ambiente ao se adotar essa alternativa. Planejar é preciso!
Estação meteorológica do IPA, na parede do Açude Arrodeio
Foto: Elson Jackson

Polícia Militar prende dupla com arma de fogo em Brejo da Madre de Deus

A Polícia Militar realizava rondas na Estrada da Vaquejada no Loteamento da Caixa em Brejo da Madre de Deus, quando localizou uma moto ocupada por duas pessoas em atitudes suspeitas.

Após a abordagem foi encontrado um revólver calibre 38 com seis munições intactas em posse de José Flávio dos Santos (31 anos). A moto estava sendo guiada por Roberval Salvador Soares (35 anos).

A dupla foi encaminhada para a delegacia de polícia do Brejo da Madre de Deus para as medidas julgadas.

Cade a presidente?!

Como milhões de brasileiros vão as ruas e quem aparece para responde-los são auxiliares?!

É assim que se "governa para todos"?

Nas grandes democracias os presidentes, principalmente na crise, falam olhando nos olhos de seus cidadãos.

Não se acovarde Dilma!

Apareça!

MUITA COMOÇÃO NO SEPULTAMENTO DO CORPO DO PM MORTO EM ACIDENTE


A comoção tomou conta do velório e do sepultamento do corpo do Policial Militar Adilson José da Silva, morto em um acidente de trânsito na manhã do sábado (14) na BR-104 no município de Alcantil estado da Paraíba. Clique AQUI e relembre.


Centenas de pessoas estiveram participando do evento fúnebre que aconteceu na tarde do domingo (15), entre elas, dezenas de policiais lotados no 24º Batalhão da Polícia Militar (BPM), unidade aonde o Soldado Adilson era lotado.


Ele (vítima) tinha 35 anos de idade e atualmente residia na cidade de Capina Grande-PB que seria seu destino no dia do acidente. Adilson tinha largado seu plantão em Santa Cruz do Capibaribe e retornava para sua casa, porém, acabou colidindo com a traseira de um caminhão e não resistiu à gravidade dos ferimentos, morrendo em decorrência do fato.
 

O sepultamento aconteceu no Cemitério Municipal Pedro Paulo da Rocha (Cemitério Novo) na Capital da Moda. Na ocasião, os colegas de trabalho fizeram uma oração pelo espírito do Militar que era muito querido tanto pela tropa, como também, pela população de Santa Cruz do Capibaribe.

 


O Agreste Notícia teve acesso com exclusividade a um vídeo que mostra uma das últimas ocorrência do Policial. No vídeo registrado por outro PM, Adilson aparece guiando uma motocicleta sem gasolina, que foi recuperada depois de ter sido tomada em um assalto.

Chuvas começam a mudar paisagem no agreste

As chuvas dos últimos dias no Agreste pernambucano já começaram a deixar mais verde a paisagem cinzenta. Em Caruaru, já choveu mais de 100 milímetros, o suficiente para garantir água para o gado e encher as caixas-d'água comunitárias. Animados, agricultores já começaram a preparar a terra e plantar sementes de milho e feijão. Para o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no entanto, ainda é cedo para arriscar.

Segundo Anísio Júnior, técnico em Agropecuária do Instituto, o aconselhável é esperar a consolidação da chuva na região para, em seguida, plantar milho e feijão. O IPA só recomenda que o plantio das duas culturas seja feito a partir do mês de abril.

Conheça a história de dez pernambucanos que dão nomes a vias e prédios importantes

Você sabia que José Estelita foi um importante urbanista, que Rosa e Silva mandou incendiar o Derby para prejudicar um rival político e Cruz Cabugá tentou trazer Napoleão Bonaparte para lutar na Revolução Pernambucana de 1817? 

A maioria dos moradores do Recife não sabe quem são pessoas cujos nomes ouvem com muita frequência. Por isso, o Diarioseparou 10 dos nomes mais conhecidos da capital para explicar quem foram essas personalidades pernambucanas homenageadas em vias e prédios importantes da cidade. 

1. Rosa e Silva (1857-1929) 

Pouca gente sabe que Francisco de Assis Rosa e Silva foi vice-presidente do Brasil, no mandato de Campos Sales (1898-1902). O recifense, assim como boa parte dos nomes que constam nesta lista, se formou na Faculdade de Direito do Recife (FDR), mas foi aquele que chegou mais longe no mundo da política. Além de vice-presidente, foi deputado provincial, deputado geral e ministro da Justiça.

De acordo com uma pesquisa da professora doutora Telma de Barros Correa, da Universidade de São Paulo (USP), há um caso curioso na história de Pernambuco que envolve Rosa e Silva. Foi por sua orientação que o governador Sigismundo Gonçalves ordenou que a polícia incendiasse o Derby, uma espécie de centro de compras da época - onde hoje fica o bairro homônimo. O intuito era o de prejudicar o dono do local, o industrial Delmiro Gouveia, rival político de Rosa e Silva. A Avenida Rosa e Silva é conhecida pelo tráfego pesado na Zona Norte do Recife, especialmente nos fins de tarde.

2. Conde da Boa Vista (1802-1870) 


O presidente da província de Pernambuco de 1837 a 1844 foi um homem que sabia tirar proveito das adversidades. Detido como revolucionário e enviado para um presídio em Portugal em 1821, foi solto dois anos depois e resolveu estudar matemática em Paris, ligada a Lisboa pelos trilhos dos trens. 

Voltou ao Brasil e, em mandato de sete anos, mandou construir o Palácio das Princesas, o cemitério de Santo Amaro, a Casa de Detenção do Recife (hoje Casa da Cultura), o Teatro de Santa Isabel, pontes e estradas, entre outras grande obras. 

Foi nomeado ainda presidente da província do Rio Grande do Sul durante a Guerra do Paraguai. Em 1870, morreu de causas naturais em casa, na Rua da Aurora, em frente ao rio Capibaribe.

3. José Estelita (1890-1951) 
O engenheiro civil José Estelita trabalhou em diversos cargos importantes no governo de Pernambuco, quando liderou, entre outras obras, a construção da ponte do bairro da Torre. Com vinte anos de profissão, começou a lecionar urbanismo na Escola de Belas Artes do Recife. Estelita ficou conhecido pelos artigos na área do planejamento das áreas urbanas não só pelas suas ideias como também pelo estilo erudito do qual se utilizava para escrever. 

Em sua homenagem, o Cais que liga o Cabanga, na Zona Sul do Recife, ao bairro de São José, na Região Central da cidade, tem o nome de José Estelita. Atualmente, o local está no centro de uma discussão acerca do crescimento urbano responsável. }

4.Dantas Barreto (1850-1931)

De origem pobre em Bom Conselho, no Agreste, a presidente da província de Pernambuco, Emídio Dantas Barreto utilizou a guerra do Paraguai para galgar degraus na sociedade. Foi só no exército que foi alfabetizado, já adolescente, e mesmo assim chegou a se tornar membro da academia pernambucana de letras. 

A Dantas Barreto é uma das avenidas mais importantes para o trânsito entre ônibus. Transportes que chegam do interior realizam o desembarque de seus passageiros na avenida, onde os passageiros podem pegar ônibus para vários outros locais do Recife. Também é onde desfilam as agremiações durante o carnaval pernambucano.

5. Cruz Cabugá
Antônio Gonçalvez Cruz, o Cruz Cabugá, teve um papel quase surreal na história de Pernambuco. Durante a revolução emancipacionista pernambucana de 1817, o ourives foi até os Estados Unidos com uma enorme quantia em dinheiro e o objetivo de recrutar Napoleão Bonaparte para lutar ao lado dos pernambucanos contra a monarquia portuguesa.

Cruz Cabugá deveria contratar oficiais que fizeram parte do exército do imperador e resgatá-lo do exílio na Ilha de Santa Helena. Mas a revolução não deu certo e os soldados foram capturados assim que chegaram ao Brasil. Cruz Cabugá não foi preso porque nunca voltou ao páis. Com medo, preferiu ficar na América do Norte, só voltando depois de receber o perdão real em 1921.

O logradouro que leva o nome do revolucionário, a Avenida Cruz Cabugá, é uma das vias mais conhecidas do Recife, fazendo parte do itinerário da maioria das pessoas que se deslocam até o Centro da cidade.

6. Barão de Souza Leão (1824-1904)

Souza Leão foi um dos nomes mais nobres no Pernambuco do século retrasado. Dentre os seus membros, o barão de Souza Leão, Inácio Joaquim de Sousa Leão, se destacou ao ser vice-presidente dessa província. Por suplência, atuou como presidente quatro vezes, entre 1886 e 1889. 

A Rua Barão de Souza Leão fica localizada entre os bairros de Boa Viagem e Setúbal e levam da beira-mar ao Aeroporto Internacional dos Guararapes Gilberto Freyre.

7. Aníbal Bruno (1890-1976) 
Dois dos cursos mais procurados, direito e medicina, foram dominados por Aníbal Bruno de Oliveira Firmo. O médico e jurista se formou nas Faculdades de Direito do Recife e de Medicina do Recife. (FMR). Aníbal Bruno entrou para a Academia Pernambucana de Letras e deixou um grande legado como escritor de livros que abordam a área penal do direito, como é o caso dos textos Teoria penal e embriaguez voluntária ou culposa e responsabilidade penal. 

Até dois anos atrás, o intelectual emprestava seu nome ao presídio e, por isso, ficou amplamente conhecido pela população pernambucana. Tanto, que ainda hoje o local é mais conhecido por Aníbal Bruno que por seu nome atual: Complexo Prisional do Curado.

8. Barão de Lucena (1835 - 1913) 

Henrique Pereira de Lucena, pernambucano natural de Bom Jardim, foi um político proeminente da história brasileira. Chegou a ser presidente de quatro províncias - Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia e Rio Grande do Sul -, ministro de Estado e deputado. Em 1888, votou a favor da lei Áurea, que pretendia extinguir a escravidão no país. 

O barão também faz carreira das mais eminentes no âmbito judiciário. Formado na Faculdade de Direito do Recife (FDR) em 1858, se tornou desembargador e juiz do Supremo Tribunal Federal.

Em 1958, 45 anos depois da morte do Barão Henrique Pereira de Lucena, o hospital que tornaria seu nome popular foi inaugurado na Avenida Caxangá pelo então presidente do Brasil, Jucelino Kubitschek.

9. Pelópidas da Silveira (1915-2008) 
Duas vezes eleito prefeito do Recife, em 1955 e 1963, Pelópidas da Silveira ficou conhecido principalmente por intervenções no transporte urbano: criou a Companhia de Transporte Urbano e ampliou grandes vias como a Cruz Cabugá e a Conde Da Boa Vista. Com o Golpe Militar, em 1964, Pelópidas, que era aliado de Miguel Arraes, foi preso e impedido de terminar o seu segundo mandato. 

Pelópidas faleceu em 2008, aos 93 anos, depois de sofrer falência múltipla dos órgãos. O hospital que leva o nome do político foi inaugurado às margens da BR-232, no bairro do Curado, três anos depois e interna cerca de cinco mil pessoas todo ano. Um terminal integrado de ônibus em Paulista também traz o nome de Pelópidas Silveira.

10. Barreto Campello (1888-1971)
Francisco Barreto Rodrigues Campello nasceu em um engenho onde hoje está localizado o bairro da Torre. Formado pela Faculdade do Recife, o criminologista criou teorias que foram discutidas internacionalmente, como a da menoridade social, na qual sugere que os índios não podem ser imputados pela lei. Barreto Campelo também foi promotor público, atuando nos casos de maior repercussão e polêmica da época. 

Barreto Campello trabalhou como jornalista, inclusive colaborando para o Diario de Pernambuco. Em 1939, integrou a Academia Pernambucana de Letras. Lecionou em diversas faculdades de Direito no país e fundou a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, em 1940. A penitenciária Barreto Campello, em Itamaracá, hoje abriga o nome do jurista e cerca de 1.900 detentos, quase o dobro da capacidade.

Fonte:Diario de Pernambuco

Shareaholic