sábado, 30 de agosto de 2014

Eleições 2014

Pesquisa mostra Armando Monteiro e Paulo Câmara em empate técnico

A segunda rodada de pesquisas do Instituto Maurício de Nassau, para o Jornal do Commercio e o portal Leia Já, mostra um empate técnico entre os principais concorrentes ao Palácio do Campo das Princesas, a pouco mais de um mês das eleições em Pernambuco.

O candidato de oposição, o petebista Armando Monteiro Neto, continua na frente com 32% das intenções de voto, na pesquisa estimulada. Na edição anterior do levantamento, no começo de agosto, o petebista contava com 37% das intenções de voto.

Pelo lado da situação, o candidato socialista Paulo Câmara aparece com 28% das intenções de voto. No levantamento anterior, somava 10% das intenções de voto. Foram impressionantes 18 pontos percentuais em três semanas.

Os organizadores do estudo informam que a situação configura empate técnico porque a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais. Nesta situação, os candidatos podem ter dois pontos acima ou abaixo.

Os candidatos Miguel Anacleto (PCB), Jair Pedro (PSTU) e José Gomes (PSOL) registaram apenas 1% cada um nas intenções de voto.

A pesquisa é a primeira divulgada após duas semanas do início do guia eleitoral na TV, em que os candidatos apresentam suas propostas e, no caso dos menos conhecidos, tentam apresentar-se ao eleitor, como é o caso do estreante socialista.

Além do guia, o principal fato de relevância no curso da campanha até o momento foi a morte do ex-governador Eduardo Campos, aliado de Paulo Câmara, no dia 13 de agosto, em um acidente de avião em Santos, no litoral de São Paulo. Os petebistas apontam essa comoção como o motor do crescimento do socialista e alguns adversários chegaram a reclamar de uso eleitoreiro do velório e sepultamento do líder socialista. Houve até uma guerra pelo uso da imagem do ex-presidenciável no Tribunal Regional Eleitoral, após a morte, no guia da TV.

As entrevistas foram realizadas nos dias 25 e 26 de agosto.

O tamanho da amostra somou 2 mil 480 pessoas entrevistadas.

A pesquisa foi contratada pelo portal de Notícias Leia Já e tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Na Justiça eleitoral, a pesquisa foi registrada sob o número PE-00018/2014, no dia 21 de agosto de 2014.

Briga por regiões

Um corte interessante de se observar no levantamento da Nassau é o das intenções de voto por região. Há seis sub-regiões pesquisadas.

Armando Monteiro Neto vence em três delas (Agreste, Sertão e São Francisco), empata em uma (Região Metropolitana do Recife) e perde em duas (Cidade do Recife e Zona da Mata) para Paulo Câmara.

O melhor desempenho de Armando Monteiro Neto se dá no Sertão, onde vence por 44% a 24%. depois, vem o Agreste (35% a 23%) e o São Francisco (32% para Armando e 27% para Paulo Câmara).

No caso do socialista, sua melhor performance ocorre na cidade do Recife (37% a 27%), possivelmente em função da boa gestão do prefeito do Recife, Geraldo Julio. Na Zona da Mata, o score é de 30% a 28% a seu favor.

O empate numérico, em 27% para cada lado, na Região Metropolitana do Recife, pode significar que a eleição virtualmente seria decidida no centro urbano, considerando que trata-se do maior colégio eleitoral entre todas as regiões.

Dez pontos separam João Paulo e Fernando Bezerra Coelho

Os números da pesquisa da Nassau, em relação à corrida para o Senado, mostram o candidato do PT, João Paulo, na frente, com 29% das intenções de voto. No último levantamento, o deputado federal somava 30% das intenções de voto.

O concorrente socialista Fernando Bezerra Coelho aparece com 19% das intenções de voto. No levantamento anterior, contava com 13%.

Na situação atual, em uma diferença que já foi maior, de 18%, agora dez pontos percentuais afastam os dois candidatos.

Como o percentual de eleitores indecisos é elevado, pode-se dizer que as eleições estão em aberto.

Os votos brancos e nulos caíram de 31% para 26% do total da pesquisa. Além destes, existe ainda um total de 24% que afirmou não saber ou não respondeu.

A candidata Albanise do PSOL teve 1%. Simone Fontana, do PSTU, outros 1%. Oxis zerou.

O dado mais curioso do levantamento, entretanto, é a distribuição espacial dos votos neste momento.

O ex-prefeito do Recife pelo PT João Paulo vence em quatro das seis regiões pesquisadas. Na cidade do Recife, João Paulo tem 41% e FBC tem 17%.

Na Região Metropolitana do Recife, excluindo-se a própria cidade, o petista tem 36% e o socialista 16%.

Na Zona da Mata, o placar apresenta 23% a favor do petista, contra 15% de FBC. Já no Agreste, João Paulo conta com 27% e FBC, 11%.

Já o ex-prefeito de Petrolina FBC vence em duas delas, na região do Sertão (27% a 17%) e mais ainda na região do São Francisco, com uma placar elástico de 55% a seu favor e 12% de intenções para João Paulo.

Nesta quinta-feira, não por acaso, o presidente Lula estará na cidade de Petrolina e Juazeiro para fazer campanha em favor de Dilma e Armando Monteiro Neto.

Do Blog do Jamildo

Banda Segnos encerra Semana da Pessoa com Deficiência em Santa Cruz do Capibaribe


A praça dos estudantes foi palco para o encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência, na noite desta sexta-feira (29), recebeu apresentação da banda recifense Segnos que é formada por deficientes visuais, que embalou o público com muito romantismo, bolero, forró e flash back. O conjunto musical é conhecido por participar dos tradicionais carnavais do Recife e Bezerros.

“Acredito que alcançamos nosso objetivo, pois chamamos a sociedade para debater a inclusão e ela compareceu, mostramos que mesmo com limitações somos iguais. Agradeço a todos que se empenharam para realizar esta semana da inclusão, unidos realizamos a melhor Semana da Pessoa com Deficiência de Santa Cruz”, frisou Joselito Pedro, secretário de Educação.


O prefeito Edson Vieira (PSDB), discursou no encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência e ressaltou que lutar por inclusão também faz parte do governo municipal. “Nós temos direitos iguais, somos irmãos, somos pessoas de um só coração, de um só sentimento, nós temos o dever enquanto gestor, enquanto pessoa fazer com que o governo ajude verdadeiramente a inclusão aqui em Santa Cruz”.


A Semana da Pessoa com Deficiência contou com palestras, oficinas, mesa redonda, panfletagens no Moda Center, debates, apresentações culturais, música, dança, tudo realizado pelo Secretaria de Educação, através do seu departamento de inclusão.

Informações da Assessoria.



Fafá de Belém é uma das atrações na Festa da Renascença em Pesqueira


Segue durante este final de semana, o Festival Pernambuco Nação Cultural (Circuito do Frio), desta vez, o local de parada será o município de Pesqueira com a tradicional Festa da Renascença em sua 14ª edição.

O local contará com oficinas, palestras, workshops, peças de teatro, venda de artesanatos, circo, exibição de filmes, exposição de fotografias e ações de literatura. A aldeia dos índios Xucuru, também receberá atividades. A programação será encerrada com cortejo de cultura popular.

As apresentações musicais acontecerão na Praça Dom José Lopes, no “Palco Nação Cultural” a partir das 21h. As principais atrações são Fafá de Belém, Herbert Lucena e Adilson Ramos.

Confira a programação:

Sexta-feira (29/08) – Rogério Rangel, Herbert Lucena e Adilson Ramos;

Sábado (30/08) – Grupo Ororubá, Banda Rhudia, André Rio e Fafá de Belém.

RÁDIO VALE - AM 1.370 KHZ

Shareaholic