quarta-feira, 30 de julho de 2014

Gravatá sedia a partir desta quinta-feira a 9ª edição do Congresso Fetape

A Fetape vai realizar nesta quinta-feira (31) o 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, na cidade de Gravatá. A expectativa é de que mais de mil delegados, representando as três regiões do estado, reúnam-se para analisar a atual conjuntura e planejar a caminhada dos próximos quatro anos do movimento sindical rural.

O tema do congresso deste ano é “Pela força da base, a luta continua e as conquistas acontecem”. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caruaru estará participando com oito delegados escolhidos em assembleia. O evento será encerrado no sábado (2) no Hotel Canariu´s.

Cresce o número de mulheres vítimas de abuso sexual em Caruaru


Um estudo feito em 56 países, publicado pela revista The Lancet – uma das mais conceituadas na área médica, do Reino Unido – mostra que uma em cada 14 mulheres já foi, pelo menos uma vez, vítima de abuso sexual por parte de alguém que não o seu parceiro.

No Brasil, segundo estimativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), 100 mil menores de idade, principalmente meninas, são exploradas em mais de 900 municípios do país, quase metade deles no Nordeste. Em Caruaru, a diretora do Hospital Jesus Nazareno (Fusam), Flora Raquel, revela que o índice de procura da unidade de saúde por mulheres vitimas de violência sexual cresceu drasticamente.

“Nós temos á medida que o hospital tem ficado conhecido com essa referência, uma procura com mais de 50% para esse tipo de atendimento”, disse Flora.

Ainda segundo a diretora, mesmo antes de realizar o boletim médico, é importante que a mulher se dirija ao hospital para a prevenção contra algumas doenças, como as sexualmente transmissíveis.

Denúncias sobre violência sexual podem ser feitas através da Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos de Caruaru, pelo telefone 3701-1156 ou no Disque Denúncia Agreste pelo 3719-4545.

CAIXA ELETRÔNICO DO BRADESCO É DINAMITADO EM CALÇADO

Quatorze bandidos fortemente armados explodiram o caixa eletrônico do Posto de Atendimento do Bradesco no município de Calçado no Agreste.
A ação criminosa aconteceu na madrugada desta quarta-feira (30), quando o caixa foi dinamitado e a agência totalmente destruída, cinco elementos participaram diretamente da explosão, enquanto outros cinco ficaram nas imediações do destacamento da Polícia Militar e outros quatro nas proximidades da residência de um oficial da PM.
Na intenção de intimidar a aproximação de curiosos foram efetuados pelo bando disparos de arma de fogo em via publica, na fuga grampos de ferro foram espalhados nas estradas que dão acesso a cidade, o que dificultou o trabalho da polícia tendo inclusive furado o pneu de uma das viaturas, no local foram localizados cartuchos de espingarda calibre 12.
Pneu de uma das viaturas

O local foi isolado até a chegada da Polícia Civil e Instituto de Criminalística.

INVESTIGAÇÃO

IC realiza perícia em casario histórico atingido pelo fogo em Brejo da Madre de Deus

Laudo que deve ficar pronto em 10 dias deve revelar as causas do incêndio.

Na tarde de ontem (29), o Instituto de Criminalística (IC) da polícia civil realizou a perícia no casario histórico, onde funcionava um supermercado, no município de Brejo da Madre de Deus.

O imóvel, que faz parte do centro histórico daquele município, foi quase que totalmente destruído em um incêndio de grandes proporções ocorrido no último sábado (26).
.
Altura atingida pelas chamas dão ideia da grande proporção do incêndio.

De acordo com informações reveladas pelo blog Estação Notícias, o laudo final, que deve apontar as causas do incêndio, deve ficar pronto em 10 dias (podendo esse prazo ser prorrogado) e o imóvel tem chances plenas de recuperação, de acordo com depoimento prestado por um dos peritos.

A perícia foi acompanhada pelo secretário de turismo local, por familiares dos proprietários do imóvel e por um técnico da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Ainda não se sabe se o imóvel será restaurado.
Interior do local ficou completamente destruído.

Conta de luz mais cara por 2 anos: custear elétricas

A Devolução à União das usinas da Cesp, Cemig e Copel, que geram cerca de 5 mil MW médios, deve contribuir para reduzir o aumento. Foto: Divulgação

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse que o impacto do empréstimo para as distribuidoras será de 8 pontos porcentuais na tarifa de energia. O aumento será repassado à conta de luz dos consumidores a partir de 2015 e permanecerá na tarifa por dois anos.

'O reajuste leva em consideração um conjunto de fatores, mas podemos dizer que o empréstimo terá um impacto no reajuste dessa ordem de grandeza (8 pontos porcentuais)', afirmou Rufino. (De O Estado de S.Paulo)

ELEIÇÕES = 2014#

Nova pesquisa Ibope sobre eleições em Pernambuco deve ser divulgada na noite de hoje

Armando Monteiro, Paulo Câmara, Jair Pedro, Miguel Anacleto e Zé Gomes são os cinco que disputam o comando do estado. Fotos: Divulgação.
Está marcada para a noite desta quarta-feira (30) a divulgação, nos meios de imprensa, dos números da pesquisa do Ibope feita em Pernambuco, que revelará novos números sobre a corrida eleitoral deste ano.

De acordo com as informações, foram ouvidos 1204 eleitores e o resultado mais aguardado serão os números apontados para governador, no qual cinco candidatos disputam a cadeira do palácio do Campo das Princesas nos próximos quatro anos.

Os números são vistos com grande expectativa, especialmente para os candidatos Armando Monteiro (PTB) e Paulo Câmara (PSB), que lideram com folga os índices se comparados com os números conseguidos por Jair Pedro (PSTU), Zé Gomes (PSOL) e Miguel Anacleto (PCB).

Na região, a pesquisa será divulgada pelo ABTV segunda Edição, programa da TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo.

Agência dos Correios de Santa Cruz do Capibaribe é alvo de arrombamento

Na madrugada desta quarta-feira (30), a agência dos Correios de Santa Cruz do Capibaribe foi alvo de um ato criminoso.

De acordo com as informações, não se sabe ainda se uma ou mais pessoas tiveram acesso ao interior do local, mas o objetivo foi alcançado pela parede lateral, onde ficava posicionado um ar condicionado.

O ar condicionado foi empurrado para o interior da agência, facilitando o acesso do invasor ou dos invasores.

Até o momento, o que se sabe é que várias correspondências no local foram destruídas e a Polícia Federal está dentro do estabelecimento, apurando evidências.

Funcionários e curiosos aguardam do lado de fora e, até o momento, não se sabe o que foi roubado do local.

É a segunda vez esse ano que a agência é alvo de bandidos. Na primeira vez, criminosos tentaram entrar no interior dos Correios pela porta de trás, mas não conseguiram.

TRE multa rádio Sanhauá em R$ 21 mil por críticas a Ricardo Coutinho.

A juíza Antonieta Maroja, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), acatou ação (RP 68933) da coligação “A Força do Trabalho”, encabeça pelo governador Ricardo Coutinho (PSB), movida contra a Rádio Sanhauá AM e condenou a emissora ao pagamento de multa no valor de R$ 21.282,00.

O processo foi movido pela coligação contra emissora porque um dos apresentadores do programa Fogo Cruzado teria “difundido opinião desfavorável ao candidato Ricardo Coutinho”.
A condenação da Rádio Sanhauá foi a primeira da campanha deste ano na Paraíba.

Briga por ovo de galinha termina em tragédia familiar.

O agricultor Riveline José Santo da Silva, 23 anos, está sendo procurado acusado de matar o próprio irmão.

A população do Brejo paraibano ainda está chocada com a tragédia familiar que deixou um irmão morto, um ferido e outro foragido, na cidade de Serraria, localizada à 94 quilômetros de João Pessoa. O agricultor Riveline José Santo da Silva, 23 anos, está sendo procurado acusado de matar o próprio irmão, Valdir Santos da Silva, 32 anos, com um tiro de espingarda.

De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu em meio a uma confusão entre Valdir e outro irmão dele, Antônio Mariz dos Santos da Silva, 30 anos. Os três irmãos estavam bebendo em casa, no sítio Alagoinha, na tarde da segunda-feira (28), quando o cachorro de Antônio comeu um dos ovos de galinha de Valmir e os dois começaram a discutir.

Segundo os familiares, durante a briga Antônio bateu no cachorro de Valmir e depois disso ele se armou com um facão e uma espingarda para matar o irmão. Valmir ainda desferiu m golpe de facão no braço de Antônio. Neste momento Riveline que é o irmão dos envolvidos, pegou a espingarda de Valmir e atirou no peito dele. Valmir morreu ainda no local e Antônio está internado no Hospital de Trauma de Campina Grande.

Conforme o delegado, Josinaldo Ribeiro, após o crime Riveline fugiu por uma mata que cerca o sítio Alagoinha. As polícias Civil e Militar inciaram buscas, mas até o final da manhã de hoje (29), o acusado não foi encontrado. Toda a confusão aconteceu durante uma bebedeira em continuação de uma festa de aniversário de casamento dos pais dos envolvidos, que tinha começado no último domingo.

FONTE: JORNAL DA PARAÍBA.

Vale a pena se ler e refletir

A estudante Daniela Ferreira Ramos, 17 anos, produziu um texto que reflete o sentimento de boa parte da população sobre o modelo da política brasileira.
Confira:
Eu como eleitora, cidadã e ser humano posso esperar algo?

Meu voto não será conquistado pelo “carro de som” que passa mais vezes pela minha rua ou com o volume mais alto, com a musiquinha mais animada ou emocionante, o slogan mais melódico, ou os números mais fáceis de decorar, tão pouco “Oba-Oba”, encher as ruas na véspera de eleição de papeis (coisa totalmente desnecessária, falta de respeito com quem limpa as ruas, com os moradores e com o ambiente, com tanto desperdício e sujeira), políticos que só vemos em tempos eleitorais, que vivem em bolhas e tem pouco contato com a realidade e as necessidades da maioria das pessoas.

Voto é coisa séria, não pode ser confiado a qualquer um. Quero propostas reais e consistentes, nada mirabolante, propostas que o povo possa cobrar e serem cumpridas. Todavia não me sinto representada, tenho a sensação de ser tola, de que dificilmente algo vai mudar. Não há, de forma alguma, uma relação de confiança, de ser ouvida e atendida, mesmo nos direitos mais básicos, estamos cansados de sermos lesados.

Somos nós que elegemos os políticos. Eles recebem muito além do que a massacrante maioria das pessoas, tem inúmeros privilégios. O dinheiro que eles recebem não vem do “além”, somos nós, cada um de nós que pagamos, mesmo aqueles que não pagam impostos diretamente à Receita Federal, por exemplo, pagam impostos (altíssimos) por cada produto que consomem.

Dessa forma, as prestações de serviços públicos e dos políticos não são caridade, são DIREITOS nossos. Todos os seres humanos merecem ter acesso ao conhecimento, educação, saúde, saneamento básico, segurança, ter o que comer. Não é pedir demais. Gostaria de sair na rua e me sentir segura, não ser assaltada ou agredida. Não adianta culpar apenas políticos, governos e os outros. A mudança tem que partir de cada um de nós. Exigir e reagir, não com violência ou arrogância, mas com atitudes positivas, ao menos tentar reduzir esse mal que nos consome.

Será que sou sonhadora? Que conseguirei viver até os 83 anos de idade como no Japão, e nada mudará no decorrer desse tempo? A política, neste país continuará a ser um jogo de poder entre caciques, com pouca seriedade?

Daniela Ferreira Ramos – 17 anos

Estudante da Escola Menino Jesus
Fotos feitas pela própria autora do texto nas ruas de Santa Cruz do Capibaribe

“Não vou pagar IPTU se não tem rua calçada

A situação da Rua Silveira Martins no Bairro Petrópolis, mostra a realidade da maioria dos bairros de Caruaru. Enquanto a Avenida Agamenon Magalhães passou por uma milionária obra, a Silveira Martins foi calçada pela metade.

O prefeito da cidade, José Queiroz, já esteve no local fazendo promessas, mas, até o momento os moradores estão aguardando que a obra da rua seja concluída. Na prefeitura, a rua consta como praça que nunca existiu. O cidadão Wellington Torres, faz criticas pela falta de estrutura na rua.
Calçamento da rua está incompleto (Foto: Kássio Henrique / WhatsApp)

“Aqui tem muitos assaltos e consta na prefeitura um calçamento há mais de 20 anos. Diz eles que aqui tem uma praça, mas cadê a praça? Só tem mato e lama. Quando chove a lama na rua chega no joelho, o esgoto estoura”, disse Wellington.
Repórter Edvaldo Magalhães esteve no local e constatou a situação precária da rua (Foto: Izaias Rodrigues / Site Liberdade)

Wellington diz que vai deixar de pagar o IPTU, pois, a prefeitura não cumpre o que prometeu.

“Não vou pagar IPTU se não tem rua calçada, saneamento é precário, então como podemos pagar o IPTU? Como ele (Zé Queiroz) pode exigir algo da gente. Tempo de política vem aqui, diz que vai calçar e nada”, reclamou o morador.

A denúncia foi feita através do WhatsApp da Central de Jornalismo Liberdade, pelo telefone (81) 8214-7247.
A praça para a prefeitura na verdade só tem mato e lama (Foto: Kássio Henrique / WhatsApp)

Agenda dos candidatos ao governo de Pernambuco

Abaixo, a agenda dos candidatos ao governo do Estado para hoje.

Armando Monteiro (PTB)

9h - Fórum de Propaganda de Pernambuco, Rua Barão de Itamaracá, nº 298, Espinheiro.

14h às 17h - Gravação do guia eleitoral

21h - Plenária de lançamento da candidatura à deputado federal de Dilson Peixoto (PT), Rua Dom Bosco, nº 551, Boa Vista.

Jair Pedro (PSTU)

Não divulgada até às 9h

Paulo Câmara (PSB)

12h30 – Almoço com a Associação dos Revendedores de Veículos de Pernambuco Local, na Avenida Caxangá, nº 4435.

19h – Caminhada em Brasilit, Recife

Zé Gomes (PSOL)

11h – Entrevista à Rádio Cultura dos Palmares, Mata Sul do estado

Miguel Anacleto (PCB)

Não divulgada até às 9h.

Pantaleão (PCO)

Manhã – Visita domiciliar em Paudalho, Zona da Mata

Tarde – Visita Domiciliar em Carpina, Zona da Mata

Mulher denuncia que foi agredida por policiais na Upa estadual em Caruaru, no Agreste

A Central de Jornalismo Liberdade recebeu uma denuncia de que uma mulher teria sido agredida por policiais militares na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Estado no ultimo fim de semana. Segundo Jade Ramos, o caso ocorreu por ela não autorizado a transferência do marido, que precisava de atendimento, para outra cidade. “Nós temos uma filha de nove anos que está nas mãos de terceiros. É meu direito ver meu marido tomar esse soro”, disse.

Ainda de acordo com ela, nesse momento, o Cabo Maciel e o Sargento Monteiro começaram a empurrá-la para fora da unidade e depois a algemaram sob acusação dela estar incomodando o ambiente hospitalar. “O Cabo Maciel botou uma algema no meu braço esquerdo, como se eu fosse um marginal, e viraram meu braço para trás, e o Sargento Monteiro colocou a outra algema”, acusou.

Jade também relatou que foram momentos de muitas dores, devido a força usado pelo militares. “Quanto mais eles viravam meu braço, mais a algema fechava e me machucava”.

A Redação Liberdade tentou contato por telefone com o 4º Batalhão da Polícia Militar, mas até o fechamento da matéria, ninguém atendeu para justificar o ocorrido.

De acordo com Jade Barbosa, a história iniciou porque o marido dela se acidentou no fim de semana e precisava tomar uma vacina antitetânica. Ele foi encaminhado para da Upa e de lá para o Hospital Regional do Agreste (HRA) e depois retornado para a UPA.Ouça todo o relato da mulher no Áudio Notícias Liberdade.

Agenda dos candidatos à Presidência - 30/7/2014

Eymael (PSDC)

Sem compromissos de campanha

Levy Fidelix (PRTB)

Manhã - Viagem para Brasília
Tarde - Estará em reunião com os candidatos e dirigentes da Regional Brasília
15h - Reunião com o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Adamek

Luciana Genro (PSOL)

7h30 - Visita às comunidades indígenas atingidas pelo Complexo Industrial e Portuário do Pecém, Pecém (CE)
11h30 - Visita ao Centro de Reabilitação de Mamíferos da Aquasis Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos 
14h - Lançamento do Programa Ambiental Ecossocialista, Fortaleza (CE)

Mauro Iasi (PCB)

Sem compromissos de campanha

Pastor Everaldo (PSC)

10h30 - Visita à TV Globo de Brasília
14h - Embarque para Porto Alegre
19h40 - Reunião na Assembleia de Deus de São Leopoldo

Rui Costa Pimenta (PCO)

Agenda não divulgada

Zé Maria (PSTU)

5h - Panfletagem na fábrica da MWM em Canoas (RS)
6h30 - Panfletagem na fábrica da AGCO em Canoas (RS)
Das 9h às 11h - Visita à imprensa de Porto Alegre
12h - Visita Gravataí (RS)
14h30 - Panfletagem da GM de Gravataí (RS)
18h30 - Lançamento da candidatura, Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS)

Aécio Neves (PSDB)

11h50 - Participa de sabatina promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), SBN, Quadra 01, Brasília (DF)

Dilma Rousseff (PT)

15h - Participa de sabatina promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), SBN, Quadra 01, Brasília (DF)

Eduardo Campos (PSB)

10h - Encontro da Indústria com candidatos à Presidência, CNI - Setor Bancário Norte, Quadra 1 Bloco, Brasília (DF)
19h - Inauguração do Comitê de Paulo Bornhausen, em Itajaí (SC)

Eduardo Jorge (PV)

14h – Encontro com o padre Paolo Parise, visita à Igreja Nossa Senhora da Paz e ao Centro Pastoral e de Mediação dos Migrantes, Rua do Glicério 225, Liberdade, São Paulo (SP)

Confira as manchetes dos jornais desta quarta-feira (30)

FOLHA DE PERNAMBUCO
 
GREVE NAS MÃOS DA JUSTIÇA
 
DIARIO DE PERNAMBUCO
 
QUEIMA DE ARQUIVO
 
JORNAL DO COMMERCIO
 
ACORDO EM PONTO MORTO
 
JORNAL DA PARAÍBA
 
PARAÍBA TEM QUEDA DE 40 MIL JOVENS ELEITORES
 
TRIBUNA DO NORTE/NATAL
 
PROCURADOR PEDE FIM DO BENEFÍCIO PARA JUÍZES
 
GAZETA DE ALAGOAS
 
ASSALTO DEIXA UM MORTO E DOIS FERIDOS NA SERRARIA
 
A TARDE/SALVADOR
 
CONTA DE LUZ TERÁ REAJUSTE DE ATÉ 30% EM 2015
 
O POVO/FORTALEZA
 
RC DEMITE 2 SECRETÁRIOS DO PMDB E PARTIDO VAI PARA OPOSIÇÃO
 
FOLHA DE S. PAULO
 
RÚSSIA SOFRE AS MAIS DURAS SANÇÕES APÓS A GUERRA FRIA
 
O GLOBO
 
BANCOS FARÃO ANÁLISES MAIS CONSERVADORAS
 
ESTADO DE MINAS
 
ELAS DECIDIRÃO AS ELEIÇÕES, MAS...
 
CORREIO BRAZILIENSE
 
BRASILEIRA É QUEM FAZ MAIS PLÁSTICA NO MUNDO
 
ZERO HORA/PORTO ALEGRE
 
UCRÂNIA MOTIVA PRESSÃO À RÚSSIA

HOMEM É BRUTALMENTE ASSASSINADO PELO PRIMO EM PANELAS

Um crime brutal aconteceu na madrugada desta terça-feira (29), na Rua Paulo Rufino, no bairro Caboge em Panelas. Foi assassinado a facadas, o pedinte, José Cassiano da Silva, que era conhecido por “Dedé” de 38 anos, que foi esfaqueado dentro de casa e morreu no terreiro da residência.

Através de informações repassadas por testemunhas, a Polícia Militar conseguiu prender o também pedinte, Manoel Alfredo de Souza, vulgo “Neco” de 47 anos, que confessou que estava bebendo com a vítima e após desentendimento desferiu vários golpes no mesmo que era seu primo e que pelo fato do assassino não ter moradia e primo permitiu que o mesmo passasse uns dias em sua casa e ontem beberam bastante com faziam todos os dia e a bebedeira acabou em desgraça.
Com o assassino os policiais encontraram a faca peixeira suja de sangue, usada no crime e a importância de R$ 240, que pode ter sido roubado da vítima que costumava guardar dinheiro em casa.

O criminoso foi trazido para o plantão da Delegacia Regional, onde foi autuado em flagrante pelo homicídio e foi recolhido ao presídio de Palmares

Shareaholic